Após golaço com Libertadores, SBT precisa definir o que virá pela frente

30/01/2021 às 15h34

Por: Fabio Marckezini
Imagem PreCarregada

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste sábado, saberemos quem levará a Taça Libertadores da América: Palmeiras e Santos fazem o duelo final no Maracanã. Além dos times paulistas, quem também recebeu uma premiação foi o SBT, que conseguiu os direitos de transmissão com exclusividade até 2022.

Não é de hoje que o SBT tem futebol em sua tela. Além de quatros Copas do Mundo (1986, 1990, 1994 e 1998) e respectivas eliminatórias, também já exibiu Copa América, Torneio Rio São Paulo, Copa Mercosul e Copa do Brasil – essa última foi responsável por um dos recordes de audiência da emissora, chegando a 42 pontos no Ibope.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A última vez que o SBT apostou no futebol foi comprando os direitos do Campeonato Paulista de 2003, causando uma briga ferrenha com a Globo, que entrou na Justiça para ter de volta o campeonato em sua grade. No final, as duas transmitiram boa parte do torneio junto com a Record.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


LEIA TAMBÉM:

Não há dúvidas sobre a importância que essa transmissão tem para o SBT, que volta seus olhos ao esporte, um produto importante e de bom retorno financeiro. Porém, exibir apenas Libertadores sem uma estratégia sólida não é a solução dos problemas.

Os primeiros jogos do campeonato sul-americano não foram muito bem de audiência, especialmente em São Paulo, deixando a emissora da Anhanguera muitas vezes em terceiro lugar, atrás da Globo e Record, que tinha a força de A Fazenda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Só mesmo na reta final que o público cresceu e, na semifinal entre Palmeiras e River Plate, o canal atingiu 19 pontos de média, com picos de 23. A última vez que o SBT viu esses números no Ibope havia sido em 2009, com o saudoso Gugu Liberato.

Hoje será a final da Libertadores e, sem dúvida, essa partida dará bons índices de audiência. Mas, e depois? É justamente isso que a direção da emissora precisa pensar.

O SBT acertou em trazer Téo José e Mauro Beting para o comando dos jogos, além de colocar um programa esportivo no ar, Arena SBT, com a apresentação de Benjamin Back, que fez muito sucesso no canal a cabo Fox Sports. Mas o horário é ingrato: todas as segundas, às 23h30.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


É preciso mostrar ao telespectador que o esporte está presente não apenas em um programa estilo mesa redonda, sendo necessário considerar uma atração diária, que destaque todos os esportes mundo afora, além de outros campeonatos. Isso faz com que o público, fã de futebol e esporte, tenha outra opção na TV aberta.

Antes da final desse sábado, o Arena SBT terá uma edição especial ao vivo e direto do Maracanã, explorando o pré-jogo, a ansiedade da torcida e as expectativas de comentaristas e convidados. Isso pode ser um exemplo a ser seguido na Libertadores 2021 – o SBT tem ferramentas para isso.

O Programa do Ratinho, por exemplo, poderia ser uma opção para apresentar um pós-jogo com comentários de convidados dentro de sua partida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O SBT tem um produto de muito valor e que traz novos espectadores para a sua programação, mas também é preciso arrumar a casa de modo geral, rever programas e sua grade, principalmente agora, que as outras emissoras reagem e trazem novas atrações.

O investimento em esportes é bom para todos: para o telespectador, para a emissora e para profissionais, gerando empregos e oportunidades. O SBT levanta a taça no sábado, mas precisa ficar de olho nas próximas partidas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.