1 – Originalmente chamado Punky Brewster, o seriado estreou no dia 16 de setembro de 1984, na emissora norte-americana NBC. Foram 88 episódios ao longo de 4 temporadas, com o último capítulo sendo exibido em 27 de maio de 1988.

2 – Na TV brasileira, a série foi lançada pelo SBT, levando o nome Punky, A Levada da Breca e fazendo grande sucesso. Depois, a obra passou por diversos canais, como a Band.

3 – A versão exibida no SBT tinha uma música tema própria, diferente da original. A canção foi produzida pela dupla de compositores Mario Lúcio de Freitas e Marcelo Gastaldi, mais conhecido por ser o dublador de Chaves e Chapolin.

4 – O nome da produção foi escolhido pelo diretor de programação da NBC na época, Brandon Tartikoff, em homenagem a uma colega de escola pela qual ele era apaixonado, chamada Peyton “Punky” Brewster. Antes da estreia, a emissora procurou a mulher para que ela autorizasse o uso de seu nome.

5 – Na série, a menina foi chamada de Penelope “Punky” Brewster. A verdadeira Punky participou do episódio The Search, o nono da segunda temporada, interpretando uma professora da protagonista. Na cena, ela estranha o nome da garota, uma piada interna da produção.

6 – A produção conta a história de Punky, uma menina que é abandonada por sua mãe em um shopping center de Chicago, acompanhada apenas de seu cachorro.

7 – Então, ela invade um apartemento, que pertence ao solitário idoso Arthur Bicudo. Fotógrafo viúvo, ele fica com pena da garota e se transforma em seu novo pai.

8 – A intenção da NBC era bater de frente com o tradicional jornalístico 60 Minutes, exibido pela CBS nas noites de domingo. Então, ao invés de desenvolver outro programa adulto, o canal resolveu lançar algo que agradasse outro tipo de público: o infantil.

9 – O conceito da série foi inspirado em uma notícia real, que tratava de uma criança que foi abandonada pelos pais em um supermercado.

10 – Então com 7 anos de idade, a protagonista Soleil Moon Frye foi escolhida após derrotar mais de 1000 outras meninas em diversos testes. Ela foi convidada para a seleção enquanto visitava os estúdios da emissora, onde seu irmão mais velho, Meeno Peluce, atuava na série Voyagers – Os Viajantes do Tempo.

11 – O veterano George Gaynes, que vivia Arthur Bicudo, também ficou conhecido por outro grande sucesso dos anos 80: a série de comédias Loucademia de Polícia, onde vivia o Comandante Lassard.

12 – O figurino chamativo de Punky seguia um conceito: o de que crianças não conhecem as preocupações da idade adulta e, por consequência, têm mais ousadia e liberdade.

13 – Punky tinha um golden retriever, que se chamava Brandon. O nome do cachorro era o mesmo do diretor Tartikoff e também foi escolhido por ele.

14 – Os dois últimos episódios da primeira temporada foram planejados para dar origem a uma nova série, chamada Fenster Hall, nome do orfanato que aparecia na produção. Porém, o projeto não deu certo e foi engavetado.

15 – A série foi um grande sucesso na área comercial, dando origem a mais de 30 produtos, como roupas e bonecas.

16 – No auge de seu sucesso, o elenco do seriado recebia mais de 40.000 cartas por mês. Muitas dessas mensagens eram de crianças que buscavam ajuda após sofrer abandono, abuso sexual ou algum tipo de violência. Estas confissões eram encaminhadas para a polícia, que passava a investigar cada caso.

17 – Para promover a segunda temporada, a produção lançou uma campanha, pedindo para que os espectadores enviassem sugestões para episódios. O vencedor foi um menino de 7 anos, que teve sua ideia produzida e ganhou uma viagem para Hollywood, onde conheceu o elenco do seriado. O episódio inspirado em sua proposta foi o 16º do segundo ano, Cherie Lifesaver, no qual Punky ajuda sua amiga Cherie com lições de primeiros socorros, após a menina ficar presa dentro de uma geladeira.

18 – Um dos episódios mais marcantes da série é o oitavo da segunda temporada, intitulado Just Say No. Na trama, Punky e suas amigas conhecem as “Chiqueletes”, um grupo de garotas que as convidam para experimentar narcóticos. Então, elas rejeitam o convite e se juntam à campanha anti-drogas que dá nome ao capítulo. A iniciativa aconteceu de verdade na época, sendo liderada pela primeira-dama Nancy Reagan, mulher do então presidente Ronald Reagan. O capítulo se encerra com Punky participando de uma passeata real da campanha e fazendo um discurso a favor de que crianças não experimentem nenhhum tipo de droga. O episódio teve imensa repercussão e ganhou prêmios de entidades de combate aos narcóticos.

19 – Mesmo sendo bastante popular entre o público juvenil, o seriado não conseguia bater o rival 60 Minutes e acabou sendo cancelado pela NBC após o final da segunda temporada.

20 – No 22º e último episódio da segunda temporada, Punky lida com uma tragédia da vida real: a explosão do ônibus espacial Challenger, ocorrida em 28 de janeiro de 1986. Exibido poucas semanas após o desastre, o capítulo mostrou a criança lidando com a tragédia e contou com a participação de Buzz Aldrin, astronauta e segundo homem a pisar na Lua.

21 – Logo depois, a série foi ressuscitada no sistema de Syndication, prática de mercado bastante comum na televisão norte-americana, na qual programas são produzidos por estúdios e não vinculados obrigatoriamente a nenhuma emissora, sendo exibidos em canais locais de diferentes bandeiras em todo o país.

22 – Então, o show ganhou mais duas temporadas. O terceiro e o quarto ano da série tinham um tom mais maduro, com Punky se tornando adolescente e enfrentando novas questões, relativas a esta fase.

23 – O clássico visual da menina foi mudado na segunda metade do seriado e Punky abandonou seu tradicional estilo.

24 – O último episódio foi o 22º da 4ª temporada, Wedding Bells for Brandon. No capítulo, Punky e seus amigos realizavam o casamento do cachorro da menina.

25 – Devido a uma greve de roteiristas, a série não ganhou uma conclusão. Nem a equipe nem o elenco sabiam que o episódio do casamento animal seria o último da série. Então, Punky nunca reencontrou sua mãe.

26 – Existem boatos de que a série foi cancelada devido ao rápido desenvolvimento dos seios da protagonista, que não teria mais condições de interpretar uma criança. Isto não é verdade e a confusão se deve ao fato de que a atriz Soleil Moon Frye realmente teve tal problema e fez redução de mamas, mas anos após o final da produção.

27 – Em 1985, durante seu segundo ano, o seriado deu origem a uma animação, chamada It’s Punky Brewster (Punky, no Brasil). O desenho animado mostrava Punky ao lado do monstrinho Glomer e fez grande sucesso ao ser exibido no SBT. A produção teve 26 episódios e foi cancelada ao mesmo tempo que a série original foi rejeitada pela NBC, antes das últimas duas temporadas.

28 – A série foi reprisada pelo SBT no ano de 2015, anos após sua última exibição no canal, ficando na grade por poucas semanas.

29- George Gaynes morreu no último mês de fevereiro, aos 98 anos.

30 – Atualmente, Soleil Moon Frye tem 40 anos e apresenta o programa Home Made Simple, no canal Oprah Network. Em 2009, atendendo a pedidos de fãs, a atriz postou uma foto em seu Twitter, na qual se caracterizava novamente como Punky, 21 anos após o fim da série.

Veja também: Bastidores, vícios e um final chocante: os segredos da série Alf, o ETeimoso

Veja também: Os 35 programas mais clássicos dos 35 anos do SBT

Veja também: Por onde anda o elenco de Vamp?

Veja também: Qual novela das 7 passava quando você nasceu?

Veja também: Qual novela das 8 passava quando você nasceu?


Compartilhar.
Avatar photo

Alexandre Pequeno é jornalista e apaixonado pelas novelas brasileiras desde a infância. A paixão foi tanta que seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre a novela Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos. Em 2018, lançou o canal Novelando, onde aborda, de forma bem humorada, sobre as tramas que marcaram a história da TV. Já publicou contos e crônicas em antologias nacionais Leia todos os textos do autor