Multa milionária: há 10 anos, Datena se deu mal ao se livrar da Record

01/11/2021 às 7h10

Por: Thell de Castro
Imagem PreCarregada

Há 10 anos, em junho de 2011, José Luiz Datena deixava a Band e assinava um contrato de cinco anos com a Record. Mas a nova passagem do jornalista pelo canal de Edir Macedo duraria muito pouco e acarretaria prejuízos milionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após passar pela Record entre 1996 e 2003, Datena se fixou na Band, onde comandava os programas SP Acontece e Brasil Urgente. O novo contrato foi assinado em 16 de junho de 2011 e a estreia ocorreu logo em seguida, no dia 20.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A estratégia deu certo. No primeiro dia do novo Cidade Alerta, Datena dobrou a audiência da Record no horário, marcando 11 pontos, contra 21 da Globo, seis do SBT e apenas dois da Band, que colocou Luciano Faccioli no Brasil Urgente.

No entanto, a alegria durou pouco. No início de junho, a mídia começou que Datena estava insatisfeito e com saudades da Band. “Na rede de Edir Macedo, o apresentador é apenas mais um, ao passo que Band era tratado como rei”, destacou Cristina Padiglione na Folha de S.Paulo de 16 de julho daquele ano.

LEIA TAMBÉM:

A bomba estourou de vez no dia 29 de julho, quando Datena comandou o Cidade Alerta pela última vez. “Até um dia”, se despediu ao final da atração que comandou por apenas 43 dias.

Para oficializar a saída do jornalista, a Record divulgou um comunicado para a imprensa:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A Rede Record de Televisão vem a público informar que, diante das acusações que vem recebendo do apresentador José Luiz Datena, é preciso esclarecer:

1 – Durante o período em que o jornalista cumpriu seu contrato com a Record, Datena apresentava um programa, ao vivo, de pelo menos duas horas de duração, de segunda a sexta, em rede nacional. Em nenhum momento, ele ou o seu programa sofreram qualquer tipo de censura;

2 – Como é de conhecimento público, e está documentado nos arquivos da Record e de dezenas de veículos de comunicação, Datena concedeu várias entrevistas nos 43 dias em que esteve aqui. Em algumas, descumpriu as normas de comunicação previstas em seu contrato e comuns a qualquer colaborador da Rede Record. Em uma delas, concedida ao jornal Folha de São Paulo, no dia 23 de julho, chegou a dizer que poderia voltar para outra emissora;

3 – O vice-presidente de Jornalismo do Grupo Record, Douglas Tavolaro, superior imediato de Datena, conta como foi surpreendido pela decisão do apresentador: ‘No dia em que abandonou a prestação de serviço, em 29 de julho, um portal de internet publicou, minutos antes de o telejornal ir ao ar, que Datena deixaria a Record. Mesmo assim, nossa emissora permitiu que ele apresentasse o programa, ao vivo, por mais de duas horas, sem nenhum tipo de interferência. Prática comum de um grupo que respeita a liberdade de expressão e produz jornalismo independente’;

4 – José Luiz Datena fez vários apelos para dirigentes da Record para que permitissem o seu retorno. ‘Foram várias reuniões até que decidimos o melhor acordo para as duas partes”, recorda Douglas Tavolaro. Depois de meses de negociação, o apresentador assinou espontaneamente o contrato para deixar a Rede Bandeirantes e retornar à Record. Junto com o contrato de cinco anos, Datena assinou um documento em que confessava ter uma dívida pelo rompimento de um contrato anterior com a Record, em 2003. Tal débito somente seria quitado com o cumprimento do novo acordo’;

5 – É inadmissível que o apresentador use estratégias de difamação contra a Record para justificar manobras que pretendem protelar ou influenciar decisões jurídicas sobre o caso. A Record deposita confiança absoluta no judiciário, que vai analisar o zigue-zague profissional do jornalista à luz dos documentos assinados por ambas as partes”.

Datena agiu rapidamente e acertou seu retorno para a Band. Em 8 de agosto de 2011, já estava apresentando novamente o Brasil Urgente, onde está até os dias de hoje.

O jornalista acabou tendo que pagar R$ 20 milhões para a Record por quebrar o contrato. “Paguei tudo que ganhei na vida para essa multa lá na Record. Foi bom que ajudei a construir o Templo de Salomão”, disparou Datena neste ano no Melhor da Tarde, de Cátia Fonseca.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.