Um dos grandes sucessos recentes da Globo, A Grande Família foi exibida entre 29 de março de 2001 e 11 de setembro de 2014.

Confira abaixo 10 curiosidades sobre a série:

Remake

Muita gente não sabe, mas a produção era um remake, que teve como inspiração a versão original do programa, exibida pela emissora carioca entre os anos de 1972 e 1975. Baseada no seriado norte-americano All In The Family, a primeira versão tinha em seu elenco nomes como Jorge Dória, Eloísa Mafalda, Osmar Prado, Luiz Armando Queiroz, Djenane Machado, Maria Cristina Nunes, Paulo Araújo e Brandão Filho. Tendo estreado em 26 de outubro de 1972, a primeira versão chegou ao fim em 27 de março de 1975, após 112 episódios.

Adaptação

Na versão original, após um começo turbulento, no qual a repercussão esperada não foi atingida, a obra teve seus roteiros mais adaptados à realidade brasileira, abordando assuntos como desemprego e inflação. Assim, se tornou um grande sucesso, muito em parte devido à redação de Oduvaldo Vianna Filho e Armando Costa. Produzida em preto e branco, a obra só ganhou transmissão a cores em seus últimos episódios.

Especial de Natal

Em 1987, a Globo exibiu um especial de Natal com todo o elenco original, mostrando como estavam os personagens 12 anos após o encerramento da série. Um fato curioso foi a participação de Pedro Cardoso, que viria a ser o Agostinho da nova versão.

Personagem cortado

Em 2001, a emissora lançou o remake, pensando em resgatar o formato clássico. Para a nova versão, alguns detalhes foram mudados: o mais importante foi a retirada do personagem Júnior, um dos três filhos de Lineu e Nenê na obra original. Ele tinha um viés político, por causa do regime militar, e provavelmente ficaria deslocado. Outra grande diferença foi que a família passou a morar no Rio de Janeiro e não em São Paulo, como ocorria nos anos 70.

Outra Nenê

No elenco principal, o remake tinha Marco Nanini, Marieta Severo, Rogério Cardoso, Guta Stresser, Lúcio Mauro Filho e Pedro Cardoso. A princípio, o papel de Nenê seria de Marília Pêra, mas acabou sendo destinado para Marieta.

Novas histórias

Os primeiros episódios da nova versão exibidos eram baseados nos textos originais de Oduvaldo Vianna Filho, característica alterada com o passar do tempo. Inicialmente, o revival duraria apenas 12 episódios, funcionando apenas como uma homenagem e não como uma atração fixa. Porém, com o sucesso de audiência, o humorístico se tornou fixo na grade global.

Morte inesperada

Em 2003, o elenco passa por uma grande perda, com o falecimento de Rogério Cardoso, o Seu Flor, em 24 de julho de 2003, após sofrer um infarto fulminante. Por decisão da equipe, o ator não foi substituído, com o personagem também falecendo na série.

Cinema

No ano de 2007, a produção ganhou uma versão nos cinemas. Dirigido por Maurício Farias, A Grande Família – O Filme trazia Lineu achando que estava com uma doença terminal e repensando toda sua vida.

Alta definição

Um ano depois, em 2008, a obra se tornou o primeiro seriado da TV Globo a ser transmitido em alta definição. Em 2012, a história deu um salto de quatro anos, possibilitando o surgimento de novos personagens.

[anuncio_5]

Final

Ao longo dos anos, o seriado foi atingindo altos índices de audiência e sendo renovado por várias temporadas. Após 14 temporadas e 489 episódios, no entanto, A Grande Família chegou ao fim em 11 de setembro de 2014. Além de poder ser visto no canal Viva e no Globoplay, a Globo vira e mexe reprisa alguns episódios, como no especial Álbum da Grande Família.

Compartilhar.