Carro-chefe da programação do canal Combate, do Grupo Globo, o UFC (Ultimate Fighting Championship) está mudando de casa. A mais famosa competição de MMA (Artes Marciais Mistas) passou às mãos da Band, na TV aberta, e do Fight Pass, no pay-per-view.

Globo
Divulgação

Vale lembrar que, no início da década de 2010, o UFC chegou a ser exibido na própria Globo, com narração de Galvão Bueno. No entanto, com o passar dos anos, ficou confinado ao Combate.

Sem sua principal atração, o canal acabou se tornando alvo de uma verdadeira revolta dos fãs do UFC, que assinaram o pay-per-view do Combate por conta do campeonato e, agora, não poderão assisti-lo.

Reclamações

UFC - Band
Reprodução / Band

Durante dez anos, os direitos da transmissão do UFC eram da Globo. A emissora transmitia algumas das principais lutas no canal aberto e outra parte cabia ao canal Combate no pay-per-view. No entanto, em 2023, o torneio de MMA foi adquirido pela Band, que exibirá 12 eventos ao vivo ao longo do ano. Mas, na TV paga, o assinante precisa se tornar cliente do Fight Pass para acompanhar as lutas.

De acordo com informações do portal Notícias da TV, a mudança pegou muitos espectadores do canal do Grupo Globo de surpresa. Revoltados, os assinantes passaram a registrar inúmeras queixas no Reclame Aqui, já que eles consideram que foram lesados com a mudança.

Isso porque muitos espectadores optaram por assinar o pacote anual, que é mais barato que o mensal, mas não pode ser cancelado por um ano. Mas, agora, não terão mais o UFC, motivo que os levaram a assinar o pay-per-view do Combate.

Resposta

UFC - Amanda Nunes
Divulgação / UFC

No Reclame Aqui, o canal Combate tem respondido às reclamações de maneira semelhante.

“Sua contratação foi realizada em 18 de junho de 2022, portanto não está elegível ao prazo Código de Defesa do Consumidor [de sete dias]. A cobrança é realizada por disponibilidade do serviço e existe a possibilidade do cancelamento e estorno dentro dos primeiros dias de contratação na primeira compra para estes casos, mas não houve solicitação no prazo”, explicou o canal.

Promessa

UFC Combate
Reprodução / Combate

Para tentar aliviar a tensão, o Combate lembra o espectador assinante que oferecerá outras modalidades de luta em sua programação.

A Globo adquiriu recentemente os direitos de transmissão do One Championship, maior evento de MMA da Ásia e principal concorrente do UFC. Além disso, o canal também tem exibido, na TV aberta, lutas do Jungle Fight, maior organização de lutas de MMA da América Latina e rival regional do UFC.

“Tem muito evento para rolar ainda, além do melhor do boxe, jiu-jitsu e kickboxing que você só encontra por aqui”, escreveu o Combate nas respostas ao Reclame Aqui.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor