Com custos inviáveis, reinado de Bozo no SBT terminava há 30 anos
02/03/2021 às 15h05
Criado nos Estados Unidos, Bozo desembarcou no Brasil em 1980. Silvio Santos trouxe o personagem para a TVS, do Rio de Janeiro, e a Record, da capital paulista, com estreia em 15 de setembro daquele ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de agosto de 1981, com a criação do SBT, o palhaço ganhou todo o Brasil e iniciou um reinado que durou praticamente 10 anos, terminando em 2 de março de 1991.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O personagem foi vivido por nomes como Wandeko Pipoca (1980 a 1982), Arlindo Barreto (1983 a 1986), Luis Ricardo (diversas vezes entre 1982 e 1990), Paulo Seyssel (1983), Décio Roberto (1984 a 1991), Luiz Leandro (1985 e 1986) e Marcos Pajé (1986 e 1987). Uma lenda diz que o próprio Silvio queria dar vida ao palhaço, mas foi demovido da ideia por diretores da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
Além disso, ele tinha seus assistentes, como o Papai Papudo (Gibe), Vovó Mafalda (Valentino Guzzo), Kuki (Rony Cócegas), Salci Fufu (Pedro de Lara), Bozolinda (Flor) e Garoto Juca (Fernando Pavani), entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muito popular entre as crianças, Bozo ficava no ar durante várias horas, ao vivo, chegando a ser exibido em dois períodos diariamente. As crianças ligavam para a atração e podiam participar de diversos jogos, que davam valiosos prêmios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além dos tradicionais desenhos, como Pica Pau, Popeye, Papa Léguas e Looney Nunes, por exemplo, foi dentro da faixa de Bozo que estrearam no Brasil os seriados mexicanos Chaves e Chapolin, em 1984.
No auge, em meados dos anos 1980, principalmente antes da chegada de Xuxa na Globo, Bozo chegou a alcançar picos de 40 pontos no Ibope na Grande São Paulo, algo impensável nos dias atuais, ainda mais para o período da manhã.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo ainda sendo muito popular, Bozo terminou no Brasil por conta da dificuldade da renovação dos direitos da licença junto à empresa de Larry Harmon, que cuidava do licenciamento do personagem. O Brasil vivia mais uma crise financeira após o Plano Collor, com a moeda desvalorizada, inflação recorde e dólar cada vez mais alto.
Dessa forma, o SBT optou por uma solução caseira e colocou a Vovó Mafalda para assumir a Sessão Desenho.
Bozo voltou à tela do canal entre 16 de fevereiro de 2013 e 4 de maio de 2013, vivido por Jean Santos. Além de não chegar perto da repercussão das décadas anteriores, mais uma vez a alta do dólar não ajudou e o contrato com os detentores não foi renovado.
Mais recentemente, em 2017, foi lançado o filme Bingo: O Rei das Manhãs, baseado na vida de Arlindo Barreto.