O TV História resgata a programação da Globo em 2 de setembro de 1978, sábado, dia em que o canal exibiu o último capítulo de Te Contei?, trama de pouca expressão de Cassiano Gabus Mendes para o horário das 19h. Naquela época, a prática de encerrar uma novela na sexta-feira e reexibir as últimas emoções no sábado ainda não era constante.

A Globo entrava no ar às 8h30, com a reapresentação das aulas do Telecurso 2º Grau exibidas de segunda-feira a sexta-feira. Às 10h, a sessão Vale a Pena Ver de Novo – não da forma como a conhecemos hoje. O título abrigava reprises de jornalísticos, caso do Globo Repórter, que, na ocasião, exibia documentários supervisionados por cineastas renomados, como Eduardo Coutinho e Walter Lima Jr. Na sequência, Amaral Netto, o Repórter e seu tom de aventura, explorando territórios, paisagens e hábitos de regiões brasileiras que o Brasil desconhecia.

Após O Globo Em Que Vivemos e o ainda novinho Globo Esporte – que estreou no mês anterior – o Jornal Hoje, então apresentado por nomes como Berto Filho, Márcia Mendes, Leda Nagle e Ligia Maria (foto). Na edição daquele 2 de setembro, Marisa Raja Gabaglia visitava uma escola que ensinava afazeres domésticos. Ainda matérias sobre uma professora de São Paulo que desenvolvia instrumentos para lecionar para crianças excepcionais, samambaias comestíveis de Belo Horizonte e entrevistas com Zezé Motta e dona Ivone Lara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


As tardes eram restritas ao Cinemas Especial, às 14h – com Estes Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras – e a série Os Waltons, às 17h. A produção da CBS era centrada numa família rural americana, formada por John (Ralph Waite) e Olivia (Michael Learned), seus sete filhos e os pais dele. Toda a saga do clã, que lutava para levar a vida adiante em meio as crises geradas pela Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial, era narrada pelo primogênito John Boy (Richard Thomas).

Às 18h15, Gina, novela de estreia de Rubens Ewald Filho baseada na obra de Maria José Dupré. No capítulo daquele dia, pouco destaque para a protagonista Gina (Christiane Torloni); sua meia-irmã Zelinda (Fátima Freire) era quem dominava a cena. Acreditando estar viúva, Zelinda pedia o consentimento do sogro Augusto (Paulo Pinheiro) para se unir a Zeca (Lauro Góes). Mas seu “marido morto” Afonso (Diogo Vilela) ressurgia na sequência final do episódio, vivendo como mendigo, pedindo um cigarro ao sobrinho Jorge (Arlindo Thadeu Barreto, anos depois, intérprete do Bozo).

Por anos, a Globo dedicou a faixa entre a novela das 18h e a das 19h – hoje a cargo da segunda edição dos jornais locais – à exibição de desenhos dos estúdios Hanna-Barbera. O HB 78 exibiu, naquele 2 de setembro, o divertido Trapaleão, estrelado por um felino narcisista e sua atrapalhada turma – formada por uma toupeira, um hipopótamo, um gorila, um jacaré e uma ema.

No último capítulo de Te Contei, no ar às 19h15, o deficiente visual Léo (Luís Gustavo) confessava para a cleptomaníaca Sabrina (Wanda Stefânia) que era apaixonado, de fato, pela colega de pensão Shana (Maria Cláudia). E enquanto esta revelava ao namorado que ele era filho de Magda (Laura Suarez), Sabrina buscava consolo nos braços de Jorge (Fausto Rocha Jr). Também mal terminou Alex (Dennis Carvalho), irmão de Sabrina, que perdeu Luciana (Susana Vieira) para Joca (Kito Junqueira).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O Jornal Nacional tinha início, pontualmente, às 20h. E durava apenas 20 minutos! Logo em seguida, a clássica Dancin’ Days, de Gilberto Braga. Sobrou para Carminha (Pepita Rodrigues) apaziguar os ânimos de sua irmã Áurea (Yara Amaral), incomoda com a presença da hóspede Júlia (Sônia Braga), ex-presidiária que tentava reconquistar a filha Marisa (Glória Pires). A adolescente estava de casamento marcado com Beto (Lauro Corona); já a mãe deste, Celina (Beatriz Segall) se negava a dar o desquite ao marido Franklin (Cláudio Corrêa e Castro).

Após a novela das oito, os filmes dominavam a programação: às 21h15, Primeira Exibição, com O Incrível Hulk – Ataque a Las Vegas; às 23h0, Sessão de Gala, com O Rapaz Que Partia Coração; à 1h20, faixa dupla da Coruja Colorida, com Os Insaciáveis e Os Gêmeos. Entre o Primeira Exibição e a Sessão de Gala, um boletim com as principais notícias do dia. O Jornalismo Eletrônico, que durava apenas dois minutos, foi apresentado por Carlos Campbell naquela noite.

Compartilhar.
Avatar photo

Apaixonado por novelas desde que Ruth (Gloria Pires) assumiu o lugar de Raquel (também Gloria) na segunda versão de Mulheres de Areia. E escrevendo sobre desde quando Thales (Armando Babaioff) assumiu o amor por Julinho (André Arteche) no remake de Tititi. Passei pelo blog Agora é Que São Eles, pelo site do Canal VIVA e pelo portal RD1. Agora, volto a colaborar com o TV História.