No dia 29 de janeiro de 2002, o público conferiu por dentro, pela primeira vez, a casa do Big Brother Brasil. A locação é a mesma desde a primeira edição, mas já passou por inúmeras reformas.

Construída em apenas 55 dias, ela fica localizada numa área isolada de 2.300 metros quadrados dentro dos Estúdios Globo, em Curicica, na zona oeste do Rio de Janeiro (RJ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A primeira versão da habitação contava com 450 metros quadrados de área interna e 1200 metros quadrados de parte externa, incluindo jardim e piscina. Ao redor da casa, foram instalados painéis de quatro metros de altura simulando paisagens vistas no local.

Por trás daquilo que os participantes e o público veem, fica o chamado “câmera cross“, os corredores onde estão os técnicos, câmeras e equipamentos que possibilitam a captação das imagens do programa. Foram espalhados 60 microfones e 38 câmeras para vigiar os confinados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Vamos ter pelo menos duas câmeras fixas em cada cômodo, como o quarto, por exemplo. Mas posso deslocar mais seis câmeras para qualquer lugar se houver necessidade. O trilho dará essa mobilidade”, explicou o diretor Boninho ao jornal O Globo de 26 de janeiro de 2002.

A mobília da casa reuniu moveis comprados ou desenhos especialmente pela equipe de cenografia da Globo. Cada participante recebeu dois jogos de lençol e toalha, um edredom e um roupão. Na cozinha, com apenas uma mesa (ainda não existia divisão entre xepa e vip), havia um conjunto de louça para 12 pessoas, de material inquebrável. Os únicos locais com tranca eram o confessionário e a despensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até a quinta temporada, contava com três quartos, sendo dois público e um do líder. Um terceiro quarto público entrou na parada a partir do BBB6, mas, desde o BBB12, a casa voltou a ter somente dois dormitórios para todos compartilharem. O famigerado Quarto Branco surgiu apenas no BBB9.

Nas duas primeiras temporadas, o quarto do líder ficava ao lado do confessionário. No BBB3, foi motivo para o pátio da casa, onde ficou até o BBB9. No BBB11, o local foi movido para o segundo andar. Mas, desde o BBB14, voltou a ficar no pátio.

Além da decoração, grandes mudanças sempre ocorreram na área externa. A academia surgiu apenas no BBB4; o programa já teve banheira de hidromassagem, sauna e mesa de sinuca, variando a cada temporada. A lavanderia também já mudou de lugar algumas vezes. Desde o BBB7, um teto retrátil na área externa permite a realização de provas mesmo em dias chuvosos.

Compartilhar.