No ar desde 2010, o Viva é o canal mais visto da TV paga há um bom tempo, ancorado na exibição de antigas novelas da Globo.

Se existe uma organização com capacidade para fazer algo similar, é o SBT. Apesar de ter feito a parceria com a Record e a RedeTV! na criação da joint-venture Simba, em 2015, visando a criação de conteúdo para a TV por assinatura, até hoje nada saiu do papel.

Se quisesse, o SBT poderia criar um forte concorrente para o Viva, exibindo atrações como as citadas abaixo:

Programas de Silvio Santos

Não sabemos exatamente o que existe no arquivo, mas seguramente muito do que foi feito pelo animador a partir dos 1980 está guardado. O público poderia rever programas como Show de Calouros, Topa Tudo por Dinheiro, Qual é a Música, Roletrando, Show do Milhão, entre muitos outros, incluindo atrações que não são muito lembradas. Provavelmente isso seria para o canal como as novelas da Globo são para o Viva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Programas de Gugu Liberato

Assim como Silvio Santos, Gugu foi outro patrimônio do SBT durante três décadas. Seria a chance do público rever atrações do saudoso apresentador, como Viva a Noite, Domingo Legal, TV Animal, Passa ou Repassa, Corrida Maluca, entre outros, e até programas menos conhecidos.

Programas de Hebe Camargo

Mesmo sendo pautado pelos assuntos da época em que eram exibidos, seria muito legal rever programas da primeira-dama da televisão brasileira. A exibição poderia acontecer nas noites de segunda, como tradicionalmente ocorreu por muitos anos. Especiais e outros programas, como Hebe por Elas, também poderiam engrossar a lista.

Programas de outros apresentadores

Mesmo sem contar com muitas edições de seus programas dos anos 1980 em seu arquivo, o SBT poderia criar uma faixa para mostrar algumas raridades, como atrações de Flávio Cavalcanti, Sérgio Chapelin, J. Silvestre, Raul Gil, Moacyr Franco, Goulart de Andrade e outros nomes que passaram pelo canal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Jô Soares Onze e Meia

Muitos anos após o término do talk show de Jô Soares, o público poderia voltar a ir para a cama com ele, como dizia o slogan do programa que não tinha hora certa para começar. São milhares de entrevistas à disposição – a atração ficou no ar entre 1988 e 1999, geralmente com três convidados por dia.

Programa Livre

Outra atração que ficou na história do SBT, o programa de Serginho Groisman teria muito a oferecer diretamente dos arquivos da Anhanguera. Ficou no ar entre 1991 e 2001 (Serginho saiu em 1999) e foi um dos recordistas de mudança de horário no canal.

Casa dos Artistas

Sem entrar na questão dos direitos de exibição, o SBT poderia fazer como o Viva agiu com o BBB e resgatar as edições da Casa dos Artistas, cuja primeira temporada mexeu com todo o Brasil e bateu recordes de audiência. Outros realities produzidos pelo canal podem entrar nessa mesma onda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Praça é Nossa

A Praça é Nossa estreou em 1987, sempre com o comando de Carlos Alberto de Nóbrega, e reuniu a nata do humor brasileiro por muitos anos. Além disso, o SBT já teve outros humorísticos de sucesso desde os anos 1980. Certamente, um bom apanhado desses programas ocuparia algumas faixas do canal.

Novelas (inclusive mexicanas)

O SBT não tem grande tradição na produção de novelas, mas teve alguns bons momentos. Infelizmente, Éramos Seis não pode mais ser exibida, já que os direitos agora pertencem à Globo, mas outras produções ainda estão à disposição, inclusive dos anos 1980. Se fechasse algum acordo com a Televisa, tramas clássicas mexicanas também poderiam entrar no pacote.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Programas infantis

Além de programas de auditório, outra especialidade do SBT, por muitos anos, foi a produção de atrações infantis. Nomes como Bozo, Sérgio Mallandro, Mara Maravilha, Eliana, Simony, Marianne e Vovó Mafalda, entre outros, certamente contam com muitas imagens guardadas nos arquivos do canal. Além disso, seria bem-vinda uma faixa com desenhos e séries antigas de sucesso, como I Love Lucy, Os Monstros, Miami Vice, Batman, Thunderbirds, O Elo Perdido, Hazel e Arnold, entre muitas outras? É certeza que existe público para isso.

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor