Maior erro de Antonio Fagundes estreava há 12 anos: “Pior novela da Globo”

11/01/2023 às 8h31

Por: Bianca Montagnana
Imagem PreCarregada
Antonio Fagundes e Grazi Massafera como Alberto e Paloma em Vai na Fé (João Cotta / Globo)

Um dos maiores erros da história da Globo estreava há exatamente 12 anos, em 11 de janeiro de 2010. Alguns meses depois, em 17 de julho de 2010, a emissora respirava aliviada, quando terminava Tempos Modernos, de Bosco Brasil. A trama derrubou o Ibope da emissora e foi massacrada pela crítica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bom Sucesso

Inspirada em Rei Lear, de Shakespeare, a novela, que estreava há 11 anos, em 11 de janeiro de 2010, mostrava a história de Leal Cordeiro (Antônio Fagundes), milionário de origem simples que construiu o Titã, gigantesco e moderno edifício no centro de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Maior erro da carreira do consagrado ator, a trama não empolgou o público. Durante a trajetória da produção, foi noticiado que Fagundes pediu para deixar o elenco, o que foi prontamente negado pela assessoria da Globo.

Antonio Fagundes

LEIA TAMBÉM:

Além dele, também estavam na trama Eliane Giardini, Marcos Caruso, Fernanda Vasconcellos, Thiago Rodrigues, Grazi Massafera, Guilherme Weber, Malu Galli e Regiane Alves, entre outros.

A história ainda contava com a participação do computador-robô Frank, inspirado no Hal 9000 de 2001, Uma Odisseia no Espaço, filme de 1968, e tinha como um dos cenários a Galeria do Rock, tradicional reduto de roqueiros da capital paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desastre

Foi um desastre: o público não se interessou pela trama e artistas como Grazi Massafera foram muito criticados por suas atuações. A própria atriz chegou a declarar que essa foi a “pior novela da Globo”.

“Tarefa difícil acompanhar um capítulo inteiro de Tempos Modernos. A novela das sete de Bosco Brasil, que estreou na segunda na Globo, não consegue entrar nem naquela categoria espúria que abriga as coisas que, de tão ruins, chegam a ser boas. Ou pelo menos divertidas”, escreveu Guilherme Werneck em crítica para a Folha de S.Paulo de 17 de janeiro de 2010.

Para reverter os baixos índices de audiência, foram feitas diversas mudanças: Deodora se tornou mais humana e se apaixonou, Albano morreu, o computador Frank, que só servia para fazer fofoca, foi desligado, e o melodrama tomou conta da telinha. Mas nada adiantou.

“Pior novela da Globo”

“Contudo, as mudanças surtiram pouco resultado e Tempos Modernos terminou com um dos menores índices de audiência para o horário até então (média de 24 pontos no Ibope da Grande São Paulo), massacrada pela crítica e opinião pública, sendo lembrada até hoje como um problemão para a Globo”, resumiu nosso colunista Nilson Xavier em seu site Teledramaturgia.

Dessa forma, não havia mais o que ser feito: a Globo resignou-se e tocou a novela até o final. Tempos Modernos foi substituída por Ti Ti Ti, que levantou a audiência da faixa.

Eu fiz uma novela com ele [Fagundes] que foi um fracasso, né? Tempos Modernos. Foi a pior novela da Globo, e eu fiz. Foi com ele, isso dá um acolhimento no meu coração. A gente se reencontrou [em Bom Sucesso] e falou: ‘Agora a gente vai fazer uma novela, tomara [que dê certo]… Deus abençoe’. E abençoou, pra gente esquecer. Mas tudo são experiências…”, declarou Grazi Massafera ao site Notícias da TV.

Alguns anos depois, Antônio Fagundes e Grazi Massafera tiveram a chance de se redimir trabalhando juntos, atuando em Bom Sucesso, que fez muito sucesso em 2019.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.