Ao vivo e com polêmico beijo, primeira novela da TV brasileira estreava há 69 anos

21/12/2020 às 3h57

Por: Thell de Castro
Imagem PreCarregada

Provavelmente quem estava envolvido não sabia, mas há exatamente 69 anos, no dia 21 de dezembro de 1951, a então novata televisão brasileira, com pouco mais de um ano de vida, vivia a estreia de um gênero que a dominaria completamente dentro de algum tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse dia, às 20h, a TV Tupi de São Paulo colocava no ar a primeira novela da história do veículo. Sua Vida me Pertence foi escrita e dirigida por Walter Forster (1917-1996), que também foi um dos protagonistas do folhetim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A produção ia ao ar somente duas vezes por semana, às terças e quintas, com capítulos exibidos ao vivo e que duravam 20 minutos – vale lembrar que a novela diária surgiu apenas em 1963, com 2-5499 Ocupado, na TV Excelsior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


LEIA TAMBÉM:

A história de Sua Vida me Pertence era simples e mostrava a paixão de uma moça por um homem que desdenhava seu amor. Além de Forster, estavam no elenco Vida Alves (1928-2017), Lia de Aguiar (1927-2000), Néa Simões (1923-2002), Dionísio Azevedo (1922-1994), Lima Duarte, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de ser a primeira novela da televisão brasileira, Sua Vida me Pertence ficou marcada pela exibição do primeiro beijo no veículo.

“Foi um verdadeiro tabu na época, o que gerou muita discussão. Porém, não era um beijo como estamos acostumados a ver. Na verdade, não passou de um inocente ‘selinho’ entre os protagonistas Walter Forster e Vida Alves”, comentou nosso colunista Nilson Xavier em seu site Teledramaturgia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Para que a cena pudesse ser realizada, Forster teve que ir pessoalmente conversar com o marido de Vida, um engenheiro italiano que acabou concordando com o inusitado pedido.

Sua Vida me Pertence teve apenas 15 capítulos e foi exibida até 8 de fevereiro de 1952, mas marcou seu nome para sempre na história da televisão brasileira.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.