André Santana

A Globo já tem bem definidas suas filas de próximas novelas. À seis, já estão engatilhadas Mar do Sertão, de Mário Teixeira; Amor Perfeito, de Julio Fischer e Duca Rachid; e O Arroz de Palma, de Edmara Barbosa e Bruno Luperi. Já às sete, virão Vai na Fé, de Rosane Svartman; e Fuzuê, de Gustavo Reiz.

Pantanal

Às nove, também já existem tramas previstas. Travessia, de Gloria Perez, substituirá Pantanal. E Terra Vermelha, de Walcyr Carrasco, será sua sucessora. Mas e depois? O que vem por aí no mais importante horário de novelas da Globo?

Antes de Gloria Perez “furar a fila”, havia João Emanuel Carneiro escalado. Mas sua novela, Todas as Flores, foi remanejada para o Globoplay. Ou seja, o autor segue trabalhando em seu folhetim e não está disponível por enquanto.

João Emanuel Carneiro

Também há um projeto de Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento, chamado de O Grande Golpe, que deve suceder a trama de Walcyr. Mas, depois disso, o futuro ainda é um tanto obscuro. Com tantos autores dispensados ou aposentados, a Globo vem tendo cada vez menos opções.

Renovação

Silvio de Abreu

A partir da década de 1990, a Globo formou um verdadeiro “esquadrão” de veteranos que abasteciam seu horário nobre com suas novelas. O público já estava até habituado ao revezamento de nomes como Aguinaldo Silva, Gloria Perez, Gilberto Braga, Silvio de Abreu, Manoel Carlos e Benedito Ruy Barbosa. João Emanuel Carneiro e Walcyr Carrasco ingressaram no seleto time tempos depois.

Quando Silvio de Abreu assumiu a direção de teledramaturgia do canal, o autor buscou trazer uma renovação neste horário. Com isso, vieram nomes como Maria Adelaide Amaral, Manuela Dias e Lícia Manzo.

Porém, depois disso, não houve movimentação para que algumas destas autoras retorne ao horário. Maria Adelaide Amaral já declarou não ter interesse em escrever para às nove, enquanto Manuela Dias (foto abaixo) avisou que estava trabalhando na continuação de Justiça. Já Lícia Manzo é cotada para voltar ao horário das seis.

Manuela Dias

Enquanto isso, Aguinaldo Silva e Silvio de Abreu não estão mais na Globo. Gilberto Braga faleceu e Manoel Carlos se aposentou. Já Benedito Ruy Barbosa se dedica a supervisão de remakes de sua própria obra.

Ou seja, do time habitual da faixa das nove, “sobraram” apenas Gloria Perez, João Emanuel Carneiro e Walcyr Carrasco. A chegada de Maria Helena Nascimento como nova parceira de Ricardo Linhares traz algum sangue novo, mas a necessidade de se alçar novos nomes ao horário é evidente.

Essa conta, que há muito tempo estava sendo anunciada, parece que finalmente está chegando.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor