Após mais de 25 horas de exibição, a 20ª edição do Teleton, a maratona solidária em prol da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente – terminou à meia-noite deste domingo (29), ultrapassando a meta inicial de R$ 28 milhões.

A doação de 3 milhões e 200 mil reais feita pela Hipercard fez com que a campanha arrecadasse mais de R$ 29 milhões até o final do programa. Vale lembrar que o valor final das doações será ainda maior, pois não foram contabilizadas as doações convertidas pelo leilão do Teleton.

A campanha contou com a participação de inúmeros apresentadores, jornalistas, cantores, atores, radialistas e influenciadores digitais. O TV História esteve presente na maratona televisiva e te conta o que de melhor aconteceu na edição comemorativa do Teleton.

ABERTURA HISTÓRICA

O Teleton 2017 estava programado para começar às 22h30 pelo horário de Brasília, mas foi ao ar com quase meia hora de atraso. Às 22h57, a maratona começou com a exibição da abertura da primeira edição do Teleton, em 1998. O discurso de Silvio Santos explicava como a apresentadora Hebe Camargo e o ex-presidente da AACD, Décio Goldfarb, apresentaram a ideia da campanha para ele. O dono do SBT já conhecia a iniciativa, que foi criada pelo comediante Jerry Lewis, em 1966, nos Estados Unidos.

Em seguida, os telespectadores acompanharam o retorno à telinha da apresentadora Eliana. Afastada da televisão por conta da conturbada gravidez de Manuela, a atual madrinha do Teleton se emocionou ao agradecer o público pelas orações e contar mais detalhes sobre o período difícil que passou durante a gestação.

Após o depoimento de Eliana, Claudia Leitte interpretou a canção Oceans, do grupo musical gospel Hillsong United. A cantora aproveitou para pedir doações para a campanha e elogiar a iniciativa do SBT de apoiar a AACD.

Uma das novidades desta edição do Teleton apareceu na sequência. A cantora Ana Villela entrou no palco, ao lado do padrinho da campanha Daniel e do Padre Fabio de Mello, para cantar o hit Trem Bala, nova música tema da maratona solidária.

Na sequência, a cantora Sandy também apareceu para cantar um de seus sucessos e se juntar ao time de apresentadores da primeira hora do Teleton. A cantora interpretou o sucesso Me Espera em um dueto com Tiago Iorc.

A primeira noite do Teleton 2017 ainda ganhou um reforço de peso no comando da atração. A apresentadora Eliana fez questão de chamar ao palco Rodrigo Faro, apresentador da Record TV e concorrente direto aos domingos. Os dois posaram juntos para “foto” e disseram que não existe concorrência quando o propósito é fazer o bem.

O jornalista Roberto Cabrini também entrou no palco para mostrar algumas histórias de superação de pessoas atendidas pela AACD. Cabrini ainda promoveu um encontro musical entre Rodrigo Faro e Eliana. A dupla cantou o refrão de Não Precisa Mudar, sucesso de Saulo e Ivete Sangalo.

A celebração continuou ao longo da madrugada com os artistas revezando a participação entre o Teleton e o Teleton+, plataforma digital comandada por Celso Portiolli e diversos youtubers. A cantora Paula Fernandes se apresentou 1h05 da manhã. A madrinha do Teleton encerrou a sua primeira participação na maratona por volta de 1h45. Eliana agradeceu ao público, celebrou o retorno e passou o comando da atração para Rodrigo Faro. Em seguida, a jornalista Karyn Bravo se uniu ao time de apresentadores.

Por volta das 2h15 da manhã, Faro, Karyn e Paula deixaram o palco do Teleton e passaram o bastão para Danilo Gentili, Léo Lins, Murilo Couto, Juliana e Otávio Mesquita. Os apresentadores das madrugadas do SBT iniciaram os trabalhos com uma apresentação do grupo Ultraje a Rigor.

A maratona ao vivo do Teleton seguiu com a exibição de novas histórias dos pacientes atendidos pela AACD. Próximo das três horas da manhã, Valesca Popozuda entrou no estúdio para fazer o último show da primeira noite de Teleton.

DEPOIMENTOS SOBRE O TELETON

Durante a primeira noite do programa, o TV História teve a chance de conversar com alguns dos artistas que participaram da campanha. A felicidade presente nos discursos dos convidados foi marca registrada nas entrevistas concedidas nos bastidores da principal maratona solidária da TV brasileira.

“NESTE MOMENTO DE DIVERGÊNCIAS ESTÁ TODO MUNDO AQUI. TODO MUNDO DEIXOU SUAS FAMÍLIAS, DEIXOU SUAS CASAS PARA ESTAR AQUI AJUDANDO. TODOS JUNTOS POR UMA CAUSA NOBRE”
Mauricio Meirelles, humorista e embaixador do Teleton+

“TUDO O QUE EU POSSO FAZER (PELO TELETON), EU FAÇO! A AACD FAZ UM TRABALHO MUITO SÉRIO. EU ESTIVE LÁ E COMPROVEI! “
Danilo Gentili, apresentador

“CONHECI NESTE ANO UM DOS PROJETOS DA AACD: O CAPOEIRA AACD. FOI ALGO EXTREMAMENTE GRATIFICANTE PRA MIM. “
Léo Lins, humorista

“É UM PRIVILÉGIO PARTICIPAR DE UM PROJETO TÃO GRANDIOSO, QUE FAZ TANTA DIFERENÇA. ESTE PROJETO DEMONSTRA QUE ESFORÇOS COLETIVOS SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE INICIATIVAS INDIVIDUAIS. O BRASIL NÃO PRECISA DE HERÓIS, PRECISA DA UNIÃO DE ESFORÇOS.”
Roberto Cabrini, jornalista

MADRUGADA DE CELEBRAÇÃO

A partir das 3 horas da manhã, o Teleton encerrou a transmissão no palco e iniciou a celebração de 20 da maratona com a participação de locutores de várias rádios do país. Radialistas de diversas praças se revezaram na tarefa de relembrar os momentos importantes da campanha ao longo das 20 edições do programa. Eles também aproveitaram para apresentar um balanço dos serviços prestados pela AACD com os recursos obtidos no Teleton nos últimos anos.

O rádio sempre foi um veículo importante para a campanha. Em 2012, por exemplo, a Rede Transamérica transmitiu na íntegra o Teleton a todas as suas emissoras e afiliadas, sendo que esta foi a primeira vez que uma emissora de rádio transmitiu a maratona. Dentre as emissoras que cederam seus radialistas para a campanha estavam a Ótima FM, de Celso Portiolli, e a Massa FM, de Ratinho.

Durante a madrugada foram exibidas histórias emocionantes de pacientes da AACD que passaram pelo palco do Teleton e momentos importantes da maratona, como a primeira apresentação de Fafá de Belém cantando Depende de Nós, em 1998, e uma homenagem que Hebe Camargo recebeu de crianças atendidas pela AACD, em 2009.

MANHÃ COM PROGRAMAÇÃO INFANTIL

Por volta das sete horas da manhã, o Teleton voltou com a programação ao vivo do estúdio. A maratona mais uma vez aproveitou a manhã de sábado para dedicar toda a programação às crianças. Começou com a apresentação da cantora Priscila Alcântara e de Patati e Patatá. A dupla de palhaços se apresentou para a criançada durante a primeira hora da programação matinal do Teleton. Em seguida, a personagem Nina, de A Praça é Nossa, Liminha e Carlinhos Aguiar também entraram no palco para participarem da festa.

O elenco infantil da novela Carinha de Anjo também marcou presença. As meninas do internato religioso Doce Horizonte cantaram e dançaram várias músicas infantis para as crianças presentes na plateia.

Às nove horas da manhã foi a vez de Maísa, Mariana Kotscho e Roberta Manreza, apresentadoras do Papo de Mãe, da TV Cultura, e o personagem Cabrito Tevez, do humorista Alexandre Porpetone, unirem-se ao time de apresentadores da manhã. Logo em seguida foi a vez do elenco adulto de Carinha de Anjo e os integrantes do programa Quintal da Cultura, da TV Cultura, participarem do Teleton.

A atriz mexicana Lucero fez uma participação especial na maratona solidária. Ela fez uma visita à AACD durante sua passagem pelo Brasil e conheceu o trabalho feito pela instituição. Um dos momentos mais emocionantes da parte matinal do Teleton foi o depoimento de Silvia Abravanel, filha de Silvio Santos. A apresentadora abriu o coração ao dar um depoimento sobre a filha mais velha, Luana, de 19 anos, que sofre de um déficit neurológico causado pelo atraso no parto.

O depoimento de Silvia Abravanel emocionou os telespectadores, a plateia e os colegas que dividiam o palco com ela no momento. Depois foi a vez do ator João Guilherme, dos apresentadores Luis Ricardo e Flor, das jornalistas Carolina Aguaidas e Analice Nicolau, do repórter Marcelo Torres, e das atrizes Larissa Manoela e Milena Toscano participarem da celebração. A parte da manhã também contou com musicais de Masha e o Urso, Kell Smith e Juju, personagem de Maísa na novela Carinha de Anjo.

TARDE ESTRELADA

No final da manhã começou a passagem de bastão entre os apresentadores do Teleton. O período da tarde contou com as participações de Raul Gil, Leão Lobo, Mamma Bruschetta, Dudu Camargo, Marcão do Povo, Nadja Haddad, Décio Picinini, Leo Dias, Mara Maravilha e Cassius Zeilmann.

Durante este período, eles apresentaram o antes e o depois de alguns pacientes atendidos pela AACD que já haviam participado de outras edições do Teleton.

Por volta das 15 horas foi a vez de Christina Rocha entrar no palco e assumir o comando ao lado do cantor Eduardo Costa. Aliás, a dupla trocou um selinho em prol da campanha. Em seguida, foi a vez de uma velha conhecida voltar ao palco do Teleton. Fernanda Souza voltou a participar da campanha após 18 anos. E assim como da primeira vez que esteve na maratona, ela foi acompanhada de algumas colegas do elenco original da versão brasileira de Chiquititas.

Em um dos momentos mais legais da tarde do Teleton, as Chiquititas do passado dançaram simultaneamente com as integrantes do elenco da versão recente, que estavam nos estúdios do Teleton+.

Outro momento bacana foi a participação da turma do esporte no Teleton. Bruno Vicari, do SBT e ESPN Brasil, Zico, do Esporte Interativo, Minotauro, do Canal Combate/Sportv, e Oscar Schmidt, da Fox Sports, participaram da campanha durante a tarde.

Outro momento bem bacana foi protagonizado no final da tarde. Ver a interação entre Carlos Alberto de Nobrega, do SBT, e a turma do Encrenca, da RedeTV, foi muito legal. Anitta, Pedro Manso, Arnaldo Saccomani, Carlos Bertolazzi, Matheus e Kauan, Tiago Abravanel, Bela Gil e Rachel Sherehazade também estiveram presentes na campanha durante o período vespertino.

NOITE DE EMOÇÕES

A noite no Teleton começou com a participação das apresentadoras Chris Flores, Rebecca Abravanel e da atual Miss Brasil, Monalysa Alcântara. Ticiane Pinheiro, apresentadora da Record TV, e Patrícia Abravanel também participaram da reta final do Teleton. Celso Portiolli, padrinho do Teleton+, entrou no palco para dividir a apresentação com Ratinho e Carlos Nascimento.

Um dos momentos mais legais desta edição do Teleton foi a participação de Gugu Liberato ao lado de Ratinho, Carlos Nascimento e Celso Portioli. No palco do Teleton, o apresentador, que ficou durante décadas no SBT, reencontrou sua ex-assistente de palco Helen Ganzaroli e Lívia Andrade. Gugu ainda doou um quadro feito por ele com centenas de rolhas de garrafas de vinho e se emocionou ao rever uma garota que participou com ele de uma das primeiras edições da campanha.

Depois, Marcos Mion e Isabela Benito se uniram ao time de apresentadores. Logo de cara, Marcos Mion aproveitou o momento para dar um depoimento muito especial falando sobre o filho. O apresentador da Record TV emocionou ao contar a dificuldade que teve ao buscar um tratamento para o garoto, que nasceu com um problema nos ossos de uma das pernas. Mion revelou que seu filho foi atendido pela AACD e conheceu a seriedade da entidade por dentro.

O momento de maior tensão do Teleton veio logo em seguida. A apresentadora Patrícia Abravanel, grávida, tropeçou no pé do blogueiro Hugo Gloss e caiu no chão. Apesar do susto, Patrícia caiu com as mãos abertas e não tocou a barriga no chão.

RODA A RODA ESPECIAL

A produção do Teleton apostou em uma velha tática para entreter os telespectadores do Teleton: trazer apresentadores de outras emissoras para brincar em game shows do SBT. A iniciativa é sempre bem legal. Desde 2001, quando fez o Show do Milhão – Celebridades, a Batalha dos Artistas e o Show de Talentos, o Teleton costuma realizar esta interação entre emissoras concorrentes.

Desta vez, Silvio Santos reuniu os três garotos-propaganda da Simba Content para participarem de uma edição especial do programa Roda a Roda. Rodrigo Faro, da Record TV, Ratinho, do SBT, e Luciana Gimenez, da Rede TV, participaram do game. O dinheiro arrecadado com a brincadeira seria revertido para o Teleton, como foi em outros anos.

Mas, diferente de outras edições, a escolha pelo Roda a Roda não foi a melhor. A competição foi divertida, mas a fórmula de disputa da própria atração é bastante confusa e sem nexo. Ratinho, que venceu a competição inicial, perdeu em outra etapa, onde Luciana Gimenez terminou vencedora. Além disso, a brincadeira foi loteada por inúmeras inserções comerciais da Jequiti, deixando o Teleton em segundo plano. O próprio Silvio Santos demonstrou descontentamento com o resultado final da gincana.

SILVIO SEM FILTRO E META ALCANÇADA

Após o Roda a Roda, um dos momentos mais aguardados pelo público aconteceu: a chegada de Silvio Santos. Como de costume, Silvio sempre aparece sem papas na língua e começa sua participação no Teleton criticando os resultados do Roda a Roda que, segundo ele, derrubou a audiência da campanha. Na sequência, o apresentador garante que o horário do Teleton não será ultrapassado, pois o horário da meia-noite estava vendido para a Netflix exibir um episódio especial de Stranger Things.

Aliás, o patrão protagonizou um momento divertido ao falar do episódio que inicia a segunda temporada da série. Silvio afirmou que o episódio que seria exibido após o Teleton era sonolento até a metade, mas que depois ficaria bom.

Em outro momento bastante divertido, Silvio perguntou para a cantora gospel Aline Barros sobre sexo antes do casamento. A reta final da maratona acabou se tornando uma espécie de circo. Atrações pitorescas como Robozão e o pequeno Michael Jackson da Avenida Paulista marcaram presença nos momentos finais.

Após as atrações escolhidas a dedo por Silvio Santos foi a vez da tropa do cheque ajudar a atingir a meta de R$ 28 milhões. Com as doações de empresas como Brasilcap, Riachuelo, Via Varejo, Votorantim e Hipercard, o total arrecadado saltou de cerca de 20 milhões de reais para mais de 29 milhões de reais. Com isso, a 20ª edição do Teleton mais uma vez bateu a meta e garantiu mais um ano de grandes serviços prestados para a AACD.


Compartilhar.