O SBT anunciou ontem (25) que, a partir de 3 de junho, irá “copiar a Netflix” e vai exibir, em formato de maratona, a série Arrow. Serão 4 episódios mostrados em sequência na emissora nas noites de sábado.’

A “cópia” começa às 23h e deve terminar apenas por volta das 2h. A chamada é explicativa e revive até um antigo mantra da emissora – o selo de “primeira vez na televisão”, que foi abandonado há alguns anos e mostrava quando um filme era exibido na TV aberta pela primeira vez.

Veja a chamada:

É a primeira vez que a emissora de Silvio Santos vai exibir vários episódios de uma série no mesmo dia. No entanto, uma maratona de séries no canal aos sábados não é inédita. E quando isso aconteceu pela primeira vez, a Netflix como conhecemos nem sequer pensava em existir.

Em 2003, o canal anunciava para os seus telespectadores que colocaria seriados americanos exibidos na TV por assinatura de graça nas tardes e noites de sábado. Ou seja, em vez do Netflix, a TV a cabo era o alvo da vez.

A tal maratona do ano tinha sete séries e durava das 14h até 22h – às 20h, ela era interrompida para a exibição do reality show Popstars, que naquele ano revelaria a boy band Br’Oz.

“Você não vai pagar nada e vai ver em casa os programas de maior audiência da TV a cabo”, dizia a chamada, disponível no YouTube. Apesar de prometer os campeões da TV paga, nem todas as séries eram consagradas assim.

Foram exibidas As Novas Aventuras do Superman – que anos antes teve passagem no horário nobre da Globo, Felicity, Gilmore Girls – que ganhou o nome de Tal Mãe, Tal Filha, Everwood: Uma Segunda Chance, Mulher Gato, Parceiros da Vida e Fastlane: Vivendo no Limite.

Mulher-Gato e Fastlane, por exemplo, foram canceladas com apenas uma temporada. No entanto, todas as outras exibidas foram séries elogiadas, principalmente Felicity e Gilmore Girls, programas considerados até hoje dois dos melhores da TV paga nacional.

A experiência não durou muito, ficando no ar apenas entre julho e novembro daquele ano. Mas, até hoje, fãs de séries admitem que foi ali que conheceram muitos títulos que são fãs até hoje.

Veja a chamada da estreia da maratona do SBT em 2003:


Compartilhar.