Na última terça (9), a Globo exibiu o primeiro episódio da nova temporada do The Voice Brasil sem o comando de Tiago Leifert. O apresentador, que anunciou sua saída da emissora antes da estreia do talent show, foi substituído por André Marques após a fase das audições às cegas. Antes disso, a emissora colocou no ar, em setembro, o novo Caldeirão, agora comandado por Marcos Mion.

Evidentemente, esses não foram os primeiros programas da história da televisão brasileira que tiveram trocas em seu comando.

Confira mais 10 exemplos na lista, lembrando que não consideramos programas jornalísticos e esportivos:

Show Sem Limite

Um dos primeiros grandes destaques do SBT no horário nobre, o Show Sem Limite estreou em 16 de novembro de 1981, sob o comando de J. Silvestre, que trazia seus famosos quadros para o canal de Silvio Santos, como Esta é a Sua Vida e O Céu é o Limite. Em abril de 1983, o apresentador se desentendeu com o SBT e deixou a emissora, declarando guerra a Silvio Santos.

Para o seu lugar, foi contratado ninguém menos que Sérgio Chapelin, em sua única experiência como animador de auditório. O jornalista, no entanto, ficou somente um ano na emissora, voltando para a Globo em 1984. Na última fase da atração, o comando foi de Murilo Néri. O Show Sem Limite saiu do ar em 7 de maio de 1985.

TV Mulher

Revolucionário programa da Globo voltado ao público feminino, estreou em 7 de abril de 1980, com apresentação de Marília Gabriela e participação de diversos colunistas, como Ney Gonçalves Dias, Marta Suplicy e Clodovil. A partir de setembro de 1984, mais curto, o TV Mulher passou a ser comandado por Ester Góes e César Filho. Em janeiro de 1986, em sua derradeira fase, Amália Rocha foi a última apresentadora.

Passa ou Repassa

Adaptado do norte-americano Double Dare, a atração estreou em 1987, no SBT, sob o comando de Silvio Santos e o nome Passe ou Repasse. Pouco tempo depois, o programa passou a se chamar Passa ou Repassa e ganhou o comando de Gugu Liberato, ficando no ar até 1994.

Voltou em 1995, com Angélica, e, no ano seguinte, ganhou o comando de Celso Portiolli, ficando no ar até 2000. O formato foi resgatado em 2013, como quadro do Domingo Legal, com Portiolli, e segue no ar até hoje.

TV Animal

Outro programa do SBT que teve diversos apresentadores: os primeiros anos, entre 1988 e 1992, foram comandados por Gugu; depois, vieram Angélica e Eliana, que seguiram até 1996. Uma nova versão, que não obteve o mesmo sucesso, foi exibida entre outubro de 2009 e fevereiro de 2010, com apresentação de Beto Marden.

Programa Livre

Um dos maiores sucessos do SBT nos anos 1990, o Programa Livre foi apresentado por Serginho Groisman entre agosto de 1991 e agosto de 1999. Depois que ele foi para a Globo, a atração foi, inicialmente, comandada em formato de rodízio por nomes como Ney Gonçalves Dias, Márcia Goldschmidt, Christina Rocha, Otávio Mesquita e Lu Barsotti.

A partir de janeiro de 2000, em novo formato, o Programa Livre ganhou a apresentação de Babi Xavier, ficando no ar até dezembro de 2001.

Domingo Legal

Um dos grandes sucessos da história do SBT, o Domingo Legal estreou despretensiosamente, em 17 de janeiro de 1993, sob o comando do saudoso Gugu Liberato. O programa foi crescendo e chegou a liderar a audiência por alguns anos, travando uma guerra com o Domingão do Faustão, da Globo.

Gugu deixou o programa e, consequentemente, o SBT, em julho de 2009, se transferindo para a Record. Após muitas especulações e até a ameaça de acabar com o programa, Silvio Santos colocou Celso Portiolli no lugar. O apresentador conquistou seu espaço e a produção segue no ar até hoje, obtendo bons índices de audiência.

Note e Anote

O Note e Anote fez muito sucesso nas manhãs e tardes da Record durante a década de 1990. Mas muita gente pensa que Ana Maria Braga sempre foi a apresentadora antes de ir para a Globo. Na verdade, Jussara Freire foi quem estreou no comando da atração, que ainda teve Beth Russo e Nancy Gil.

Ana Maria assumiu em janeiro de 1993 e ficou até abril de 1999, sendo substituída por Cátia Fonseca. Em setembro de 2000, a última apresentadora: Claudete Troiano, que seguiu até agosto de 2005, quando o Note e Anote saiu do ar.

Superpop

O Superpop entrou no ar em 15 de novembro de 1999, junto com toda a programação da RedeTV!. Até hoje, o programa teve quatro apresentadores: Adriane Galisteu, entre 1999 e 2000; Fabiana Saba e Otávio Mesquita, entre 2000 e 2001; e Luciana Gimenez, desde 2001.

[anuncio_5]

Big Brother Brasil

Comandado inicialmente em 2002 pela dupla Pedro Bial e Marisa Orth, o reality show rapidamente ficou somente com o apresentador, que seguiu até o BBB16, em 2016. Muita gente pensava que a troca não daria certo, mas Tiago Leifert assumiu no BBB17, em 2017, e deu conta do recado, imprimindo seu estilo a cada edição. Agora, com a saída dele, Tadeu Schmidt assumirá a atração em 2022.

Topa ou não Topa

Sem contar o clone Eu Compro o Seu Televisor, exibido rapidamente em 2004, o Topa ou não Topa já teve três apresentadores no SBT: Silvio Santos, entre 2006 e 2007; Roberto Justus, entre 2010 e 2011, e, finalmente, Patrícia Abravanel, entre 2019 e 2020. A atração saiu do ar após o canal não renovar os direitos com a Endemol.

Separamos somente 10 exemplos, mas são dezenas de programas que continuaram no ar, mas tiveram vários apresentadores: Vídeo Show, Gol Show, Fantasia, Power Couple Brasil, Roda a Roda, Cidade Contra Cidade, Casos de Família, O Aprendiz, A Fazenda, No Limite e Nada Além da Verdade, entre muitos outros.

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor