Um dos grandes sucessos da faixa das seis da Globo, a primeira versão de Paraíso foi exibida entre 1982 e 1983 na Globo. A trama, que contava a história de amor entre Santinha e Zeca, ganhou um remake em 2009, apresentando a mesma trama que emocionou os telespectadores em sua versão original.

O TV História apresenta um comparativo do elenco das duas versões.

Confira:

Na primeira versão, Cristina Mullins interpretou Maria Rita (Santinha), uma jovem bonita e doce que se sente perdida, sem saber qual rumo tomar em sua vida, levando nas costas supostos milagres realizados em sua infância. Era o primeiro grande papel de Cristina na Globo. Na segunda versão, Nathalia Dill deu vida à personagem após se destacar em Malhação.

Em 1982, Kadu Moliterno já era um jovem galã das novelas da Globo. Em Paraiso, ele viveu José Eleutério (Zeca), jovem que adorava a vida no campo trabalhando como peão de boiadeiro e era apaixonado por Maria Rita. Eriberto Leão vinha de várias produções na emissora carioca quando interpretou Zeca na versão de 2009.

Eleutério era um senhor rico, que adorava uma conversa e sempre estava de bom humor. Era pai de José Eleutério, seu filho único. Na primeira versão, o personagem foi vivido por Cláudio Corrêa e Castro; Reginaldo Faria ficou com o papel em 2009.

Jofre Soares, um dos grandes atores da história da televisão, viveu Antero Godói em 1982. Homem simples e rude, teve que deixar suas terras por conta dos supostos milagres de sua Maria Rita. Outro grande ator deu vida ao personagem em 2009: Mauro Mendonça.

Mariana era casada com Antero e mãe de Maria Rita. Ela queria servir a Deus, porém foi obrigada a se casar e viver um casamento frustrado. Ela fazia de tudo para que sua filha entrasse para a igreja. Duas grandes atrizes viveram a personagem: Eloísa Mafalda e Cássia Kiss.

Já consagrado, Ary Fontoura foi Padre Bento na primeira versão. Responsável pela construção da igreja da cidade, mantinha o equilíbrio entre a situação e a oposição. Carlos Vereza viveu o padre no remake.

Sérgio Britto viveu o prefeito Noberto, um homem bonachão que não conseguia manter um diálogo com os políticos da região e fazer as melhorias necessárias na cidade. Na versão de 2009, o papel ficou com Leopoldo Pacheco.

Em 1982, Elizângela já era um dos destaques do elenco da Globo quando deu vida a Maria Rosa, filha do prefeito Noberto, uma garota mimada e cobiçada por muitos homens na cidade. Em 2009, quando foi a intérprete de Maria Rosa, Fernanda Paes Leme também se destacava no elenco da emissora do Rio de Janeiro.

Tereza Rachel, uma das damas do teatro brasileiro, viveu Aurora na primeira versão da trama. Esposa do prefeito Noberto, era uma mulher tranquila e carinhosa, mas tinha medo que sua filha, Maria Rosa, se envolvesse com homens errados. No remake, a personagem foi interpretada por outra grande atriz, Bia Seidl.

Em seu terceiro trabalho na Globo, Zaira Zambelli viveu Rosinha na versão de 1982. Garota simples, que só estudou o primário, era apaixonada por José Eleutério e sofria por não ser correspondida. Quando Vanessa Giácomo viveu Rosinha em 2009, já vinha de dois sucessos na emissora: Cabocla e Sinhá Moça.

[anuncio_5]

Josefa era a mãe de Rosinha e trabalhava para Eleutério, ajudando a criar José Eleutério. Porém, ela guardava uma paixão secreta por ele. Na primeira versão, Neuza Amaral viveu a personagem; na segunda versão foi a atriz Soraya Ravenle que ficou com o papel.

Dois cantores trabalharam nas duas versões da produção: Sérgio Reis e Daniel. Reis viveu Diogo na versão de 1982, peão que não tinha pai nem mãe e era violeiro na comitiva de José Eleutério. Na versão de 2009, o personagem mudou de nome para Zé Camilo e foi interpretado por Daniel.

Zé do Correio era o carteiro da cidade, mantendo toda a população informada. Sempre ficava em cima do muro, evitando confusões. Fernando José e Cosme dos Santos, que também trabalhou na primeira versão, viveram o personagem.

Em 1982, Cosme deu vida a Tobi, criado na fazenda de Eleutério, se tornando um empregado de confiança do patrão e com muita admiração por Zeca. Alexandre Rodrigues, que fez sucesso no papel de Buscapé no filme Cidade de Deus, viveu o personagem na segunda versão.

Henriqueta Brieba viveu Dona Ida, uma senhora generosa e simpática, proprietária da única pensão da cidade. Walderez de Barros interpretou a personagem no remake.

Vadinho era dono da farmácia da cidade, fazendo também o papel de médico e de veterinário. Rui Resende e Cláudio Galvan, respectivamente, deram vida ao personagem.

Jorge Cherques, que participou de grandes sucessos na Globo, deu vida a Seu Bertoni, dono do bar da cidade, onde os moradores se reuniam para beber e jogar sinuca. Kadu Moliterno, que viveu Zeca na primeira versão, viveu Bertoni no remake.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor