Confira os principais fatos que aconteceram no dia 4 de março na história da televisão brasileira:

No dia 4 de março de 1965, estreava a novela Ainda Resta uma Esperança (Excelsior).

Novela escrita por escrita por Júlio Atlas, abordava um tema polêmico: com o casamento em ruínas, uma mulher casada decide fazer um aborto. Rosamaria Murtinho e Francisco Cuoco faziam parte do elenco.

No dia 4 de março de 1967, estreava a primeira versão do jornalístico Jornal da Globo (Globo).

Essa primeira versão do JG era apresentada por Hilton Gomes e Luís Jatobá e serviu de base para o Jornal Nacional.

No dia 4 de março de 1972, terminava a novela Nossa Filha Gabriela (Tupi).

A trama escrita por Ivani Ribeiro falava sobre a chegada de um teatro mambembe em uma cidade pacata, que acabava mudando a rotina de todos. Eva Wilma e Gianfrancesco Guarnieri eram os protagonistas. Ganhou remake na Globo em 1986 (Hipertensão).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 4 de março de 1977, terminava o programa infantil Vila Sésamo (Globo).

A atração infantil fez grande sucesso e foi exibida na Globo e na TV Cultura de São Paulo. Sonia Braga, Armando Bogus, Aracy Balabanian, Milton Gonçalves, entre outros faziam parte do elenco.

No dia 4 de março de 1978, terminava a novela Sem Lenço, Sem Documento (Globo).

Novela das sete, escrita por Mario Prata, foi o primeiro trabalho de Bruna Lombardi como atriz na TV. A trama sofreu censura do regime militar.

No dia 4 de março de 1982, estreava o programa humorístico Chico Anysio Show (Globo).

Chico voltava com sua antiga atração, que fez sucesso na TV Rio nos anos 1960, trazendo os personagens que fizeram mais sucesso e criando novos tipos. Ficou no ar até 1990.

No dia 4 de março de 1983, terminava o programa infantil Globo Cor Especial (Globo).

Muitos desenhos foram exibidos neste programa: Os Flintstones, A Fábrica de Mickey Mouse, Jackson Five e as séries Mary Tyler Moore e Família Dó-Ré-Mi. A música tema fez um grande sucesso entre a garotada: Não existe nada mais antigo / Do que caubói que dá cem tiros de uma vez / A vó da gente deve ter saudade / Do Zing Pow / Do cinto de inutilidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 4 de março de 1983, terminava a minissérie Parabéns pra Você (Globo).

Minissérie de Bráulio Pedroso, centrada nos conflitos do casal Mendonça (Daniel Filho) e Maria Rita (Débora Duarte). O envolvimento dele com Irene (Fernanda Torres), vinte anos mais jovem, e dela com Volber (Juca de Oliveira), acabam por afastá-los em definitivo. Durante os capítulos, Maria Rita entrevistava figuras como Gilberto Gil e Éder Jofre, traçando um painel da sociedade.

No dia 4 de março de 1986, estreava o programa Hebe (SBT).

Depois de uma temporada na Bandeirantes, Hebe embarcava no SBT como uma grande aposta na emissora de Silvio Santos. Sua passagem marcou de vez o posto de rainha da televisão. A atração ficou no ar até 2010.

No dia 4 de março de 1991, estreava a minissérie Ilha das Bruxas (Manchete).

Escrita pelo ator Paulo Figueiredo, a trama era ambientada na Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, onde a Manchete reconstruiu um vilarejo da época de 1910. Em cena, Pedro (Irving São Paulo), noivo de Alice (Daniela Camargo), objeto de desejo de Washington (Nelson Freitas) – enquanto Pedro é enfeitiçado pela jovem bruxa Selena (Dedina Bernardelli), seguidora de Ludovica (Mirian Pires), a bruxa-mor.

No dia 4 de março de 1996, estreava a reapresentação de Despedida de Solteiro (1992) em Vale a Pena Ver de Novo (Globo).

A morte da prostituta Salete (Gabriela Alves), durante a lua-de-mel de João Marcos (Felipe Camargo), serviu como ponto de partida deste texto de Walther Negrão para às 18h. João retorna à cidade de Remanso, ao lado de três amigos – Pedro (Paulo Gorgulho), Pascoal (Eduardo Galvão) e Xampu (João Vitti) – após sete anos de cadeia; a intenção é descobrir o verdadeiro culpado pelo crime, escondido pelo criminoso Sérgio Santarém (Marcos Paulo), assassinado no último capítulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 4 de março de 1996, estreava a temporada ‘de verão’ de Malhação (Globo).

Com 25 episódios, foi considerada um spin-off da primeira temporada. A turma trocou a academia e foi passar as férias no Rancho da Maromba.

No dia 4 de março de 1996, estreava a novela Quem é Você (Globo).

Escrita por Solange Castro Neves, a trama era focada na história das irmãs Maria Luiza Maldonado (Elizabeth Savalla) e Beatriz Maldonado (Cássia Kiss).

No dia 4 de março de 1999, estreava o humorístico Ô… Coitado! (SBT).

Gorete Milagres, intérprete da personagem Filó, fez muito sucesso em A Praça é Nossa e quase foi pra Globo. Silvio ofereceu um programa solo e um ótimo salário. Com formato sitcom, Gorete contracenava com Moacyr Franco, que ficou apenas uma temporada. O programa saiu do ar em dezembro de 2000.

No dia 4 de março de 2007, estreava o programa Homenagem ao Artista (Band).

Quadro do Programa Raul Gil, virou programa e foi exibido nas noites de domingo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 4 de março de 2010, estreava o programa Conexão Repórter (SBT).

Vindo da Record, Roberto Cabrini trouxe em seu programa de estreia no SBT a denúncia de garotos que acusavam padres de abusos sexuais. A repercussão foi grande e chegou até ao Vaticano.

No dia 4 de março de 2017, estreava o programa Operação Mesquita (SBT).

Inicialmente exibido nas noites de sábado, Otávio Mesquita recebia seus convidados em um talk truck, além de mostrar matérias de eventos e curiosidades. Posteriormente, o formato foi alterado.

No dia 4 de março de 2017, estreava o programa Fábrica de Casamentos (SBT).

O reality mostra todos os processos de realização de um casamento em apenas sete dias. Está no ar até hoje, com o mesmo elenco da estreia.

Compartilhar.
Avatar photo

Apaixonado por novelas desde que Ruth (Gloria Pires) assumiu o lugar de Raquel (também Gloria) na segunda versão de Mulheres de Areia. E escrevendo sobre desde quando Thales (Armando Babaioff) assumiu o amor por Julinho (André Arteche) no remake de Tititi. Passei pelo blog Agora é Que São Eles, pelo site do Canal VIVA e pelo portal RD1. Agora, volto a colaborar com o TV História.