Poucos dias depois da estreia do BBB5, em 2005, o diretor do reality, José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, se viu envolvido em uma polêmica familiar. Seu irmão, Diogo Boni foi à imprensa reclamar que o chefão do BBB havia usado ideias suas, sem autorização, na quinta edição do programa.

Boninho

O profissional alegou que estava prestes a estrear um reality show na internet, chamado Vidrados, onde seis participantes seriam confiando em uma casa de vidro num shopping carioca. Mas alegou que o projeto foi adiado por causa das semelhanças vistas no BBB5.

“Em dezembro, a imprensa anunciou que eu faria um Big Brother pela internet. Para mostrar que não era isso, eu apontei as diferenças, que hoje não são tantas assim. Algumas coisas novas que a gente lançaria foram antecipadas pelo Big Brother. Não sei por quem, nem sei por que está acontecendo isso, mas algumas idéias introduzidas foram iguais ao que pensávamos fazer”, explicou Diogo à revista Istoé em 9 de fevereiro de 2005.

BBB

“Em nenhuma das edições anteriores do Big Brother os participantes compravam coisas para a casa, nunca aconteceu a escolha de participantes por telefone, nem houve uma moeda própria ou a permissão de saída de participantes da casa. Isso tudo está acontecendo agora e foi listado no jornal quando falei das diferenças dos projetos. No nosso, as seis pessoas têm de comprar tudo para a casa. Vão usar a internet para adquirir móveis, roupas, remédios, tudo. E isso está sendo feito no Big Brother”, completou.

Resposta

Boni e filhos

O próprio Diogo, no entanto, disse que ainda nem havia conversado com o irmão sobre o assunto.

“Não, e acho que não vamos conversar. Não digo que foi o Boninho que fez isso, mas não gostei da postura da Rede Globo. Não achei uma atitude decente porque só começaram a fazer depois que souberam do nosso projeto”, disparou, deixando claro que o problema era profissional e que não se viam desde 30 de novembro do ano anterior.

Istoé procurou Boninho, que não quis comentar as acusações. De acordo com a reportagem, a Globo, por meio de sua assessoria de imprensa, deixou claro que não comentaria o fato em si, mas fez questão de destacar em nota:

“Curiosamente, antes de se dedicar aos projetos pessoais, Diogo fez estágio no site do Big Brother Brasil, portanto com acesso a todo o conteúdo do programa”.

Fogo cruzado

Quem ficou no meio do fogo cruzado foi o pai de ambos, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que dirigiu a Globo por muitos anos e tratou de colocar panos quentes na treta familiar.

“O programa de Diogo é uma espécie de comercial que não foi e nem se sabe se irá ao ar, enquanto o Big Brother é um formato de sucesso mundial. Disse ao Diogo que ele primeiro precisa botar o ovo para depois cantar. Pode ter acontecido coincidência em um ou outro ponto, mas nada importante”, reduziu.

O assunto logo foi esquecido pela mídia e a pendenga, provavelmente, foi resolvida dentro de casa.

Atualmente, Diogo trabalha como diretor de soluções integradas da Media Plus, empresa parceira da Globo que é responsável por soluções de publicidade junto a anunciantes dos EUA, Canadá e América Latina.

Compartilhar.