Para a trama andar, Um Lugar ao Sol abusa de coincidências absurdas
12/12/2021 às 10h47
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
– O ponto alto da quinta semana de Um Lugar ao Sol foi o jogo de gato e rato entre Renato-Ravi e Tulio-Ruth. Traçando vários planos para poder contra-atacar. Porém, a novela tem abusado das coincidências absurdas, com muitas situações mirabolantes criadas a fim de fazer a trama andar.
No capítulo de quarta-feira, houve a vistoria de Renato e Ravi no apartamento de Ruth e o emprego de Lara no buffet do Engenhão. Posteriormente, Túlio analisou as câmeras de segurança do prédio onde morava Renato. Quanto tempo passou desde a fatídica noite da morte de Renato? De quando são essas gravações?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gilberto Braga tinha muito dessas investigações forçadas, para descobrir segredos e mistérios, subornando guardas, porteiros e empregados para ter acesso a lugares e informações. No final das contas, Túlio e Ruth mataram toda a trama de Um Lugar ao Sol sem terem visto um capítulo sequer da novela!
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
– Toda a sequência do surto de Lara no Engenhão – seu único objetivo de trabalhar no estádio era encontrar alguma pista do irmão de Christian – foi exagerada, desproporcional. Convenhamos, nada justifica Lara, em um ímpeto, partir para cima de Túlio querendo arrancar-lhe o celular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma pessoa centrada e segura, que calcula seus atos, não revela uma atitude tão impulsiva e desesperada assim. Era óbvio que ela seria demitida. Todavia, é folhetim: ou você está disposto a embarcar (em coincidências absurdas inclusive), ou não. “É preciso voar!” (Lei de Glória Perez).
Quarta parede
– Percebeu a quebra da quarta parede no capítulo de segunda-feira? No diálogo entre Rebeca e Cecília, a filha fala para a mãe: “Deus me livre ser como você!” A cena finaliza com Rebeca olhando para a câmera, como se estivesse dividindo sua impaciência com o público.
Quebra da quarta parede é um recurso antigo, já bastante usado no teatro, cinema e na televisão. Não é primazia de Fleabag ou Os Normais. Já havia em Antônio Maria, novela da TV Tupi da década de 1960.
– Bárbara comprou os serviços de ghostwriter de Janine, sem que ela se desse conta disso. Em troca de um falso altruísmo (pagar o curso da moça), Bárbara quer que ela “ajude-a” a escrever. Suborno. “Esse dinheiro não faz diferença pra mim, mas o que você escreve faz!“.
Renato inscreveu o conto que achava que era de Bárbara em um concurso de uma importante revista de Literatura e esse conto é um dos finalistas. Isso vai acabar mal (já alertei na review da semana passada).
– A autora Lícia Manzo usou com Cecília o mesmo recurso usado com Rebeca para ilustrar os desejos das personagens. Lá no início, quando Rebeca conheceu Felipe, ela imaginou um beijo, no elevador. No capítulo de terça, foi Cecília quem imaginou um beijo, no fotógrafo Breno, no carro. Tal mãe, tal filha.
Olha a sutileza: na cena seguinte, Breno está na clínica para colher esperma quando folheia uma revista e encontra uma foto de Cecília, com Rebeca, que ele mesmo havia fotografado. Na tomada seguinte, Breno entrega o potinho com o esperma…
Torta de climão
– Nas comemorações do aniversário de Santiago, em sua casa de campo, Lícia Manzo serviu seguidas tortas de climão, em várias fatias e camadas. As três irmãs renderam os melhores constrangimentos, cada uma dentro de seu espectro. O suprassumo da disfuncionalidade familiar. Guardadas as devidas proporções (obviamente), remete à família Roy da série Succession (HBO), inclusive com direito a viagens de helicóptero.
Rebeca esconde do pai que está envolvida pelo amigo jovem de sua filha, mas a filha e suas irmãs sabem e ameaçam revelar. Bárbara esconde que os textos que escreve não são dela, enquanto Nicole é o bode expiatório, sendo ela também disfuncional.
– Cecilia presenteou Santiago com o romance “Lolita” (de Vladimir Nabokov). Seria um easter egg para o avô, já que ela mesma (uma Lolita) está interessada em um homem mais velho (Breno)? O que também nos leva ao próprio Santiago, interessado pela personal trainer, bem mais jovem que ele.
[anuncio_6]
Dublagem
– A novela mostrou uma cena em que Nicole faz um teste de dublagem em um estúdio – sequência que foi criticada por profissionais desse ramo. Não vou entrar no mérito se o trabalho de dublagem foi reproduzido fielmente ou quais falhas foram cometidas na representação. Foi a primeira vez que uma novela mostrou esse trabalho, ainda muito desconhecido do grande público.
– Nessa semana, houve uma troca na exibição de capítulos. O de quarta – tradicionalmente mais curto por causa do futebol – acabou em tempo normal, enquanto o de quinta ficou mais curto porque o jogo migrou para quinta-feira. Isso gerou uma edição maluca no capítulo de quarta, que deveria ter terminado quando Lara vê Renato no celular de Túlio (ou quando Túlio fala com Lara no portão do estádio).
[anuncio_7]
– Sabe por que quebram-se tantos celulares em Um Lugar ao Sol? Porque os celulares são os grandes inimigos do folhetim! A trama de uma novela flui muito melhor sem os aparelhos. Que o digam as novelas antigas!
– Habemus Denise Fraga! E melhor: em embates com Regina Braga – mãe e filha em uma relação conflituosa. Lembrando que Ana (personagem de Regina) trata de Rebeca, que vive uma relação conflituosa com sua filha Cecília.