A reprise de Paraíso Tropical no Viva tem reforçado todas as qualidades da novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, dirigida por Dennis Carvalho.

A trama teve muitos acertos e impressiona rever como o rodízio dos núcleos eram bem realizados, proporcionando um destaque de todos.

Alessandra Negrini e Fabio Assunção em Paraíso Tropical

Mas o folhetim não ficou na memória do grande público. A história sofreu uma rejeição inicial em 2007 e os autores só conseguiram reverter a situação com algumas mudanças no enredo, entre elas o maior destaque para o casal Bebel e Olavo.

Tanto que muitos telespectadores mal se lembravam do título Paraíso Tropical porque o folhetim acabou virando a novela de Bebel e Olavo – o que não deixa de ser uma injustiça porque se trata de uma excelente produção.

Merecidamente, os vilões acabaram tomando o lugar dos mocinhos, que fracassaram logo no início por conta da construção equivocada e muito apressada do romance.

Mocinhos apáticos

Paraíso Tropical

Fábio Assunção e Alessandra Negrini tiveram um ótimo desempenho e a culpa do fiasco do amor de Daniel e Paula não foi deles. Mas os intérpretes foram inevitavelmente ofuscados por Camila Pitanga e Wagner Moura.

Até porque Gilberto e Ricardo foram muito mais hábeis no envolvimento do grande vilão da história com a garota de programa que sempre sonhou com uma vida de luxo.

Olavo foi inicialmente apresentado como um típico malvado maniqueísta. Não havia um contexto para a personalidade egocêntrica e arrogante do sujeito que sempre quis destruir Daniel na empresa de Antenor Cavalcante (Tony Ramos).

Renee de Vielmond e Tony Ramos

O empresário nutria inveja pelo rival, principalmente por conta da relação de carinho que Antenor e Ana Luísa (Renée de Vielmond) tinham com o ‘filho do caseiro’.

É verdade que ficava subentendido sua infância difícil em virtude do egoísmo da mãe, Marion (Vera Holtz). Mas o personagem não tinha qualquer traço de humanidade.

Até pelo irmão, Ivan (Bruno Gagliasso), sentia um ódio incomensurável – aliás, que resulta na melhor cena do último capítulo da novela.

De objeto sexual a paixão

Wagner Moura e Camila Pitanga

A desbocada prostituta se mostra a responsável pela apresentação de um lado que o público desconhecia do vilão. Olavo se apaixona e o sentimento o torna mais humano para o telespectador. Ao menos enquanto está com ela.

Inicialmente, o ricaço a trata como um mero objeto sexual. Mas aos poucos vai sendo conquistado pelo jeito espontâneo da 171 que se encanta com a vida de riqueza do cliente. O sujeito que é agressivo e arrogante com todo mundo vira uma pessoa até gentil quando está na companhia de Bebel.

Chico Diaz

O casal dá tão certo que surge até o clichê típico de um par de mocinhos: a armação para separá-los. Isso porque Jáder (Chico Diaz), o cafetão de Bebel e o capanga de Olavo, furta um laptop do patrão para fingir que a garota de programa foi a autora.

O plano até dá certo, mas pouco tempo depois Olavo descobre tudo e volta para sua amada. Bebel também consegue se dar bem quando finge para o vilão que será ‘fixa’ de um cliente e irá para a Alemanha.

Ele acaba caindo na armação e a transforma em sua ‘prostituta exclusiva’, com direito a um apartamento bem melhor. Não deixa de ser um namoro camuflado.

[anuncio_5]

Brilharam juntos ou separados

Wagner Moura

A química entre Camila Pitanga e Wagner Moura é um dos maiores êxitos da trama. Não por acaso, os dois viveram o melhor momento de suas respectivas carreiras na televisão.

[anuncio_6]

A atriz nunca mais ganhou um tipo tão marcante quanto Bebel, que tinha sido escrita para Mariana Ximenes inicialmente.

Camila Pitanga

Já o ator tinha feito poucos trabalhos na TV e logo depois passou a se dedicar exclusivamente ao cinema. Mas o vilão virou seu grande papel na teledramaturgia nacional.

Os dois brilhavam juntos ou separados. Cada um engrandecia qualquer núcleo. Bastava aparecer.

E a reprise no Viva tem sido uma ótima opção para o público rever os êxitos da obra de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, incluindo a parceria inesquecível de um casal de vilões que entrou para a memória da televisão brasileira.

Compartilhar.
Avatar photo

Sérgio Santos é apaixonado por TV e está sempre de olho nos detalhes. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor