“Do mundo não se leva nada / Vamos sorrir e cantar! / Lá, lá, lá, lá…”. Estes versos, que abriram o Programa Silvio Santos durante anos, foram compostos por Archimedes Messina, falecido nesta segunda-feira (31). A informação foi divulgada no Facebook por amigos do compositor e pela página do Clube do Jingle.

Um dos maiores autores de músicas empregadas em comerciais, Archimedes dedicou cerca de cinco décadas a este ofício, criando peças publicitárias de enorme repercussão, como a do Café Seleto.

Contudo, seu tema mais marcante foi o do dominical do “homem do Baú”. Utilizada por anos, a música deixou de abrir os programas de Silvio no final de 2011, quando o processo que Messina moveu contra o SBT chegou ao fim.

A ação, que se estendeu por uma década, se deu em razão dos danos morais e materiais pelo uso da composição sem pagamento por mais de 40 anos. A Justiça determinou, por fim, que o “patrão” indenizasse o compositor em cerca de R$ 5 milhões.

Em 2012, Silvio e Archimedes chegaram a um acordo e o “lá, lá, lá, lá” voltou para a abertura em março de 2013. Usando a mesma melodia, o compositor embalou ainda a campanha para a presidência da República do apresentador, em 1989.

Archimedes também foi produtor das músicas da Varig, por mais de 30 anos, entre outras.

Confira algumas obras de Archimedes:


Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor