A professora de gastronomia Berta Schneider foi a quarta participante eliminada da segunda temporada do MasterChef Profissionais. Uma série de erros na prova de eliminação fez com que a carioca se despedisse do programa desta terça-feira (12). Apesar da eliminação, ela ainda terá uma nova chance na fase de repescagem do programa.

O segundo episódio da temporada começou com os chefs enfrentando a consagrada Caixa Misteriosa – prova onde os participantes desconhecem os ingredientes que irão utilizar. A tarefa era criar um prato vegetariano de alta qualidade, digno de um restaurante sofisticado, em apenas uma hora. O chef Erick Jacquin ressaltou que os jurados gostariam de provar “um prato que fizesse sonhar”. Os melhores da prova iriam direto para o mezanin, e os piores teriam uma desvantagem na prova de eliminação.

Ao final da prova, os chefs Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça visitaram as estações e experimentaram os pratos vegetarianos feitos pelos competidores. Assim, os jurados iriam chamar para apresentação apenas os destaques negativos e positivos da prova.

A sergipana Monique, o mineiro Clécio e a pernambucana Mirna foram os destaques positivos da prova. Aliás, os grãos salteados com espuma de cogumelo, tomate e cenoura confit preparados por Mirna foi considerado o melhor prato da tarefa. Foi a segunda vitória da chef de Recife em duas provas. Já a paulistana Raíssa, o mineiro Pablo e a paraibana Lubyanka foram os piores do desafio e foram para a prova de eliminação em desvantagem.

A tarefa que definiu o eliminado da noite envolvia um ingrediente bastante comum: o frango. Para fugir da eliminação, os participantes deveriam separar um frango inteiro em dez partes e, depois, preparar um prato saboroso com a carne do animal.

Na primeira etapa da prova, os 13 participantes precisavam demonstrar habilidade no corte da ave para garantir o maior número de ingredientes no mercado. Em dez minutos, eles deveriam separar: duas coxas, dois peitos, duas sobrecoxas, duas asas e duas ostras do frango – como é denominada a carne da parte traseira da ave. Cada participante teria direito a quantidade de ingredientes no mercado correspondente ao número de cortes perfeitos realizados. Os três piores da última tarefa perderam três ingredientes, antes mesmo do corte da ave.

Angélica, Ravi, Irina, Guilherme e Francisco conseguiram realizar dez cortes perfeitos e tiveram direito aos dez ingredientes possíveis. Pablo também gabaritou na tarefa, mas com a punição da prova anterior teve direito a sete itens no mercado. Willian errou em quatro cortes e pôde escolher seis ingredientes. Lubyanca, Raíssa e Berta não tiveram êxito no corte e puderam escolher apenas quatro ingredientes. Após as compras no mercado, os chefs tinham 60 minutos para preparar um prato com o frango cortado e os ingredientes conquistados.

Ao final da prova, os chefs Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin fizeram a degustação dos pratos com frango e decidiram os melhores e os piores desempenhos na prova de eliminação. Raíssa, Lubyanka e Irina fizeram as melhores receitas da prova e se salvaram logo de cara. Irina ainda foi a melhor do desafio e recebeu muitos elogios dos chefs.

Os pratos de William, Francisco, Ravi e Guilherme foram dentro da média e por isso eles se livraram da eliminação. Angélica, Pablo e Berta seguiram lutando pela permanência na competição. Porém, a apresentação feia, o excesso de tempero no prato e o frango amargo fizeram com que Berta fosse eliminada do MasterChef Profissionais. Muito emocionada, a carioca revelou ao sair que não imaginava que houvesse tantas dificuldades no programa. Mesmo assim, ela se disse feliz e orgulhosa com o desempenho na competição.


Compartilhar.