Lolita Rodrigues é o nome artístico de Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite. A atriz e cantora tem uma curiosidade: por muitos anos, ela foi proibida de beijar um companheiro de cena em novela.

Lolita Rodrigues

A artista nasceu em 10 de março de 1929, em Santos (SP), iniciando a carreira muito cedo, aos 10 anos, na Rádio Record, na capital paulista. Pioneira da televisão brasileira, Lolita substituiu a amiga Hebe Camargo na inauguração da Tupi, cantando o Hino da Televisão Brasileira.

Casada entre 1951 e 1983 com o apresentador Aírton Rodrigues, fez história ao comandar programas como Almoço com as Estrelas e Clube dos Artistas.

Almoço com as Estrelas

Depois de muitos anos na Tupi, o tradicional programa das tardes de sábado ainda foi exibido pelo SBT nos primeiros anos da década de 1980.

Sempre presente em importantes momentos do veículo, Lolita esteve em 2-5499 Ocupado, primeira telenovela diária, na TV Excelsior.

Estreia tardia na Globo

Lolita Rodrigues

Esteve em dezenas de novelas desde então, se destacando em tramas como As Pupilas do Senhor Reitor (1970) e Os Deuses Estão Mortos (1971), ambas na Record.

Ela estreou na Globo somente nos anos 1980, em Memórias de um Gigolô. No ano seguinte, viveu Aldonza em Sassaricando; outro sucesso foi a empregada Lena, em Rainha da Sucata (1990). Em 1994, viveu a cabeleireira Fátima no remake de A Viagem.

Hebe, Nair Bello e Lolita Rodrigues

Não fez muitas novelas desde então, mas ainda teve participações marcantes em Terra Nostra (1999), Uga Uga (2000) e Kubanacan (2003).

Antes de se afastar da televisão, seu último papel foi o de Noêmia em Viver a Vida (2009), na Globo.

Uma curiosidade: a atriz sempre evitou beijar seus colegas de trabalho em cenas de novelas, pois seu marido tinha ciúmes.

“Era meio chato, mas falava abertamente: Olha, não quero que você me leve a mal. Não fique zangado comigo, mas o Airton não gosta e não quer que eu beije na TV. Nunca tive nenhum problema com isso. Todos sempre me compreenderam e foram extremamente cavalheiros comigo. Na hora do beijo, a gente dava um jeito de fingir e a cena saía. Isso nunca atrapalhou a minha carreira”, declarou.

[anuncio_5]

Vida pessoal

Lolita Rodrigues e Hebe

Sua última aparição pública foi em 2013, quando esteve no musical sobre a vida da grande amiga Hebe.

[anuncio_6]

Há alguns anos, Lolita se mudou para João Pessoa (PB), onde mora, desde então, junto com sua filha Silvia Rodrigues, que é médica.

Lolita Rodrigues

Em entrevistas antes da pandemia, a atriz até disse sentir falta das novelas, mas entendia que a logística para as gravações seria complicada na sua idade.

[anuncio_7]

Atualmente com 93 anos, a atriz tomou as vacinas contra a contra a Covid-19.

“Sempre apoiei as campanhas de vacinação, como também valorizo a ciência”, declarou ao G1. “Estou quietinha aqui em casa, com todos os cuidados. Muita água e sabão e álcool 70%. Em casa, higienizamos todas as compras e, infelizmente, não recebemos visitas”, completou.

Compartilhar.