Aos 80 anos, astro das novelas largou tudo por vida pacata no interior
06/03/2024 às 14h00
Sabe aquela história de filho de peixe, peixinho é? Gracindo Junior é filho do inesquecível ator Paulo Gracindo. Sua estreia na televisão foi em 1965, na novela Rosinha do Sobrado, uma das primeiras tramas apresentadas pela Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Construiu uma carreira sólida, com participação em diversas obras, entre elas O Casarão (1976), Dona Beija (1986), Mandala (1987), O Salvador da Pátria (1989) e, mais adiante, Celebridade (2003).
Um de seus trabalhos de maior destaque foi na trama O Bem-Amado (1973), disponível no Globoplay desde fevereiro, na qual contracenou com seu pai, que viveu o antológico Odorico Paraguaçu. Ele interpretou o vilão Jairo Portela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Processou a Record
No final de 2005, o ator foi contratado pela Record para atuar na novela Cidadão Brasileiro (2006), de Lauro César Muniz.
LEIA TAMBÉM:
● 56 anos depois: Globo quebra tabu histórico para definir fila de novelas das sete
● Resumo Roque Santeiro: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Cara e Coroa: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
Na mesma emissora, fez também Luz do Sol (2007), Poder Paralelo (2009), Ribeirão do Tempo (2010), Rei Davi (2012), Pecado Mortal (2013) e a série Plano Alto (2014).
Foi dispensado pela emissora em fevereiro de 2015, aos 72 anos, e processou o canal alegando que foi obrigado a trabalhar 11 horas por dia, sem direito a intervalo para almoço ou descanso, durante seis dias por semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O artista ganhou a ação e a rede de Edir Macedo precisou pagar a ele horas extras, férias anuais, 13° salário, reajustes salariais, aviso prévio e multa de 40% sobre o saldo atualizado do fundo de garantia que deveria existir na data de demissão, além do próprio FGTS, que não foi recolhido.
Seu trabalho mais recente na televisão, até o momento, foi na série Homens?, de 2019, do Comedy Central e Prime Video.]
Vida pacata
Atualmente com 80 anos, o ator hoje mora em sua pousada, Casa da Colina, em Visconde de Mauá (RJ), que define como um “paraíso particular”. Ele e a esposa, Daisy Poli, levam uma vida pacata no lugar, que é um refúgio natural, cercado por montanhas. Além de administrar o negócio, Gracindo passa seus dias tocando violão e estudando projetos.
Em maio deste ano, a reportagem do site Heloísa Tolipan conversou com Daniela Gracindo, filha do ator, que contou como o pai vive hoje.
“Chegou nessa idade produzindo tanta arte, agora vem levando uma vida muito tranquila, quer um contato consigo mesmo, com a natureza, sabe, ele fica tocando o tempo todo, revisitando e estudando projetos para o futuro, que é o que ele mais faz na vida. Apesar dessa rotina atual, meu pai só pensa em trabalho, fica sonhando, planejando, reelaborando algo para o futuro”, declarou.
Os filhos e netos costumavam visitá-lo com frequência antes da pandemia. O ator, que já teve seis casamentos desfeitos, está com Daisy há 46 anos.
Além de Daniela Duarte, filha dele com a atriz Débora Duarte, ele teve Yan (da relação com a psicóloga Vera Lucia), seu primogênito, profissional de marketing; e dos atores Gabriel e Pedro Gracindo. Os dois mais novos são do casamento com Daisy.
“Minha relação com meus filhos não foi patriarcal e sim, mais anárquica. Sou um pai que aprendo muito com eles. Acima de tudo, somos amigos”, já relatou o ator.