O SBT estreou recentemente o Vem Pra Cá, apresentado diariamente por Patrícia Abravanel e Gabriel Cartolano nas manhãs da emissora. No entanto, o programa vem patinando no Ibope e perde em sua faixa para a Globo e a Record, que já contam com atrações consolidadas no período.

Como se sabe que Silvio Santos não poupa nem a própria filha, se o Vem Pra Cá não decolar, ele poderá ter o mesmo destino de uma atração similar que teve vida curta, com a diferença de que era exibida no período da tarde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O Olha Você estreou em 1º de setembro de 2008, às 17 horas. Para a revista eletrônica, Silvio Santos buscou inspiração no concorrente Hoje em Dia, que naquele ano chegou a registrar dois dígitos nas manhãs da Record com a cobertura de casos policiais polêmicos, como o de Isabella Nardoni e o de Eloá Cristina.

Além do formato similar, o Olha Você possuía cenário semelhante ao do Hoje em Dia e era dirigido por Ocimar de Castro, que passou pela equipe do matinal.

Ellen Jabour, uma das apresentadoras do programa, foi convocada para o posto por Silvio Santos, que ligou para seu celular insistentemente até convencê-la a se mudar do Rio de Janeiro para São Paulo, onde a atração era produzida. Ellen havia acabado de deixar o Vídeo Show, da Globo, onde foi repórter por dois anos. Outra ex-modelo chegou a ser cogitada para o Olha Você: Gianne Albertoni, que, tempos depois, foi contratada para o time reserva do Hoje em Dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acompanhando Ellen Jabour na apresentação estavam Claudete Troiano (ausente do vídeo desde sua saída da Band, no ano anterior), Alexandre Bacci (ex-titular da edição paulista do Globo Esporte) e o chef de cozinha Francesco Tarallo.

O Olha Você estreou prometendo trazer as principais notícias do dia, além de pautas sobre saúde, moda, entretenimento e gastronomia. O chef Francesco, contudo, só inaugurou sua cozinha um mês após a estreia, devido ao atraso na confecção do cenário. Para a inauguração do espaço, foram convidados Arlindo Grund e Isabella Fiorentino, então recém-contratados para a apresentação do Esquadrão da Moda.

A atração nunca conseguiu se firmar na audiência. Chegou a picos de 5 pontos, empatando na terceira colocação com a Record, que reexibia a novela Prova de Amor (2005) – atrás da Band, com Márcia Goldschmidt e José Luiz Datena. Em outras ocasiões, ficou atrás até do culto de R. R. Soares, na RedeTV!.

Para embalar a atração, o SBT começou a reexibir, dentro do vespertino, reprises dos episódios da primeira (e mais marcante) temporada da Casa dos Artistas (2001). As chamadas da reapresentação, contudo, sugeriam uma nova temporada do reality: Claudete Troiano falava em “vai começar tudo de novo”, como se o programa fosse confinar, outra vez, celebridades como Alexandre Frota, Bárbara Paz e Supla.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A baixa audiência, contudo, não foi empecilho para que a atração fosse espichada, ganhando uma hora a mais de duração para cobrir o buraco causado pelas férias forçadas do Casos de Família, diante da saída da apresentadora Regina Volpato. Aliás, o ‘Casos’ foi apontado como destino de Claudete Troiano após sua saída do Olha Você, em 20 de março de 2009.

Uma nota do jornal Folha de São Paulo, publicada em 5 de dezembro de 2008, falava no clima de animosidade que reinava nos bastidores, opondo Claudete aos colegas de palco. A apresentadora não estaria aceitando as orientações da direção, passando por cima dos demais comandantes.

Alexandre Bacci também deixou o programa em 20 de março, já escalado para Vende-Se Uma Véu de Noiva (2009), novela de Íris Abravanel, baseada na obra de Janete Clair.

Já Ellen Jabour foi deslocada para as reportagens, enquanto o palco ficou a cargo de cinco jornalistas: Eloy Nunes, Guilherme Arruda, Roberta Peporine e Izabella Camargo – egressa da Band News; depois, ela foi para a Globo.

Tal e qual o Hoje em Dia, o Olha Você também contou com um repórter aventureiro. Beto Marden, conhecido por seu trabalho à frente do Ídolos (2006), cumpria a função que cabia a Celso Cavallini no canal vizinho.

A reformulação do Olha Você durou cinco dias, de 22 a 27 de março. Na segunda-feira seguinte, dia 30, a revista eletrônica foi substituída pela faixa Quem Não Viu, Vai Ver com reprises do Nada Além da Verdade e da sitcom Ô… Coitado.

Compartilhar.