A televisão aberta descobriu tarde a febre dos realities de gastronomia. Faz pouco tempo que títulos como Masterchef, Jogo de Panelas (que vai ao ar no Mais Você) e Bake Off invadiram as programações e conquistaram os telespectadores. Apesar disso, muita coisa já aconteceu para adaptar os formatos estrangeiros ao gostinho brasileiro.

É engraçado ver como os programas foram se transformando ao longo de suas temporadas. O MasterChef, por exemplo, é o melhor exemplo de construção de um sucesso. Começou tímido, quase sem repercussão. Hoje, é a maior audiência da Band, chegando a ficar em primeiro lugar na final da última temporada. Mesmo com as reclamações dos telespectadores sobre o horário tardio dos episódios, a Band não dá nenhuma pista de que vai mudar isso. E é assim mesmo: com o telespectador nas mãos, a emissora prefere não mexer em time que está ganhando. Tanto é assim que o programa parece igual – sempre tem os mocinhos, os vilões – e no fim é como uma novela: amamos odiar que vai até tarde, idolatramos os jurados, somos apaixonados pelo figurino de Ana Paula Padrão e morremos de fome até o dia seguinte.

Na Globo, essa aposta ainda é tímida. Ana Maria Braga tem dois títulos dentro do seu programa, o SuperChef Celebridades e o Jogo de Panelas. Talvez pelo horário de exibição, os quadros não são um sucesso de repercussão, porém são bem feitos. O mérito do ‘Jogo’ é ter personagens anônimos, carismáticos, e sempre se passar em uma cidade diferente.

Já o SBT deixou a desejar com a nova temporada de Bake Off Brasil. Sem Ticiana Villas Boas, a direção optou por “promover” Carol Fiorentino à apresentação e trouxe Beca Milano, do Fábrica de Casamentos, para o júri. Não foi uma decisão acertada. Sentimos falta da química de Carol com o Fabricio Fazano Jr, o outro jurado, e de seus comentários críticos e técnicos. Beca Milano parece ainda estar se acostumado ao mundo da televisão. Teria sido melhor a inversão.

Comenta aí embaixo: qual seu reality preferido? 😀

Sobe
Com menos de um mês para seu fim, a supersérie Os Dias Eram Assim alcançou na segunda-feira passada, 28/08, 30 pontos de audiência (domiciliar). A transmissão alcançou mais de 890 mil telespectadores na área de cobertura da RPC Curitiba. Esse foi o melhor resultado desde o início da série. O público que acompanhou o capítulo equivale a encher uma fazenda de 58 hectares por minuto!

Desce
Alguém explica o papel de Elizabeth Savala em Pega-Pega? A atriz que veio da excelente Cunegundes (dona Boca de Fogo), de Eta Mundo Bom (2016), ganhou um “presente de grego” na novela das 19h. Personagem sem graça, apagado, que poderia muito bem ser feito por alguém do segundo escalão. Vou sentir falta da Savala em O Outro Lado do Paraíso…

Conectado
O programa Eliana coleciona números expressivos também nas redes sociais. Só no Facebook, são mais de 5,3 milhões de curtidas; no Instagram, 1,4 milhão de seguidores; no Twitter, 235 mil seguidores. Números que comprovam o sucesso da atração na TV e na internet.


Compartilhar.