RedeTV! quebra tradição e diminui uso de chroma-key para programas da casa
17/03/2017 às 7h00
Nos últimos tempos, a RedeTV! está diminuindo cada vez mais uma prática que era de suas maiores tradições: os cenários virtuais, feitos através do chamado chroma-key, onde uma imagem ilusória é colocado num fundo azul ou verde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, apenas cinco programas da casa são feitos em chroma: TV Fama, Tá Sabendo?, Te Peguei, Leitura Dinâmica e É Notícia. Dois programas que eram feitos neste formato estão mudando.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro deles é o Operação de Risco, apresentado por Jorge Lordello. Uma das maiores audiências da casa, marcando 3 pontos de média nas noites de sábado, estreia nova temporada neste sábado, com direito a cenário físico.
Além disso, o Documento Verdade, apresentado por Augusto Xavier, um dos maiores baluartes da casa, passará a ser comandado diretamente da redação de jornalismo da emissora, localizada em Osasco, na Grande São Paulo.
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
Em outras épocas, como em 2010, cerca de 11 programas da casa eram feitos em chroma-key. Na época, a RedeTV! produzia bastante, tinha um jornal esportivo diário, além de outras atrações, e, por isso, a demanda era maior.
Mas cenários físicos parecem ser tendência dentro da casa. Outro programa que ganhou um é o Ritmo Brasil, apresentado por Faa Morena nas noites de sábado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No lançamento da nova temporada, foi anunciado que o programa ganhou um cenário com ares de bate papo, indo para o estúdio – antes, era feito apenas em externas, com Faa indo até o artista, e não o contrário.
Por muito tempo, a RedeTV! se vangloriou de usar muito chroma-key, por conta da tecnologia que sempre ostentou. No entanto, a ideia de usar mais cenários físicos, segundo apurou o TV História, é de Elias Abrão, superintendente artístico do canal.
Elias entende que o cenário físico fica mais agradável para o telespectador e que, se há espaço para ser usado na RedeTV!, não tem porque não fazê-lo. A ideia também é compartilhada pelo restante da direção da casa.
Procurada para comentar o assunto, a RedeTV!, através de sua assessoria, não enviou uma resposta até o fechamento desta matéria. Assim que o fizer, a matéria será atualizada.