A décima nona edição do Big Brother Brasil chegava ao fim no dia 12 de abril de 2019 com a marca da pior audiência da história do reality (20 pontos). É verdade que o fracasso de O Sétimo Guardião ajudou a prejudicar os índices do BBB19, mas esse fiasco é muito merecido. Um conjunto de fatores resultou no afastamento do público e implicou diretamente na repercussão baixa e negativa da temporada.

Boninho e sua equipe erraram feio na seleção dos participantes. Quase todos se omitiram do jogo e tinham verdadeiro pânico de qualquer conversa sobre o assunto. Tanto que o clima de paz e amor que reinou na casa, sem uma briga sequer, não foi resultado de um sentimento sincero e, sim, reflexo da covardia de pessoas que evitaram o famigerado comprometimento. A preocupação maior era ficar na mansão curtindo férias e esperando o número de seguidores no Instagram crescer para ganhar uma grana com merchan no futuro.

Alguns jogadores até se dispuseram a jogar, como Gustavo, Diego e Hana. Porém, todos acabaram eliminados precocemente pelo público. Os dois homens, no entanto, foram bem arrogantes. Já Danrley e Elana foram bons jogadores, mas também acabaram fora. Outra que soube jogar foi Paula, que virou favorita graças aos produtores do programa que fizeram um verdadeiro malabarismo para esconder a avalanche de comentários preconceituosos sobre negros e de intolerância religiosa proferidos pela participante ao longo do programa.

Maledicente, debochada e venenosa, a jogadora sempre fez questão de ferir seus adversários com palavras duras carregadas de uma suposta ignorância que ela nunca teve, pois é advogada formada. Mas a edição fez tão bem seu trabalho que para o grande público de casa, que não assina o PPV, Paula é apenas uma mulher engraçada que ama sua porca de estimação.

Parcialidade

BBB19

A parcialidade de Tiago Leifert, por sinal, ultrapassou todos os limites no BBB19. O apresentador não escondeu sua gritante predileção por Paula e Hariany e por todos que se aliavam a elas. Também fez questão de interferir no jogo através de narrações que só correspondiam ao seu entendimento da dinâmica da disputa e ainda teve o cúmulo de ajudar alguns participantes nas justificativas em várias votações. Essa sua interferência absurda já era perceptível no BBB17 e no BBB18, mas conseguiu se superar negativamente em 2019.

Para culminar, se atrapalhou em muitos momentos, como na hora que anunciou a liderança da Carolina antes mesmo da jogadora completar a prova ou quando anunciou a permanência de Gabriela no paredão falso antes de dar o anúncio oficial aos jogadores. Conseguiu ainda se superar negativamente no programa de um dia antes da final, quando disse para Paula que ela precisava aguentar mais 24 horas. Ou seja, contou que ela ficaria no último paredão e Carol sairia.

A própria produção ajudou a naufragar a edição no momento em que cancelou a prova da comida, que sempre rendia discussões e rivalidades em edições anteriores. Colocaram os participantes em uma espécie de supermercado de caixa eletrônico e aquilo nunca teve o menor sentido.

Tanto que a única vez que elaboraram uma prova da comida, através de votação popular, houve um breve bate-boca entre os participantes. Não que fosse salvar a edição, mas ao menos haveria uma possibilidade de conflito. O Big Fone, mais uma vez, foi porcamente utilizado e o maior elemento de tensão da casa merecia mais destaque.

Polêmicas

A temporada só conseguiu um pouco de repercussão por conta dos casos de polícia. Logo no início, Vanderson acabou retirado do programa para prestar depoimento a respeito de denúncias de agressão a ex-mulheres e até estupro, depois esclarecidas. O irônico é que as polêmicas já existiam e o próprio público acabou descobrindo na internet. A produção passa meses selecionando pessoas e não consegue verificar algo simples assim? Não foi a primeira vez, inclusive.

As frases absurdas de Maycon sobre suas experiências sexuais com animais também provocaram indignação, assim como suas declarações de intolerância religiosa quando viu Gabriela e Rodrigo dançando em uma festa. Ele foi outro que teve sua presença garantida em uma delegacia. E, claro, todos os comentários deprimentes de Paula que fizeram até o Ministério Público se envolver no caso. Tanto que Rodrigo fez questão de depor contra a participante um dia depois de sua eliminação do programa – ele ainda não tinha ouvido a metade dos absurdos.

Expulsão antes da final

Na última semana, ironicamente, ocorreu a primeira briga da edição. A dois dias da final. Paula não se conformou com a vitória de Alan na última prova e não escondeu sua inveja e indignação. Fez de tudo para desestabilizá-lo e prejudicá-lo perante o público, vide sua insinuação de que o surfista poderia até agredi-la fisicamente. Porém, suas declarações maldosas acabaram atingindo a então amiga. Hariany perdeu a cabeça e as duas discutiram. Ambas bêbadas.

[anuncio_5]

Paula provocou através de muito deboche sua então aliada e Hari acabou empurrando fortemente a adversária, que caiu de costas no chão, batendo com a cabeça na cama. Obviamente, foi uma agressão evidente. O fato provocou a única repercussão em torno do programa de 2019.

Várias entradas ao vivo de Leifert durante a programação da Globo tinham o intuito de aumentar a audiência do reality pelo menos no penúltimo dia. E Hariany foi merecidamente expulsa. Mas ignoraram os tapas que Paula deu na cara da amiga e nem o vídeo – amplamente divulgado na internet – exibiram. A situação implicou na mudança da final, que ficou apenas com dois participantes: Paula e Alan.

[anuncio_6]

O BBB19 foi a pior edição da história do reality e o posto de pior média de audiência fez jus ao que foi apresentado ao longo dos meses. Não por acaso, pela primeira vez, o programa perdeu o posto de programa mais visto da Globo durante a sua exibição e ficou atrás da maravilhosa Espelho da Vida no Globoplay.

Os dados de busca no Google também ficaram muito aquém do considerado normal. Um ano definitivamente para ser esquecido: seria melhor fingir que a décima nona temporada nem existiu.

Compartilhar.
Avatar photo

Sérgio Santos é apaixonado por TV e está sempre de olho nos detalhes. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor