Dentre as várias atrações que a TV Aparecida programou para este fim de ano, o destaque, claro, fica por conta dos últimos capítulos de A Padroeira. A novela de Walcyr Carrasco, exibida pela Globo em 2001 e cedida pela emissora num acordo inédito na história da TV brasileira, chega ao fim amanhã (22). O TV História resgata aqui as emoções dos dois últimos capítulos, no ar às 19h e 22h30, nesta quinta-feira (21) e sexta-feira.

Artifício corriqueiro na obra do autor, a “falsa morte” sela, mais uma vez, o destino da mocinha; no caso, Cecília (Deborah Secco). Chantageada por Fernão (Maurício Mattar) – que raptou a irmã da protagonista, Marcelina (Renata Nascimento) -, ela toma uma poção preparada por sua antiga rival, Blanca (Patrícia França), que fará com que ela pareça morta, impedindo assim seu casamento com o malvado. Atingida por um tiro disparado pelo vilão Molina (Luís Melo), Blanca não consegue avisar Valentim (Luigi Baricelli), o amado de Cecília, da farsa.

Cabe a Dodô (Susana Vieira) alertar o filho a respeito do plano. Desesperado, Valentim resgata Cecília do túmulo. Os dois acabam se casando; nas últimas cenas, a heroína se descobre grávida. Blanca, por sua vez, decide seguir a vida religiosa, influenciada por Frei Tomé (Felipe Camargo). Já Molina, após atentar mais uma vez contra a vida da espanhola, é assassinado pela ex-escrava Pureza (Iléa Ferraz).

Por fim, um milagre de Nossa Senhora Aparecida acaba redimindo o vilão Fernão. Revoltado com a “morte” de Cecília, ele resolve destruir a imagem da santa. Incendeia a casa que abrigava Nossa Senhora, sem saber que ela foi levada para a igreja. Ao tentar invadir a casa de Deus, Fernão vê os pés de seu cavalo presos ao chão. Tocado, ele pede perdão aos irmãos Cosme (Samuel Melo) e Damião (Luís Antônio Nascimento), filhos de seu pai com a escrava Rosário (Cyda Moreno). E ainda recebe uma generosa oferta de Antonieta (Giulia Gam), viúva que quer leva-lo ao altar.

A fortuna de posse de Cosme e Damião, que Fernão havia usurpado, passa a ser administrada pelo poeta Manoel (Otávio Augusto), casado com Dodô. Já Imaculada (Elizabeth Savala) se une ao juiz Antunes (Cecil Thiré), que perde o emprego e termina, ao lado da esposa, vendendo fruta na feira. A filha de Imaculada, Izabel (Mariana Ximenes) é desposada pelo músico Faustino (Rodrigo Faro). O ex de Izabel, Diogo (Murilo Rosa), se entrega à paixão pela escrava Clarice (Isabel Fillardis); a mãe do rapaz, Joaquina (Lu Grimaldi), aceita de coração aberto o netinho negro.

As últimas cenas propiciam uma “viagem no tempo” para o telespectador, do século XVIII, onde se desenrolou a narrativa de A Padroeira, para o XXI, direto do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, interior de São Paulo. Norton Nascimento, que retratou um dos milagres da santa na novela – o do escravo cujos grilhões se abrem diante do apelo à Nossa Senhora – participa das sequências, assim como a cantora Joanna, que embalou a abertura do folhetim,

Fim de ano

Na véspera de Natal (domingo, 24), às 9h, o Terra da Padroeira recebe a dupla Gino & Geno, na estrada desde os anos 1970, sempre com um repertório animado. Às 12h30, o Cine Família traz o longa-metragem A Experiência do Natal. O Terço de Aparecida também será especial, direto da Basílica da Natividade, às 17h45; a Missa de Natal vai ao ar a partir das 21h, direto do Santuário Nacional.

Na segunda-feira (25), todos os programas apresentam edições especiais. Do Manhã Leve, com Maria Cândida, ao Vida com Arte, de Cláudia Pacheco, o destaque fica por conta do Santa Receita, apresentado por Claudete Troiano. A atração traz um amigo secreto entre seus colaboradores, além do show da cantora Gilmelândia.

Para a faixa de A Padroeira, a emissora reservou especiais musicais, de 25 a 30 de dezembro. Na segunda-feira, o cantor Daniel celebra o nascimento de Jesus ao lado de padres cantores. Terça-feira (26), Jads & Jadson; quarta-feira (27), Thaeme & Thiago; quinta-feira (29), a banda Anjos de Resgate; sexta-feira (29), festa sertaneja com os apresentadores Mariângela Zan e Kléber Oliveira; e sábado (30), Daniel em espetáculo solo.

Férias

Antecedendo a estreia de O Direito de Nascer, próxima trama da TV Aparecida, um festival de filmes! De 2 a 5 de janeiro, o rei do rock Elvis Presley ocupa a faixa. O Festival Sertanejo, no ar de 8 a 12 de janeiro, conta com Estrada da Vida, filme estrelado pela dupla Milionário & José Rico. Na semana seguinte, de 15 a 19, o Cinema da Fé; de 22 a 25, o Festival Faroeste; e de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, o Festival Latino.


Compartilhar.
Avatar photo

Apaixonado por novelas desde que Ruth (Gloria Pires) assumiu o lugar de Raquel (também Gloria) na segunda versão de Mulheres de Areia. E escrevendo sobre desde quando Thales (Armando Babaioff) assumiu o amor por Julinho (André Arteche) no remake de Tititi. Passei pelo blog Agora é Que São Eles, pelo site do Canal VIVA e pelo portal RD1. Agora, volto a colaborar com o TV História.