A retomada de Salve-se Quem Puder tem sido uma grata surpresa. A novela de Daniel Ortiz já era agradável antes da interrupção das gravações por conta da pandemia no novo coronavírus, mas a chamada ‘segunda parte’ está muito melhor. Mais objetiva, em virtude do corte de capítulos, a trama está repleta de bons acontecimentos e um dos trunfos tem sido a construção do casal Alan e Kyra, perfis interpretados por Vitória Strada e Thiago Fragoso.

O par ‘Alyra’ sempre foi baseado em um dos maiores clichês dramatúrgicos: o patrão viúvo que contrata e se apaixona pela babá de seus filhos. Mas no caso há um enredo policial por trás. Kyra se apresenta a Alan com o nome de Cleide, porque presenciou um assassinato, foi dada como morta e entrou para o serviço de Proteção a Testemunhas. Esse emprego também é um disfarce.

Já ele é um advogado íntegro, amoroso e acolhedor. Seu pai, Ignácio (Otávio Augusto), sofre do Mal de Alzheimer, e só aceita tomar os remédios por causa da nova babá. Ou seja, é um contexto que desperta atenção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Na primeira parte da trama, em 2020, a aproximação de Kyra e Alan vinha sendo desenvolvida aos poucos e sempre por conta de alguma trapalhada protagonizada pela babá, que é um desastre ambulante. Mas o beijo nunca saiu. Sempre ficou no quase. Isso porque Kyra, antes de ‘morrer’, tinha um noivo: o carinhoso Rafael (Bruno Ferrari).

O rapaz ainda pensa muito na amada e a própria personagem se mostra dividida quando pensa na relação de seu passado. Para culminar, havia o empecilho de Petra (Bruna Guerin), irmã de Aléxia (Deborah Secco), que é prima de Alan. A vilã sempre se colocava entre os dois em situações cansativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A parte final da novela deixou de lado algumas situações e acelerou o processo para a junção de Kyra e Alan. E evitou qualquer risco de soar forçado ou apressado. Tudo vem sendo muito bem construído pelo autor. O desenvolvimento foi tão certeiro que houve uma grande expectativa para o primeiro beijo dos personagens. Ortiz soube aproveitar com habilidade os melhores clichês das comédias românticas e toda a sequência em que Alan levou Cleide para cantar em um Karaokê primou pela delicadeza.

Outro fator que ajuda é a música-tema do par: “You and me”, de James TW. Tem tudo a ver com o casal e cai no gosto do telespectador. Aliás, na cena, Alan cantou justamente essa canção e Fragoso ter experiência como cantor também fez a diferença. Outro momento que merece menção foi a declaração de amor que o advogado fez para a babá apenas por cartazes. As expressões faciais dos atores dominaram a linda cena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O casal vem despertando cada vez mais torcida nas redes sociais e as cenas protagonizadas por Thiago Fragoso e Vitória Strada estão uma delícia de assistir. Os atores já têm um ‘histórico’ de boa química com seus respectivos pares em novelas anteriores. Juntá-los dificilmente daria errado. E realmente não deu.

Em O Outro Lado do Paraíso (2017), a última trama que participou, o ator viveu o também advogado Patrick e teve uma sintonia grande com Bianca Bin (Clara). Já Vitória teve uma parceria muito bem-sucedida com Rafael Cardoso em Espelho da Vida (2019), onde viveram os mocinhos Danilo Breton e Júlia Castelo. Agora os intérpretes se encontram e novamente representam um par que caiu no gosto do público.

Salve-se Quem Puder é a única novela inédita atual da Globo e tem valido muito a pena assisti-la. É um momento de leveza que o telespectador tem merecido. E um dos êxitos da novela de Daniel Ortiz vem sendo a bela construção do relacionamento de Kyra e Alan. Acertou no casal e na escalação dos talentosos atores.

Compartilhar.
Avatar photo

Sérgio Santos é apaixonado por TV e está sempre de olho nos detalhes. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor