Antigamente, as emissoras lançavam suas novas programações entre março e abril, encerrando as temporadas em dezembro. O período entre janeiro e fevereiro geralmente era utilizado para algumas reprises, o início do futebol e o Carnaval.

Mas nem todos os programas acabavam em dezembro: alguns foram cancelados nos primeiros dias do ano.

Confira 10 exemplos na lista abaixo:

Batalha dos Astros

Batalha dos Astros

Apresentado por Luiz Carlos Miéle, o programa trazia astros e estrelas do elenco da Globo para uma disputa de perguntas e respostas, usando o formato do clássico jogo da velha.

Exibido nas tardes de domingo, foi uma das apostas para bater de frente com Silvio Santos. Com apenas 10 meses no ar, a atração saiu do ar em 3 de janeiro de 1982.

Balança Mas Não Cai

Balança Mas Não Cai

Clássico do humor, vindo da Rádio Nacional – e já com uma passagem pela Globo e outra pela Tupi -, a atração trazia diversos personagens humorísticos, vividos por nomes como Paulo Gracindo, Brandão Filho, Lúcio Mauro, Sônia Mamede e Costinha, entre outros. Um edifício de aço, concreto e vidro, construído no palco do Teatro Fênix, abrigava a produção, veiculada aos domingos, às 18 horas. Mas essa nova fase durou pouco, terminando em 2 de janeiro de 1983.

O Planeta dos Homens

O Planeta dos Homens

Um clássico da televisão, O Planeta dos Homens reuniu nomes importantes do humor brasileiro. Jô Soares, Agildo Ribeiro, Paulo Silvino, Costinha, Marília Pêra, entre outros, faziam parte do elenco.

O programa, que satiriza o cotidiano e a política brasileira foi um grande sucesso, ficando no ar por seis anos. A última edição do humorístico foi em 3 de janeiro de 1982.

TV Colosso

TV Colosso

Quando o Xou da Xuxa saiu do ar, a Globo investiu em bonecos caracterizados como cães, que comandavam uma emissora de TV.

TV Colosso virou um enorme sucesso entre a garotada, que se divertia com as confusões de Priscila, Gilmar, JF, Capachão, entre outros personagens queridos pelo público infantil.

Com a chegada de Angelica na emissora, o programa perdeu espaço e saiu do ar em 3 de janeiro de 1997, dando lugar ao Angel Mix.

Viva a Noite

Gugu Liberato

Primeiro grande sucesso de Gugu Liberato no SBT, Viva a Noite era um verdadeiro campeão de audiência nas noites de sábado, trazendo uma forma nova e movimentada de fazer programa de auditório.

Após dividir os domingos com Silvio Santos, a atração vinha perdendo força, e Gugu buscou mirar no sucesso da música sertaneja, criando o Sabadão Sertanejo, musical que ia ao ar junto com o Viva a Noite.

Em 1992, o programa acabou em 4 de janeiro de 1992, cedendo espaço aos sucessos da música caipira.

Curtindo com Crianças

Celso Portiolli

Apresentado por Celso Portiolli, a atração reciclava quadros do antigo Domingo no Parque, que trazia brincadeiras e provas com crianças.

Exibido nas tardes de sábado, a atração não atingia bons índices de audiência, saindo do ar em 5 de janeiro de 2008, dando lugar ao WWE Luta Livre na TV.

[anuncio_5]

Câmera Café

Câmera Café

O SBT lançou em 2007 um humorístico baseado em um programa francês. Programa com apenas cinco minutos, a atração trazia esquetes que mostrava o cotidiano de um escritório, que é exibido pela visão de uma câmera na máquina de café.

A audiência era boa e passou a ser exibido em diversos horários pela programação. Mas, sem mais nem menos, o programa foi tirado do ar em 7 de janeiro de 2008.

Qual é o seu Talento?

Qual é o seu Talento

Com o sucesso dos programas Ídolos e Astros, o SBT lançou o Qual é o Seu Talento?, levando ao palco artistas amadores, bem no estilo do antigo Show de Calouros.

Com apresentação de André Vasco, o júri contava com Thomas Roth, Arnaldo Saccomani, Miranda e Cyz. A atração foi acusada de plágio pela FremantleMedia, e o talent show saiu da programação no dia 9 de janeiro de 2012.

[anuncio_6]

Jovens Tardes

Jovens Tardes

Exibido aos domingos, Jovens Tardes tinha a apresentação de Wanessa Camargo, KLB, Fael Mondego e Pedro e Thiago. Dirigido por Marlene Mattos, a atração buscava mostrar os jovens talentos da música revivendo a época da jovem guarda

O programa ficou no ar por dois anos e sendo exibido pela última vez em 10 de janeiro de 2004.

[anuncio_7]

Xuxa Park

Xuxa

Após o fim do Xou da Xuxa, a “rainha dos baixinhos” comandou o Xuxa Park, exibido nas manhãs de sábado, contando com brincadeiras, números musicais e exibição de alguns desenhos. O programa saiu do ar de forma trágica, quando, em 11 de janeiro de 2001, ocorreu um incêndio no estúdio F do Projac, local da gravação.

Crianças e adultos ficaram feridos e alguns internados em estado grave, seja por queimaduras de terceiro grau e problemas respiratórios. Xuxa e a Globo decidiram não exibir mais o programa em respeito às vítimas.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor