Executivo renomado da Globo e pai de Tiago Leifert, apresentador da emissora, Gilberto Leifert teve sua aposentadora oficializada na tarde desta segunda-feira (19).

Em comunicado interno feito pelo diretor-geral de negócios da rede da família Marinho, Willy Haas, ele informa e confirma as notícias que pipocavam na imprensa desde abril deste ano.

Na longa fala, Willy faz um resumo da carreira de Gilberto, onde destaca que o executivo “nunca irá parar”, se aposentando apenas de suas funções na Globo.

“Todos que conhecem Gilberto sabem que ele não vai parar nunca. De fato, ele não deixará o mercado publicitário e, como representante da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), seguirá presidindo o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar), onde atualmente exerce seu nono mandato consecutivo.”, diz o comunicado.

Gilberto Carlos Leifert nasceu em São Paulo, na capital, em 17 de fevereiro de 1951. Formado em direito pela Universidade de São Paulo, no início de sua trajetória profissional foi consultor jurídico do Banco Geral do Comércio, advogado do Banco Safra, do Banco Unión e de outras instituições do setor bancário.

Apesar de sua formação e do início de sua carreira ligada à advocacia, atuou no meio da comunicação desde a adolescência. Trabalhou como estagiário na redação do jornal O Estado de S. Paulo e na Rádio Bandeirantes.

Em 1980, foi convidado por Petrônio Corrêa, presidente do Conar, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, fundado naquele ano, para ser o primeiro diretor executivo da entidade. No Conar, foi responsável pela revisão do estatuto do Conselho e criou o seu regimento interno. Permaneceu como diretor durante cinco anos.

Em seguida, recebeu novo chamado de Petrônio Corrêa, que também era sócio da MPM Propaganda, desta vez para trabalhar na agência. Da MPM, transferiu-se, a convite de Said Farhat, para a Semprel, a primeira agência de relações governamentais do Brasil.

Em 1988, trabalhando para a Semprel, acompanhou de perto a instalação da Assembleia Nacional Constituinte e ajudou a viabilizar a emenda que reservava ao Congresso Nacional, com exclusividade, a prerrogativa de legislar sobre propaganda comercial.

Ainda em 1988, foi convidado pelo então superintendente comercial da Globo, Antonio Athayde, para dirigir uma nova área da empresa, a divisão de Relações com o Mercado.

Diretamente ligada à superintendência comercial, a divisão se relacionava com as centrais de Marketing, Vendas e Operações Comerciais, e tinha como principais atribuições as ações de relações públicas dirigidas ao mercado publicitário, a gestão do Programa Globo de Incentivo às Agências de Publicidade, e a tarefa de contribuir para a formulação de um padrão ético para o intervalo comercial da Globo.

À frente da Divisão de Relações com o Mercado, Gilberto Leifert foi responsável, desde 1988, pelo Prêmio Profissionais do Ano, concedido pela Globo, além da criação e desenvolvimento de ações de relações públicas em eventos como, por exemplo, o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

Veja o memorando interno na íntegra em primeira-mão no TV História

“Perto de completar 30 anos de serviços relevantes prestados à Globo, nosso companheiro Gilberto Leifert resolveu antecipar sua aposentadoria. No final deste mês de junho, ele encerrará seu ciclo na empresa movido pelo desejo de diminuir seu ritmo de trabalho e estar mais próximo da família. Todos que conhecem Gilberto sabem que ele não vai parar nunca. De fato, ele não deixará o mercado publicitário e, como representante da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), seguirá presidindo o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar), onde atualmente exerce seu nono mandato consecutivo.

Desde 1988, como titular da área de Relações com o Mercado, Gilberto tem sido o responsável pelo relacionamento empresarial com as agências de publicidade, pela formulação do padrão ético dos nossos intervalos comerciais, pelo prêmio Profissionais do Ano e pelos eventos e ações de relacionamento dirigidos ao mercado publicitário. Ele nos deixa como legado não somente importantes conceitos e princípios que norteiam nossas políticas comerciais, mas também uma equipe madura e preparada para dar continuidade ao seu trabalho.

Renato Thomaz Pereira, que iniciou na Comercialização da Globo na década de 1990, passará a liderar a área, acumulando suas atuais atribuições com este novo desafio. Ele atua na área de Relações com o Mercado desde 2011.

Ao Gilberto, temos muito a agradecer pela imensa contribuição dedicada não somente à Globo, mas a todo o mercado publicitário e desejamos que seja muito feliz nesta nova etapa de sua vida.

Ao Renato, que passa a se reportar diretamente a mim, desejo muita sorte diante dos desafios requeridos pelo mercado, com a certeza de que nosso relacionamento com entidades e parceiros continuará a ser conduzido com habilidade e competência.

Abraços,
Willy Haas – Diretor-geral de Negócios”.


Compartilhar.