9 de fevereiro na história da TV: em 1976, estreava a novela Vejo a Lua no Céu
09/02/2021 às 0h05
Confira os principais fatos que aconteceram no dia 9 de fevereiro na história da televisão brasileira:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 9 de fevereiro de 1976, estreava a novela Vejo a Lua no Céu (Globo).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estreia de Sylvan Paezzo como novelista, Vejo a Lua no Céu fez sucesso às 18h ao retratar os dilemas da família de Fernando (Eduardo Tornaghi), jovem de classe média alta, que se apaixona pela pobretona Suzana (Norma Blum). A novela fazia referências a acontecimentos do início do século XX – como a Primeira Guerra Mundial – e marcou a estreia de Isabela Garcia (foto) na televisão.
No dia 9 de fevereiro de 1981, estreava a novela Rosa Baiana (Band).
LEIA TAMBÉM:
● Saiba tudo que aconteceu em 21 de junho na história da TV
● Saiba tudo que aconteceu em 14 de junho na história da TV
● 28 de fevereiro na história da TV: em 1977, terminava Estúpido Cupido
De Lauro César Muniz, a obra abordava a difícil rotina de uma mulher e seus sete filhos, aguardando a volta do pai. A novela, que contou com patrocínio da Petrobrás, era ambientada nos campos petrolíferos da Bahia. A morte do ator Rafael de Carvalho marcou a narrativa; uma cena inédita de seu personagem, Edmundo, foi guardada para o final. Com Nancy Wanderley (foto), Gianfrancesco Guarnieri e Jofre Soares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 9 de fevereiro de 1991, terminava a minissérie Filhos do Sol (Manchete).
De Walcyr Carrasco, a obra tratava de temas místicos, como ufologia. Em São Tomé das Letras, Minas Gerais, o estudioso Airton (Raul Gazolla) descobre a existência de extraterrestres, “instalados” em Macchu Picchu, no Peru – pasmem, ligada a São Tomé por um túnel. Também no elenco Cassiano Ricardo, Cláudia Magno, Cristina Mullis, Leonardo Brício, Luiz Armando Queiróz e Othon Bastos.
No dia 9 de fevereiro de 1998, estreava a reapresentação de Felicidade (1991) em Vale a Pena Ver de Novo (Globo).
Manoel Carlos estava no ar às 20h com Por Amor (1997) quando a Globo resgatou este seu folhetim para o horário das 18h. Estrelada por Maitê Proença (a Helena da vez) e Tony Ramos (Álvaro), Felicidade foi uma das tramas mais mutiladas da história do ‘Vale a Pena’: 55 capítulos x 203 originais. A edição privilegiou os dilemas de Débora (Vivianne Pasmanter), a vilã que fazia maldade até para criancinha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 9 de fevereiro de 2010, estreava o programa Vídeo News Tarde (Band).
Derivado da revista eletrônica Vídeo News, que estreou em 2009, no período noturno, em 9 de fevereiro de 2010 estreou a versão vespertina Vídeo News Tarde, comandada por Luize Althenofen (foto). O programa saiu do ar em 10 de setembro do mesmo ano, dando lugar ao Boa Tarde, com Silvia Poppovic, retornando por mais um ano, entre dezembro de 2010 e dezembro de 2011, com Patrícia Maldonado.