Gerson Brenner voltou à tela da Globo com a reprise de Rainha da Sucata, novela de Silvio de Abreu exibida no Vale a Pena Ver de Novo. Na trama de 1990, o ator deu vida a Gerson Giovanni, filho mais velho de Dona Armênia (Aracy Balabanian), atleta, galã e instrutor de paraquedismo que se envolve em relacionamentos conturbados ao longo da história.

Gerson Brenner nasceu em 22 de dezembro de 1959, em São Paulo. Antes de ingressar na televisão, trabalhou como modelo e participou de produções teatrais. Em 1988, protagonizou a peça Querelle, permanecendo seis meses em cartaz com sessões lotadas. No ano seguinte, atuou em 1989, o Ano da Revolução, montagem que chamou a atenção de profissionais da Globo e resultou em seu convite para integrar o elenco de Rainha da Sucata.

Carreira de Gerson Brenner

Além de Rainha da Sucata, Brenner participou de produções como Kananga do Japão (1989), Lua Cheia de Amor (1990), Perigosas Peruas (1992), Deus Nos Acuda (1992) — com o retorno do personagem Gerson Giovanni —, Tocaia Grande (1995), Vira Lata (1996) e Corpo Dourado (1998), sua última novela.

Seu trabalho ficou associado a personagens carismáticos e populares, geralmente inseridos em núcleos familiares de forte apelo junto ao público.

Por onde anda Gerson Brenner?

A trajetória profissional de Brenner foi interrompida em 1998, quando o ator foi baleado durante uma tentativa de assalto. O disparo provocou sequelas neurológicas graves, comprometendo a fala e a mobilidade, o que o afastou definitivamente da televisão e do teatro. Desde então, vive sob cuidados médicos e acompanhamento constante.

Gerson Brenner é casado com a psicóloga Marta Mendonça, que assumiu sua rotina de cuidados após o atentado. Em entrevistas recentes, ela relatou que o ator reage com emoção ao rever cenas de Rainha da Sucata na televisão.

“Ele fica muito contente ao assistir à novela”, afirmou em entrevista ao Metrópoles.

“Uma das características dele, desde antes [do acidente], é que, quando gostava de alguém ou de alguma coisa, mandava beijo. Hoje, ele faz a mesma coisa: quando vê uma cena de que gosta muito, manda um beijo para a TV”, completou Marta.

Atualmente com 65 anos, Gerson Brenner vive longe dos holofotes, mantendo uma rotina restrita à família e aos cuidados de saúde.

Share.