A reprise de Rainha da Sucata no Vale a Pena Ver de Novo recoloca em evidência Patrícia Pillar, intérprete de Alaíde, personagem da novela exibida originalmente em 1990. Escrita por Silvio de Abreu, a trama retrata o embate entre a elite tradicional paulista e a ascensão dos novos-ricos, e Alaíde integra o núcleo de personagens femininas que refletem os conflitos afetivos e sociais daquele contexto.

Filha de Lena (Lolita Rodrigues), Alaíde vive com a mãe em um dos quartos da casa de Laurinha (Glória Menezes). Estudante de secretariado à noite, trabalha como arrumadeira e sonha por uma vida independente. Com forte consciência social, busca justiça e se afasta da bajulação aos poderosos.

Carreira de Patrícia Pillar

Nascida em 11 de julho de 1964, em Montes Claros (MG), Patrícia Pillar iniciou a carreira ainda jovem, primeiro no teatro, participando de produções como Tem Pra Gente (1983), Amizade de Rua (1985), Estúdio Nagazaki (1986) e O Máximo (1989). Nas décadas seguintes, ganhou projeção nacional e se consolidou como um dos nomes mais recorrentes da Globo.

Na televisão, Patrícia construiu uma trajetória marcada por personagens de forte densidade dramática. Além de Alaíde, de Rainha da Sucata, destacou-se como Linda Bastos em Roque Santeiro (1985), Ana do Véu em Sinhá Moça (1986), Eliana Vieira em Renascer (1993), Luana Berdinazzi em O Rei do Gado (1996), Emerenciana em Cabocla (2004) e a vilã Flora em A Favorita (2008).

No cinema, Patrícia também acumulou trabalhos relevantes, participando de produções nacionais de destaque, como Menino Maluquinho – O Filme (1994), O Quatrilho (1995), Zuzu Angel (2006) e Se Eu Fosse Você (2006), entre outros.

Por onde anda Patrícia Pillar?

Na vida pessoal, Patrícia Pillar, atualmente com 61 nos, manteve postura discreta, apesar de relacionamentos que tiveram repercussão pública. Casou-se com o músico Zé Renato em 1985, com quem permaneceu por dez anos. Em 1999, casou-se com Ciro Gomes, relacionamento que chegou ao fim em 2011. Seu último relacionamento público foi com o diretor-geral da Globo Carlos Henrique Schroder, iniciado em 2016 e encerrado em 2019.

Nos últimos anos, Patrícia tem se mantido afastada das novelas, com participações pontuais em projetos audiovisuais e presença mais seletiva na televisão. Sua última novela como integrante de elenco fixo foi O Rebu (2014). Desde então, participou de séries e minisséries e esteve no elenco do longa Malês, de 2025.

Share.