No ar há dois meses na faixa de novelas bíblicas da RecordTV, a trama O Rico e Lázaro, a quarta do gênero produzida pelo canal, está preocupando a emissora ao perder Ibope.

Levantamento de audiência feito pelo TV História mostra que, de fato, a dor de cabeça é correta. Em sua primeira semana de exibição, na Grande São Paulo, a trama teve 13,6 pontos de audiência.

Já na última semana, entre 1 e 5 de maio, foram apenas 9,4 pontos – o recorde negativo do folhetim desde sua estreia. É uma perda considerável de 30,8% nos números.

Ou seja, um em cada três telespectadores deixaram de assistir a novela. É fato que, por estar fora das operadoras principais de TV paga, por conta da negociação da Simba Content, que quer fazer com que as empresas paguem pelo sinal digital, a RecordTV sofre uma desvantagem.

No entanto, a sua principal concorrente no horário, a novela Carinha de Anjo, do SBT – que também está fora das TVs pagas principais – está tendo um ganho nos números e já está passando O Rico e Lázaro no Ibope.

Na semana passada, Carinha de Anjo marcou 9,6 pontos de média e ficou na vice-liderança no confronto contra a RecordTV, algo que jamais havia acontecido desde sua estreia, em novembro de 2016.

Segundo apurou a reportagem, a Record irá intensificar, nas próximas semanas, chamadas impactantes para fazer o telespectador retornar para a novela de alguma forma. Atores também devem participar mais de programas da casa para divulgar a trama.

O Rico e Lázaro é a continuação da saga bíblica, iniciada com Os Dez Mandamentos, e que também continuou com A Terra Prometida.

Em 586 A.C., após a morte de Josué (Sidney Sampaio), cerca de 600 anos depois, o povo hebreu começa a “seguir seu próprio caminho”, dando as costas para Deus e começando a adorar deuses pagãos.

Mas quando um homem, o profeta Jeremias (Vitor Hugo), tenta alertá-los, seu próprio povo tenta apedrejá-lo, o chamando de traidor e falso profeta, mas sua profecia se cumpre com a chegada do Rei Nabucodonosor II (Heitor Martinez) e de sua esposa Rainha Amitis (Adriana Garambone).

Outra parte da história envolve o triângulo amoroso entre Joana (Milena Toscano) , Zac (Igor Rickli) e Asher (Dudu Azevedo), que no começo da novela eram amigos de infância, mas com o passar do tempo o trio vai crescendo e Zac (Igor Rickli) e Asher (Dudu Azevedo) se apaixonam por Joana, mas ela corresponde apenas Asher (Dudu Azevedo).

O Rico e Lázaro está sendo gravada em ritmo frenético no RecNov pela Casablanca, produtora que a RecordTV paga para terceirizar produções do tipo. As gravações são diárias e aleatórias – em um dia, grava-se uma cena do capítulo 80, e em outro dia, cenas do capítulo 148 são filmadas, por exemplo.


Compartilhar.