Ao vivo, Sérgio Chapelin perdeu a paciência no Fantástico; assista
22/01/2022 às 17h23
Em um programa ao vivo, pode ocorrer de tudo, principalmente no jornalismo, que está ligado 24 horas por dia nas notícias que são importantes para o Brasil e para o mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Fantástico sabe muito bem como é isso. O programa jornalístico da Globo aos domingos é uma das bases da emissora, cujo objetivo é manter o público informado sobre os fatos ocorridos no último dia do final da semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 8 de janeiro de 1989, o Fantástico seguia com seus quadros e matérias, até chegar à informação de que o piloto do voo British Midland 092 tentou fazer um pouso de emergência em Londres, mas perdeu o controle, e a aeronave acabou caindo. O acidente causou a morte de 47 pessoas e deixou 79 sobreviventes.
A notícia chegou na hora, e Sérgio Chapelin, que na época comandava o Show da Vida, lia uma nota escrita à mão, contando alguns detalhes da tragédia que havia acontecido.
LEIA TAMBÉM:
● Demitido pela CNN, jornalista recusou mentira quando deixou a Globo
● Famoso jornalista da Globo pode se tornar chefão da TV de Lula
● Queridinha da Globo ganha força para substituir Renata Vasconcellos no Jornal Nacional
Sem o uso do teleprompter, equipamento usado pelos noticiaristas para ler os textos enquanto olham para a câmera, Chapelin se concentrava no que estava escrito no papel, mas se mostrava um pouco incomodado.
Até que ele para de ler a nota, olha para o lado e, irritado, solicita: “Por gentileza, tire esse texto daí, por gentileza!”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um produtor segurava uma dália (gíria para cartaz na TV) com as informações que o apresentador já estava lendo, e isso desviou a atenção de Chapelin durante a leitura.
Em consequência, o programa saiu do ar e foi substituído por um slide com o logo do programa. Isso durou pouco tempo, e Sérgio Chapelin conseguiu finalizar a nota com as informações corretas sobre o acidente na Inglaterra.
O fato foi noticiado na imprensa, com o Jornal do Brasil explicando o fato. O TP seguia com um texto estranho sobre o acidente, e o apresentador preferiu ler o papel na bancada. A irritação de Chapelin foi pela atitude dos auxiliares, que insistiam na leitura do texto errado.
Esse fato foi lembrando na Re-Retrospectiva 90, humorístico apresentado por João Kleber (vídeo acima). A brincadeira era que um produtor, interpretado por Kleber, segurava um cartaz escrito “Serjão, liga para a sua sogra urgente!”.
Por onde anda Sérgio Chapelin
Depois de 47 anos no ar, apresentando os principais jornalísticos da Globo, Chapelin se aposentou da televisão em 2019 e deixou o comando do Globo Repórter.
Emocionado, ele recebeu uma homenagem e declarou que se sentia orgulhoso de sua trajetória.
“Estive na maior parte dessa história primorosa do Globo Repórter e isso me deixa muito feliz. Da primeira fase do programa, mais documental, passando para a fase em que éramos mais factuais, até chegar o momento atual, falamos sobre todos os assuntos. Saio com a sensação de dever cumprido”, declarou o jornalista, na época. “Minha trajetória na televisão era tudo o que eu poderia desejar na vida. Sou muito grato ao público e aos colegas por todo carinho e simpatia. Sinto-me muito honrado”, completou.
Desde então, o jornalista, atualmente com 80 anos de idade, que sempre foi apaixonado pela vida natural, decidiu viver definitivamente em sua fazenda, localizada em Itamonte, na região de São Lourenço (MG).