Confira o resumo de todos os capítulos de Liberdade, Liberdade, novela exibida em 2016 pela Globo:

Capítulo 1, 11 de abril de 2016 – Maia/Vendek entrega um livro a Tiradentes em sigilo. Tiradentes escapa de um atentado. Tiradentes e Gonzaga escondem o livro. Rubião entrega um saco de ouro a Antônia, que o esconde, sem perceber que é observada por Joaquina. Mão de Luva rouba o livro de Tiradentes. Antônia processa Tiradentes e resgata Santina. A rainha Maria I exige que se executem os brasileiros que tramam contra a Coroa portuguesa. Tiradentes e Virgínia conversam sobre a independência brasileira. Capitão Tolentino apreende Rubião e Tiradentes. Tiradentes é condenado à morte. Joaquina testemunha o enforcamento de Tiradentes.

Capítulo 2, 12 de abril de 2016 – Raposo afasta Joaquina da multidão e a leva para Vila Rica. Mão de Luva sequestra a menina. Raposo tenta render Mão de Luva e Joaquina é ameaçada por Ascenção. Rubião mata Antônia. Mão de Luva exige que Raposo pague um resgate por Joaquina. Antes de morrer, Antônia pede a Raposo para cuidar de Joaquina. Maia/Vendek e Virgínia ajudam Raposo a preservar a vida de Joaquina, que ganha um novo nome: Rosa. Há uma passagem de tempo. Joaquina/Rosa aprende a lutar com Raposo. André alerta o pai sobre a ida da Coroa Portuguesa para o Brasil. Joaquina/Rosa e André se preparam para voltar ao Brasil.

Capítulo 3, 14 de abril de 2016 – Raposo, Joaquina/Rosa, André e Bertoleza chegam ao Brasil. Mão de Luva e Simão rendem Raposo, mas Joaquina/Rosa consegue reverter a situação. Mão de Luva reconhece Joaquina/Rosa. Xavier e Joaquina/Rosa se interessam um pelo outro e Branca sente ciúmes do noivo. Dionísia assedia Saviano e Luanda se incomoda. Rubião e Joaquina/Rosa simpatizam um com o outro. Dionísia castiga Luanda e Saviano. Raposo pede que Joaquina/Rosa se contenha na frente de Rubião. Gaspar e seus comparsas rendem Xavier e Joaquina/Rosa o defende.

Capítulo 4, 15 de abril de 2016 – Joaquina/Rosa exige que Xavier não se aproxime para não descobrir sua identidade. Raposo se desespera com o comportamento da filha. Omar se envolve em uma briga com Malveiro e Xavier o ajuda. Rubião se insinua para Joaquina/Rosa. Brites afirma a Xavier que o casamento com Branca ajudará sua família. Joaquina/Rosa se revolta contra os maus tratos de Dionísia a Luanda e Saviano. Omar confirma a Rubião que trabalhará secretamente para capturar os revolucionários. Xavier visita o bordel de Virgínia e encontra Omar. Luanda se recusa a servir Bertoleza. Rubião e Xavier se enfrentam por causa de Joaquina/Rosa.

Capítulo 5, 18 de abril de 2016 – Xavier e Rubião se enfrentam e noivo de Branca acaba preso. Raposo descobre que Xavier foi preso. Branca exige que seu pai tire Xavier da prisão. Raposo tenta convencer Rubião a perdoar Xavier. Raposo e Virgínia fazem apelo a Rubião. Dionísia percebe o interesse de Joaquina por Xavier. Tolentino suspeita da mobilização causada pela prisão de Xavier. Vidinha e Gironda batem boca em cabaré. Mão de Luva descobre que Joaquina está circulando pela cidade. Branca descobre verdade e dá tapa na cara de Xavier. Virgínia leva as meninas do cabaré para passeio em rio. Mão de Luva sequestra Joaquina. Mimi toma banho de rio com as meninas do cabaré. Mão de Luva afirma que sabe que Joaquina é a filha de Tiradentes.

Capítulo 6, 19 de abril de 2016 – Raposo decide procurar Joaquina. Branca fica furiosa com visita de Joaquina a Xavier. Virgínia teme a presença de Ascenção na mata. Diogo Farto propõe pagar a fiança de Xavier, desde que Matias afaste o filho de Branca. Capote ataca Joaquina. Mão de Luva salva Joaquina. Mão de Luva mata homem que tentou abusar de Joaquina. Rubião e Anita tomam banho juntos. Dionísia questiona Bertoleza sobre seus sentimentos por André. Joaquina rende Simão e consegue escapar. Virgínia e suas meninas ficam presas na estrada. Ascenção ajuda Raposo e André. Rubião encontra Joaquina na mata.

Capítulo 7, 21 de abril de 2016 – Rubião leva Rosa para casa. Rubião espia Rosa no banho. Ascensão diz que sabe que Rosa é a filha de Tiradentes. Simão chega à casa de Ascensão e se depara com Raposo. Raposo descobre que a filha está em segurança na casa de Rubião. Rubião fica encantado com Rosa. Branca se desespera com o fim do noivado. Rosa e Raposo discutem sobre justiça. Vírgínia olha insistentemente para Rosa. Rosa pergunta a Raposo quem é Virgínia. Rosa se surpreende com a pobreza da cidade baixa. Branca decide fazer jejum até que seu pai volte atrás e permita o noivado.

Capítulo 8, 22 de abril de 2016 – Rubião humilha Virgínia. Raposo leva André ao cabaré de Virgínia. Rubião fica com Anita. Bertoleza percebe interesse de Joaquina por Rubião. Branca desafia Diogo e Matias e visita Xavier. Ascenção alerta Mão de Luva sobre os perigos de falar sobre a filha de Tiradentes. Virgínia encontra Raposo no cabaré. Raposo exige que Virgínia não se aproxime de Joaquina. Mimi tenta seduzir André. Matias pede segredo sobre visita de Branca. Mão de Luva encontra livro de Tiradentes. Xavier confronta Tolentino. Raposo manda Xavier ficar longe de Joaquina. Joaquina tenta convencer Rubião a ajudar a população mais pobre. Luzia descobre que Branca saiu de casa escondida. Virgínia distribui mantimentos para a população mais pobre. Branca e Xavier se encontram às escondidas. Joaquina fica surpresa ao ouvir seu nome de batismo.

Capítulo 9, 25 de abril de 2016 – Joaquina fica surpresa quando Virgínia a chama por seu nome verdadeiro. Branca e Xavier são flagrados na igreja por Brites. Rubião cobra impostos de Raposo. Virgínia se irrita com briga de suas meninas. Raposo acusa Taveira de tê-lo roubado. Joaquina flagra Xavier no bordel. Virgínia se surpreende com visita de Joaquina. Raposo arrasta Taveira pela estrada. Xavier fica interessado em Joaquina. Raposo exige que Taveira lhe diga onde está o dinheiro que ele desviou. Virgínia leva Joaquina até o local onde ficava a casa de Tiradentes.

Capítulo 10, 26 de abril de 2016 – Virgínia diz a Joaquina que Tiradentes morreu porque alguém o traiu. Rubião resgata Taveira. Raposo exige que Virgínia se afaste da filha. Luzia proíbe Branca de se encontrar com Xavier. Bertoleza ameaça Luanda. Taveira jura inocência na frente de Rubião. Matias tem conversa séria com Xavier. Dionísia promete a Raposo que dará uma lição em Virgínia. Joaquina repreende Xavier após encontrar Celeste com fome. Joaquina e Xavier trocam ofensas no mercado de escravos. Joaquina recebe um bilhete de Virgínia. Virgínia avisa a Joaquina que ainda existe um movimento de luta pela independência. Branca conta para Xavier que viu Joaquina com Virgínia. Raposo e Xavier se enfrentam em um duelo. Desafeto de Raposo aparece morto na prisão. Joaquina é difamada e humilhada nas ruas de Vila Rica

Capítulo 11, 28 de abril de 2016 – Joaquina fica indignada com as ofensas a seu respeito. Dionísia exige que Virgínia fique longe de Joaquina. Taveira é encontrado morto na cadeia. Brites encontra uma compradora para Celeste. Branca sugere a Luzia que elas façam uma visita a Joaquina. Raposo é informado sobre a morte de Taveira. Raposo exige ver o corpo de Taveira. Dionísia recebe carta de Luzia. Caldeira repreende Simoa por ter comprado Celeste. Xavier se diverte com difamação contra Joaquina. Joaquina não se anima quando Dionísia fala sobre visita de Branca e sua mãe. Mão de Luva procura Virgínia. Mão de Luva diz a Virgínia que quer vender o livro de Tiradentes. Joaquina confronta Branca e Luzia durante chá. Mão de Luva fica encantado por Gironda. Anita sente ciúmes quando Rubião elogia Joaquina. Mão de Luva oferece ouro em troca da ‘virgindade’ de Gironda. Raposo desenterra cadáver. Rubião pensa em Joaquina. Dionísia guarda segredo chocante sobre seu marido. Virgínia avisa a Xavier que Mão de Luva está com o livro de Tiradentes. Rubião e Joaquina se beijam.

Capítulo 12, 29 de abril de 2016 – Dionísia flagra beijo de Joaquina e Rubião. Mão de Luva se esbalda com as meninas de Virgínia. Virgínia tem ideia para recuperar o livro de Tiradentes. Diogo exige que Branca termine seu noivado com Xavier. Mimi se sente rejeitada por André. Xavier manda um recado por Simão a Mão de Luva. André enaltece a beleza de Mimi. Virgínia conta a Raposo que o livro de Tiradentes tem uma dedicatória para sua filha. Joaquina se emociona ao saber da existência do livro de Tiradentes. Xavier e Branca têm primeira noite de amor. Rubião e Raposo iniciam caçada pelo livro de Tiradentes. Bertoleza diz a Rosa que Rubião mandou alimentar os pobres para impressioná-la. Virgínia é sequestrada e agredida. Raposo sente orgulho de André. Joaquina encontra Virgínia à beira da morte e se desespera.

Capítulo 13, 2 de maio de 2016 – Joaquina socorre Virgínia. Malena encontra mancha de sangue no lençol de Branca. Rubião e Tolentino encontram o novo esconderijo de Mão de Luva. Xavier se preocupa com desaparecimento de Virgínia. Dionísia se expõe para Saviano. Rubião oferece recompensa a quem encontrar Mão de Luva. Joaquina pede ajuda de Ascensão para salvar Virgínia. Raposo, André, Xavier, Rubião e Tolentino se embrenham na mata em busca de Mão de Luva. Ascenção sugere fazer uma transfusão de sangue para salvar a vida de Virgínia. Mão de Luva intimida seu bando para evitar fugas. Joaquina decide doar seu sangue para salvar a vida de Virgínia. Xavier leva tiro de Simão, e Raposo luta com Mão de Luva. Virgínia reage ao tratamento de Ascenção. Xavier recupera livro de Tiradentes.

Capítulo 14, 3 de maio de 2016 – Xavier acredita que Mão de Luva morreu. Joaquina se preocupa com recuperação de Virgínia. Raposo agradece Rubião por ter salvado sua vida. Ascenção aconselha Joaquina a voltar para casa. Dionísia conta para Raposo que Joaquina passou a noite fora de casa. Xavier descobre que Tiradentes teve uma filha. Joaquina conta para Raposo que salvou a vida de Virgínia. Ascensão leva Virgínia para o bordel. Rubião exige que Omar recupere o livro de Tiradentes. Virgínia se emociona ao ver o livro de Tiradentes. Tolentino avisa a Simoa que Simão será enforcado. Xavier confia o livro de Tiradentes a Virgínia. André se surpreende ao encontrar Xavier no bordel. Simão acredita que será resgatado por Mão de Luva. Dionísia paga recompensa a Malvério. Malena intimida Branca. Malena chantageia Branca e ameaça revelar a todos que ela não é mais donzela. Rubião propõe compromisso a Joaquina. Ascenção não acredita na morte de Mão de Luva. Diogo recebe mensagem de Alexandra e revela que está falido. André espia banho de Luanda e Saviano. Raposo se preocupa com possível união entre Joaquina e Rubião. Luzia flagra Malena usando os pertences de Branca. Joaquina é flagrada no bordel.

Capítulo 15, 5 de maio de 2016 – Raposo repudia a atitude de Joaquina e Virgínia pede que a jovem vá embora. Virgínia manda Vidinha descobrir quais são as intenções de Rubião com Joaquina. Branca explica a Luzia por que Malena a chantageia. Raposo afirma que plano de Dionísia acabou aproximando Joaquina de Virgínia. Xavier descobre acordo de Matias e Diogo Farto. Vidinha descobre que Rubião está apaixonado por Joaquina e conta para Virgínia. Joaquina pede para falar com Raposo. Raposo e Joaquina se reconciliam. Malena intimida Luzia e Branca. Tolentino se aproxima de André. Xavier confronta Diogo Farto. André fica desconcertado ao ver Tolentino sem camisa. Xavier e Matias se enfrentam. Rubião ganha nova arma na luta contra os rebeldes. Dionísia tenta aconselhar Joaquina sobre relacionamento com Rubião. Rubião garante a Raposo que vai acabar com os conspiradores. Xavier vê Joaquina nadando nua.

Capítulo 16, 6 de maio de 2016 – Xavier fica encantado com Joaquina. Branca faz planos para seu casamento com Xavier. Rubião dá ordens a Tolentino para encontrar os conspiradores. Dionísia pretende arranjar um casamento para André. Matias cobra de Caldeira o restante do pagamento pela aquisição de Celeste. Raposo se preocupa com escassez de ouro. Malena inferniza Branca. Tolentino faz convite a André. Ascenção examina corpo de Taveira a pedido de Raposo. Rubião descobre onde Taveira guardou o ouro roubado de Raposo. Rubião escapa de flagra de Raposo. Mimi alerta André sobre caráter de Tolentino. Anita desconfia do ouro que encontra com Rubião. Branca revela a Xavier que está sendo chantageada e afirma que eles devem se casar logo. Bertoleza insinua que Joaquina esteja interessada em Xavier. Joaquina afirma a Bertoleza que Xavier e Rubião são incomparáveis. Xavier tenta convencer Virgínia a fazer a revolução. Rubião surpreende Joaquina em bordel.

Capítulo 17, 9 de maio de 2016 – Xavier flagra Joaquina e Rubião juntos no bordel. Virgínia orienta Xavier a encontrar Dimas Tenório. Joaquina diz a Rubião que ainda não o ama. Virgínia aconselha Xavier a contar para o pai que não se formou médico. Xavier afirma a Branca que se casará com ela. Joaquina encontra André completamente embriagado ao lado de Tolentino. Virgínia revela a Raposo que Rubião é seu filho. Virgínia pede ajuda de Raposo para separar Rubião e Joaquina. Rubião repreende Omar. Luzia diz para Diogo que Branca está fazendo greve de fome. Dimas assume o lugar de Padre Vizeu. Xavier tem encontro com Dimas. Raposo manda Joaquina se afastar de Rubião. Dimas mostra armas para Xavier. Virgínia questiona Rubião sobre seu interesse por Joaquina. Joaquina e Xavier se encontram em frente à casa de Tiradentes.

Capítulo 18, 10 de maio de 2016 – Xavier e Joaquina provocam um ao outro. Virgínia diz a Rubião que vai proteger Joaquina. Joaquina e Xavier quase se beijam durante duelo. Dionísia se irrita com Saviano. Dimas pede perdão pelo que fez com padre Vizeu. Xavier conversa com Raposo sobre a revolução. Raposo questiona Rubião sobre o assassinato de seu contador. Branca convida Dimas para celebrar seu casamento com Xavier. Rubião ordena que Tolentino observe Raposo de perto. Dimas se apresenta a Rubião como novo pároco da cidade. Joaquina diz a André que amizade com Tolentino pode ser perigosa. Dimas garante a Virgínia que está ao lado dos inconfidentes. Branca é pressionada por Malena e Luzia planeja castigo. Luanda pede a Dionísia para ser batizada. Dimas dá conselhos a Branca e se enrola ao rezar. Raposo visita a prisão em busca de pistas sobre Taveira. Ascenção leva Mão de Luva para ritual indígena. Mão de Luva se recupera com a ajuda de Ascensão. Joaquina questiona Rubião sobre perseguição aos rebeldes. Rubião descobre visita de Raposo à prisão. Diogo Farto faz viagem para receber Alexandra. Rubião comete novo assassinato para despistar Raposo. Branca e Luzia mandam cortar a língua de Malena. Ascenção encontra corpo de carcereiro. Branca flagra Xavier com ‘lembrança’ de Joaquina. Ascensão faz alerta a Raposo sobre nova morte.

Capítulo 19, 12 de maio de 2016 – Raposo afirma a Ascensão que encontrará o responsável pela morte do carcereiro. Branca pressiona Xavier. Dionísia planeja casar André com moça de família. Rubião orienta Tolentino a manter sua proximidade com André. André afirma que está entediado em Vila Rica. Mimi passa mal. Mão de Luva critica prática de Ascenção. Virgínia tem conversa comprometedora com Dimas. Branca promete se vingar de Joaquina. André desafia Malveiro. Branca comemora morte de Malena. Rubião oferece flores a Joaquina. Bertoleza reclama de Luanda para Dionísia. Mão de Luva promete libertar Simão. André alerta Joaquina sobre o perigo de se envolver com revolucionários. Xavier enfrenta o pai. Bertoleza manda açoitar Luanda. Joaquina impede castigo de Luanda. Branca e Luzia procuram nova mucama. Joaquina não se conforma com decisão de Dionísia. Luanda passa a trabalhar para Branca. Bertoleza se sente culpada por venda de Luanda. Rubião pressiona Joaquina. Xavier tenta resistir às investidas de Branca e fala em casamento. Raposo procura Simão na prisão. Rubião descobre que seu irmão voltará para o Brasil. Alexandra é atacada durante viagem para Vila Rica.

Capítulo 20, 13 de maio de 2016 – Raposo ameaça Mão de Luva. Alexandra perde a memória. Virgínia entrega o livro de Tiradentes a Joaquina. Rubião decide aumentar os impostos da cidade e Virgínia dispensa os serviços de Omar. Alexandra vaga por Vila Rica. Rubião repreende Omar e manda coronel buscar Ventura em Arraial do Tijuco. Raposo se preocupa ao descobrir que Joaquina está com o livro de Tiradentes. Diogo Farto exige que Rubião procure por Alexandra. Luanda conta a Branca que Joaquina encontrou-se com Xavier no rio. Raposo confronta Virgínia por causa do livro de Tiradentes. Raposo declara guerra a Virgínia. Branca confessa pecado a Dimas. Rubião afirma que intendência está sem dinheiro. Raposo faz proposta a Mão de Luva. Tolentino não encontra pistas de Alexandra. Raposo questiona Caldeira sobre ouro perdido. Joaquina encontra Alexandra esfarrapada na rua. Rubião finge cuidar de Alexandra para impressionar Joaquina. Rubião e Tolentino jogam Alexandra em uma vala. Rubião beija Joaquina.

Capítulo 21, 16 de maio de 2016 – Raposo desaprova o beijo entre Rosa/Joaquina e Rubião. Diogo oferece uma recompensa a quem encontrar Alexandra. Rosa/Joaquina comenta com Dionísia que a andarilha desmemoriada pode ser Alexandra. Virgínia descobre que Mimi está grávida. Ao saber por Tolentino que a andarilha desapareceu, Rubião conclui que a mulher está viva. Xavier socorre Alexandra e pede ajuda a Ascensão. Ascensão mente, dizendo a Rubião e Diogo que foi Xavier quem salvou Alexandra. Rubião pede Rosa/Joaquina em casamento.

Capítulo 22, 17 de maio de 2016 – Rubião pede a Anita que cuide de Ventura. Alexandra reúne a família para dizer que aprova a união de Branca e Xavier. Rubião e Rosa/Joaquina ficam noivos. Rosa/Joaquina diz a Raposo que pretende se vingar do traidor de Tiradentes. Xavier fica curioso para saber quem é a filha de Tiradentes. Ventura demonstra interesse por Bertoleza. Diogo avisa à Luzia que Branca não se casará com Xavier. Xavier e Rosa/Joaquina se surpreendem ao se encontrarem na reunião dos conspiradores.

Capítulo 23, 19 de maio de 2016 – Virgínia tenta conter a discussão entre Rosa/Joaquina e Xavier. Omar espiona a reunião dos conspiradores e fica perplexo ao ver Xavier. Rosa/Joaquina pergunta a Virgínia se ela acredita que Raposo seja o delator de Tiradentes. Caju conta a Mão de Luva que Naziazeno assumiu seu lugar. Mão de Luva pede ajuda a Raposo para retomar seu bando. Dionísia fica assustada ao ver a navalha de seu ex-marido em cima da mesa. Omar dá ordem de prisão a Xavier, revelando que é um coronel com a missão de prender conspiradores.

Capítulo 24, 20 de maio de 2016 – Omar leva Xavier como prisioneiro. Rosa/Joaquina rende Omar. Mão de Luva agradece a Raposo por tê-lo ajudado a recuperar seu bando. Raposo decide cuidar de Caju. André se sente angustiado por seus sentimentos. Mão de Luva surpreende Rosa/Joaquina e Xavier e tenta levar Omar com ele. Rosa/Joaquina enfrenta Mão de Luva. Omar agradece a Rosa/Joaquina e Xavier por salvarem sua vida. Rubião encontra Rosa/Joaquina com Xavier.

Capítulo 25, 23 de maio de 2016 – Rubião alerta Joaquina para que cuide mais de sua reputação. Branca tem crise de ciúme e expulsa Xavier de casa. Caju escuta conversa reveladora entre Joaquina e André. André questiona Virgínia sobre Joaquina. Dionísia explica para Joaquina e André que Raposo levou Caju para casa. Ventura se interessa por Bertoleza. Raposo afirma a Joaquina que vai educar Caju. Rubião ameaça Xavier e manda ele ficar longe de Joaquina. Virgínia pede que Xavier se afaste de Rubião. Branca se irrita com Luanda. Xavier revela a Virgínia que Omar é um coronel. Alexandra percebe que Branca não é mais virgem. Tolentino admira André em sua cama. Xavier e Joaquina se beijam.

Capítulo 26, 24 de maio de 2016 – Luanda vê Xavier com Joaquina e conta para Branca. Joaquina procura Virgínia. Branca difama família Raposo para Alexandra. Joaquina se entusiasma com reunião dos conspiradores. Mimi desmaia nos braços de André. Branca arma contra Joaquina. Joaquina leva Caju para a escola. Matias recrimina os hábitos de Xavier. Virgínia tenta tranquilizar Xavier. Joaquina e Alexandra se reencontram na igreja. Alexandra fica confusa ao rever Joaquina. Caju volta para o acampamento de Mão de Luva. Mimi revela sua gravidez a André. Mão de Luva leva Caju de volta para a casa de Raposo. Jacinta encontra ouro. Dionísia castiga Mão de Luva. Branca leva Alexandra até a casa de Xavier. Dimas contém a ansiedade de Xavier. Branca volta a difamar Joaquina. Rubião dá tapa na cara de Virgínia. Joaquina promete descobrir quem é a mulher que a está difamando na cidade.

Capítulo 27, 26 de maio de 2016 – Joaquina não se conforma com difamação e recebe alerta de Dionísia. Rubião ameaça atirar em Virgínia. Joaquina pensa em Xavier. André questiona Xavier sobre noivado com Branca. Malveiro pune Jacinta. Dionísia tortura Mão de Luva. Raposo impede que Dionísia machuque Mão de Luva. André apoia Mimi. Dionísia confirma que a navalha deixada em seu quarto é de Terenciano. Rubião manda Tolentino encontrar Omar. Ventura se decepciona com Bertoleza e a manda embora. Joaquina surpreende Branca. Joaquina acusa Branca de ter escrito panfletos lhe difamando. Rubião descobre que Virgínia deve impostos. Joaquina se decepciona com Xavier. André decide assumir filho de Mimi. Xavier revela a Joaquina segredo sobre passado de Rubião. Virgínia revela a Raposo que tem um filho. Joaquina cobra verdade de Rubião.

Capítulo 28, 27 de maio de 2016 – Joaquina pressiona Rubião. Raposo descobre que Rubião agrediu Virgínia. Anita avisa a Rubião que Ventura está com problemas. Joaquina descobre que Bertoleza sumiu. Ventura se recusa a falar com Rubião. Raposo decide procurar Bertoleza. Bertoleza é sequestrada e cai nas mãos de feitora de escravos. Dionísia desconfia que Bertoleza foi roubada. Branca se irrita com Luanda e ameça devolvê-la à família Raposo. Rubião manda Tolentino recolher panfletos que difamam Joaquina. Bertoleza sofre nas mãos de Gaspar. Rubião confessa a Joaquina que conheceu Tiradentes. Rubião pede perdão por segredo. Alexandra diz a Matias e Brites que planeja acelerar o casamento de Xavier e Branca. Malveiro decide vender Jacinta. André garante que dará seu nome ao filho de Mimi. Malveiro entrega Jacinta a Gaspar. Rubião orienta Tolentino a esconder o ouro roubado de Raposo nos pertences de Xavier.

Capítulo 29, 30 de maio de 2016 – Rubião arma para prejudicar Xavier. Joaquina não se conforma com atitude de Anita com Caju. Bertoleza se desespera em seu cativeiro e Jacinta a observa. Branca comenta desaparecimento de Bertoleza. Rubião afirma a Joaquina que encontrará Bertoleza. Dimas passa penitência para Branca. Rubião fala com Ventura sobre Bertoleza. Joaquina dá lição em Branca dentro da igreja. Branca ofende Joaquina após confronto. Simoa revela a Xavier que Bertoleza esteve na taverna. Gaspar tem novo plano ao descobrir que Bertoleza é nobre. Raposo humilha e ameaça Diogo Farto. Diogo Farto dá tapa na cara de Branca. Jacinta tenta acalmar Bertoleza. Alexandra confronta Raposo. Ventura encontra feitora que sequestrou Bertoleza. Joaquina e Alexandra se encontram.

Capítulo 30, 31 de maio de 2016 – Alexandra desmaia ao reencontrar Joaquina. Tolentino atira contra a feitora. Alexandra reconhece Joaquina. Rubião repreende Tolentino por morte da feitora. Alexandra afirma que Raposo pagará pelo que fez a Diogo. Rubião interdita o estabelecimento de Virgínia. Joaquina pede para falar com Ventura sobre Bertoleza. Bertoleza e Jacinta conseguem escapar de Gaspar. Ventura se recusa a falar de Bertoleza com Joaquina. Gaspar consegue capturar Bertoleza. Ascensão alerta Raposo sobre o rapto de Bertoleza. Branca manipula Alexandra contra Joaquina. Raposo descobre que Jacinta desapareceu. Alexandra desmascara Branca. Xavier procura Joaquina na casa de Rubião. Rubião se vê obrigado a seguir estratégia de Xavier. Branca se faz de vítima para comover Alexandra. Raposo estranha quando Joaquina não questiona uma ordem sua. Tolentino pensa em ordem de Rubião. Xavier propõe a Joaquina que eles procurem Bertoleza juntos.

Capítulo 31, 2 de junho de 2016 – Joaquina aceita procurar Bertoleza com Xavier. André promete testemunhar a favor de Tolentino. Rubião e Raposo interpelam Gaspar, observados por Joaquina e Xavier. Luzia enfrenta Diogo. Rubião não encontra Bertoleza e libera a passagem de Gaspar. Diogo contrata um advogado para processar Raposo. Dionísia desmaia ao ver novo objeto do marido em seu quarto. Joaquina socorre Dionísia. Mimi e Gironda saem no tapa em nova briga no bordel. Raposo tenta acalmar Dionísia. Ventura se culpa por desaparecimento de Bertoleza. Joaquina recebe bilhete pedindo o resgate de Bertoleza. Tolentino é afastado de seu cargo. Raposo se preocupa com pedido de resgate. Rubião afirma a Joaquina que pagará o resgate de Bertoleza. André consola Tolentino e não se conforma com decisão de Rubião. Bertoleza consegue fugir de Gaspar. Rubião decide usar o ouro de Raposo para pagar o resgate de Bertoleza. Virgínia repreende o comportamento de Dimas. Raposo desconfia de Rubião.

Capítulo 32, 3 de junho de 2016 – Raposo hesita em aceitar o suposto ouro de Rubião. Branca mostra arranhões a Xavier e diz que Rosa a bateu. Bertoleza é amparada por Ascensão. Branca prepara encontro com Xavier. Raposo é obrigado a aceitar empréstimo de Rubião. André questiona atitude de Tolentino. Xavier encontra Branca no rio. Ascenção engana Gaspar. Ascensão leva Bertoleza de volta à sua casa. Gaspar observa Branca e Xavier. Gaspar reconhece Xavier. Tolentino pretende recuperar cargo após colocar Xavier na cadeia. Joaquina conforta Bertoleza. Dionísia confidencia a Ascensão que encontrou outro objeto de Terenciano em seu quarto. Tolentino infiltra o ouro roubado no quarto de Xavier e avisa a Rubião. Alexandra repreende Branca e Xavier. Ascenção encontra pista no quarto de Dionísia. Dionísia pede proteção a Mão de Luva. Joaquina não se conforma com violência contra Bertoleza. André encontra barra de ouro no quarto de Xavier. Raposo fica furioso com intimação. Ventura descobre que Bertoleza foi encontrada. Tolentino não encontra o ouro no quarto de Xavier.

Capítulo 33, 6 de junho de 2016 – Joaquina reprova a invasão de Rubião à casa de Xavier. Raposo afirma a Diogo Farto que tem um bom advogado, e Alexandra fica intrigada. Rubião humilha Tolentino. Xavier e Virgínia planejam roubar o dinheiro dos impostos, e Joaquina propõe redistribui-lo ao povo. Os rebeldes interceptam o contador de Rubião e tomam-lhe o ouro, deixando aos cuidados de Dimas. Rubião desconfia do assalto a seu contador. Branca sonha com seu casamento com Xavier. André e Tolentino se enfrentam. Rubião ordena que Mão de Luva seja capturado. Emocionados com a alegria do povo ao encontrar comida, Xavier e Joaquina se beijam.

Capítulo 34, 7 de junho de 2016 – Xavier declara seu amor por Joaquina. Branca sente um mal-estar, e Alexandra desconfia. Caju alerta Mão de Luva que ele está sendo procurado por Rubião. Anita avisa a Rubião que alguém distribuiu comida para os pobres. Raposo anuncia que André o representará contra Diogo. André pede que Mimi esconda a barra de ouro que Tolentino implantou na casa de Xavier. Branca e Xavier se desentendem. Joaquina e Xavier combinam um encontro. Gironda vê quando Mimi esconde a barra de ouro. Tolentino e André se reaproximam. Virgínia descobre a barra de ouro escondida por Mimi. Branca decide seguir Xavier. No Rio de Janeiro, Dionísia acredita estar sendo perseguida. Xavier encontra Joaquina.

Capítulo 35, 9 de junho de 2016 – A charrete de Branca quebra e a impede de seguir Xavier. Joaquina propõe que ela e Xavier desfaçam seus compromissos com Rubião e Branca. Dionísia acredita que Terenciano está por perto. Branca se irrita com Xavier ao vê-lo conversando com Virgínia. Xavier acusa Rubião de agredir Simão na prisão. Terenciano tenta afogar Dionísia, mas Saviano a resgata do mar. Joaquina se diverte com Blandina e Bertoleza à beira do rio. Ascensão acoberta Mão de Luva. Dionísia deixa o Rio de Janeiro e pede ajuda a Ascensão e Mão de Luva. Joaquina termina seu noivado com Rubião e André se preocupa com a irmã. Mão de Luva se prepara para atirar contra Rubião, mas Xavier impede o bandoleiro.

Capítulo 36, 10 de junho de 2016 – Xavier imobiliza Mão de Luva e parte com Ascensão para socorrer Simão na cadeia. Joaquina e André prometem proteger Dionísia de Terenciano na ausência de Raposo. Alexandra desconfia do estado de saúde de Branca. Xavier confessa a Ascensão que ama outra mulher. Joaquina revela a Bertoleza sua paixão por Xavier. Xavier anuncia a Matias que romperá o noivado com Branca. Alexandra comenta com Luzia que Branca pode estar grávida. Luanda conta a Branca que Ascensão tem fama de ser uma bruxa. Virgínia confronta Dionísia. Rubião pede que Ventura se reaproxime de Bertoleza para espionar Joaquina. Xavier e Joaquina fazem amor.

Capítulo 37, 13 de junho de 2016 – Joaquina e Xavier declaram seu amor um pelo outro. Luzia se desespera ao descobrir que Branca está grávida. Rubião revela a Simão que o punirá publicamente. Terenciano apresenta Gaspar à feitora Esméria. Matias passa mal ao discutir com Xavier, e o rapaz pede ajuda a Ascensão. Gironda ouve quando Virgínia e Mimi comentam sobre a barra de ouro. Gaspar e Branca trocam olhares. Branca confessa a Dimas/Padre Vizeu que está grávida. Dionísia contrata Mão de Luva para protegê-la de Terenciano. Virgínia é presa por Rubião e Tolentino, e Joaquina os confronta.

Capítulo 38, 14 de junho de 2016 – Simão revela a Virgínia que Rubião o espancou. Ascensão consegue estabilizar a saúde de Matias, e Brites desconfia de que Xavier não seja médico. Gironda encontra a barra de ouro no quarto de Virgínia. André permite que Malveiro coordene o garimpo em um lugar arriscado. Ascensão afirma que Branca precisa de repouso, ou perderá o bebê. Xavier confessa a Brites que não se formou em Medicina. Gironda entrega a barra de ouro a Tolentino. Joaquina/Rosa confidencia a Bertoleza seu amor por Xavier. Branca anuncia a Xavier que está grávida.

Capítulo 39, 16 de junho de 2016 – Xavier garante a Branca que se casará com ela. A saúde de Matias piora e Xavier não consegue encontrar Joaquina. Sob orientação de Rubião, Ventura pede para ver Bertoleza. Joaquina discute com Dionísia sobre Virgínia. Tolentino incrimina Virgínia para Rubião. Joaquina descobre que o ouro desapareceu e desconfia de Dimas. Rubião reintegra Tolentino à sua Intendência. Rubião ameaça a vida de Virgínia, caso a mãe não o ajude com Joaquina. Branca entrega o convite de seu casamento com Xavier a Joaquina.

Capítulo 40, 17 de junho de 2016 – Bertoleza tenta confortar Joaquina. Mão de Luva questiona Malveiro sobre Terenciano. Xavier explica para Joaquina/Rosa que Branca está grávida e os dois decidem se afastar. Rubião garante a Tolentino que reatará o noivado com Joaquina. Alexandra revela a Xavier que ela é o suposto mecenas aguardado pelos revolucionários. Gironda afirma a Mimi e Vidinha que deixará o bordel. Mão de Luva sofre um golpe de Gaspar. Tolentino apreende Mão de Luva. Rubião manipula Joaquina e consegue o perdão real para a libertação de Virgínia da cadeia.

Capítulo 41, 20 de junho de 2016 – Para impressionar Joaquina, Rubião liberta Virgínia e ordena que Mão de Luva receba um tratamento adequado. Virgínia afirma a Mimi, Vidinha e Gironda que descobrirá quem roubou o pacote que escondia em seu quarto. Branca discute com Xavier. Joaquina se preocupa com Dionísia. Virgínia reabre seu bordel. Malveiro negocia com Terenciano. Alexandra sugere que Rubião pode ajudar Branca a convidar a Família Real para seu casamento. Mimi revela a André que a barra de ouro que lhe deu foi roubada. Gironda chantageia Tolentino. Terenciano rende Dionísia. Xavier e Branca visitam Rubião e encontram Joaquina.

Capítulo 42, 21 de junho de 2016 – Branca provoca Joaquina na casa de Rubião. Bertoleza beija Ventura. Terenciano ataca Dionísia. Luzia repreende Branca por fazer uma visita surpresa a Rubião. Tolentino agradece a amizade de André e lhe presenteia. Gaspar e Malveiro estranham a ausência de Terenciano. Virgínia e Joaquina confrontam Dimas Vizeu sobre o ouro desaparecido da igreja. Xavier sente ciúmes de Joaquina com Rubião. André desconfia do comportamento de Dionísia. Ventura discute com Rubião por causa de Bertoleza. Alexandra se revela para Dimas. Chega o dia da execução de Simão e Mão de Luva.

Capítulo 43, 23 de junho de 2016 – Joaquina finge passar mal durante a execução de Simão. Virgínia e Alexandra se enfrentam pela liderança do movimento revolucionário. Disfarçado, Xavier e outros integrantes do movimento libertam Mão de Luva e Simão, com a ajuda de Joaquina. André alerta Joaquina sobre Rubião. Rubião ordena Tolentino a prender os invasores que libertaram Mão de Luva. Mão de Luva agradece Xavier por salvar sua vida. Caldeira insinua a Xavier que eles precisam se livrar de Rubião. Xavier revela a Joaquina que não se formou em Medicina. André pede que Xavier se afaste de sua irmã. Caju conta a Joaquina que Mão de Luva o defendeu de seu pai biológico. Rubião detém Ascensão.

Capítulo 44, 24 de junho de 2016 – Dimas/Padre Vizeu explica a Joaquina que Ascensão pode ser castigada pela Inquisição. Rubião desabafa com Virgínia. Joaquina/Rosa e Virgínia pensam em uma forma de livrar Ascensão. Branca passa mal e Joaquina a ampara. Virgínia provoca Alexandra. Joaquina se surpreende quando Rubião permite que Ascensão socorra Branca. Tolentino apresenta André a Gaspar, e os dois se estranham. Rubião manipula Virgínia e a convida para jantar em sua casa. Joaquina se reaproxima de Rubião. Vidinha alerta Virgínia sobre Rubião. Xavier desabafa com Celeste. Joaquina e Xavier se encontram ao visitar Ascensão.

Capítulo 45, 27 de junho de 2016 – Virgínia explica sua história a Rubião, que manipula a mãe. Tolentino fala com André sobre sua amizade. Joaquina se emociona ao passar pela casa de Tiradentes e Xavier desconfia. Xavier se irrita com a proximidade de Virgínia e Rubião. Rubião sofre um atentado. Branca sente dores na barriga e teme por seu bebê. Xavier e Virgínia repreendem Dimas. Joaquina visita Rubião. Mimi passa mal e André decide levá-la para morar em sua casa. Xavier e Joaquina sofrem com a impossibilidade de seu amor.

Capítulo 46, 28 de junho de 2016 – Xavier promete que ficará com Branca. Rubião afirma a Virgínia que seu amor por Joaquina o transformou em um novo homem. Dionísia exige que Mimi deixe sua casa. André mantém a decisão de assumir o filho que Mimi espera e Joaquina apoia o irmão. Gaspar questiona Dionísia sobre Terenciano. Virgínia exige que Mimi deixe a casa dos Raposo. Xavier propõe se unir a Mão de Luva para resgatar Ascensão. Blandina conta a Dionísia que Gaspar a abordou. Raposo se surpreende ao encontrar Mimi em sua casa.

Capítulo 47, 30 de junho de 2016 – Rubião propõe que Virgínia deixe o bordel e mude de vida. Raposo e Virgínia ficam juntos. Bertoleza se incomoda em dormir no mesmo quarto que Mimi. Joaquina revela a Raposo que terminou o noivado com Rubião. Mimi deixa a casa de André, que decide procurá-la. Rubião presenteia Joaquina. Xavier conversa com Matias e Brites ouve. Dionísia revela a Raposo seu confronto com Terenciano. Gaspar jura vingança contra Dionísia. Dionísia ameaça Mimi. Joaquina percebe uma mancha de sangue nas roupas de Rubião.

Capítulo 48, 1 de julho de 2016 – Tolentino ajuda Rubião a se explicar para Joaquina. Branca perde sangue e exige que Luanda busque uma parteira, mas em segredo. Mimi pede a ajuda de Celeste para saber sobre a saúde de seu bebê. Santuza atende Branca. Dionísia ordena que Malveiro ameace Mimi. Mimi foge da cidade e Alexandra a resgata. Alexandra e Branca tentam convencer Mimi a ficar na casa da família Farto. André se preocupa com o desaparecimento de Mimi. Raposo descobre quem roubou seu ouro. Rubião faz uma nova vítima.

Capítulo 49, 4 de julho de 2016 – Rubião tenta esconder as marcas do assassinato. Joaquina se preocupa com o atraso de Raposo para o jantar. Alessandra tenta evitar que Xavier veja Branca, com medo de que o rapaz descubra a perda do bebê. Branca tenta convencer Mimi a lhe ceder seu filho após o nascimento. Virgínia comenta com Xavier sobre o desaparecimento de Mimi. Anita percebe uma mancha de sangue no punho da camisa de Rubião. Dionísia diz a Blandina que teme o destino de Terenciano.

Capítulo 50, 5 de julho de 2016 – Os moradores de Vila Rica seguem para o velório. Branca escreve um bilhete a Virgínia, fingindo ser Mimi. Tolentino comenta com André que Rubião acredita que o assassinato está relacionado a Mão de Luva. Gaspar aproveita que a família de Raposo está fora da chácara e coloca a peruca de Terenciano sobre a cama de Dionísia. Dom João afirma ao Duque de Ega que não está satisfeito com o trabalho de Rubião e o nomeia Interventor Real em Minas Gerais. Rubião diz a Joaquina que eles são uma única família.

Capítulo 51, 7 de julho de 2016 – Omar diz a Xavier que voltou para ajudar a encontrar quem cometeu o assassinato. Omar entrega a Rubião um salvo-conduto, dizendo que o Príncipe Regente o perdoou. Virgínia chora nos braços de Xavier. Omar avisa Joaquina que estará a seu lado sempre. Omar promete a Jacinta comprar sua alforria. Rubião manda o carcereiro torturar Ascensão, mas a mulher não revela o paradeiro de Mão de Luva. Xavier promete ajudar Mão de Luva a libertar Ascensão. Rubião se enfurece ao ver Xavier e Joaquina abraçados.

Capítulo 52, 8 de julho de 2016 – Dionísia desmaia ao ver a peruca de Terenciano em sua cama. Pressionada por Joaquina/Rosa e André, Blandina conta que Dionísia assassinou Terenciano. Anita encontra um lenço sujo de sangue na sala de Rubião. Virgínia desconfia da veracidade do bilhete de Mimi. Malveiro avisa a André e Joaquina que houve um acidente na mina. Dom João desconfia de que o assassinato cometido em Vila Rica foi obra dos rebeldes. Duque de Ega se apresenta a Rubião como Interventor de Vila Rica, nomeado por Dom João VI. Branca e Xavier se casam.

Capítulo 53, 11 de julho de 2016 – Branca provoca Joaquina durante seu casamento. Joaquina pede que o Duque de Ega reavalie a prisão de Ascensão, e Rubião se incomoda. Xavier arma com Mão de Luva o resgate de Ascensão. Omar tenta abordar o assunto da morte de Raposo com Ega. Rubião comenta com Tolentino que não gosta da presença do Duque. André se diverte com Tolentino. Mão de Luva e Simão fogem com Ascensão, e Rubião e Tolentino saem à caça dos três. Rubião e Mão de Luva se enfrentam. Duque de Ega pede que Guilhermo verifique a procedência dos tiros. Mão de Luva atira contra Rubião.

Capítulo 54, 12 de julho de 2016 – A arma de Mão de Luva falha, e Guilhermo chega para resgatar Rubião. Mão de Luva, Simão e Ascensão conseguem fugir. André cuida de Tolentino, que é humilhado por Rubião. Gironda sonha em ser a próxima a se casar em Vila Rica. Virgínia alerta Xavier sobre o Duque de Ega. Rubião e Duque de Ega trocam ameaças sutis. Virgínia tem certeza de que a carta que recebeu de Mimi foi escrita por outra mulher. Guilhermo flagra Dimas tentando escapar. André vai à casa de Tolentino para saber como ele está. Dionísia se desespera ao receber nova ameaça sobre Terenciano. O Duque de Ega anuncia a Rubião que o Intendente corre o risco de ser destituído.

Capítulo 55, 14 de julho de 2016 – Rubião sente-se humilhado pelo Duque de Ega. Bertoleza acode Dionísia e confronta Malveiro. Omar revela a Bertoleza e André que Malveiro é um violador de mulheres. Alexandra conversa com Xavier e diz se preocupar com as desconfianças do Duque de Ega. Rubião sonda Caju sobre o esconderijo de Mão de Luva. Ega sonda Virgínia sobre Rubião. Malveiro foge da casa de Raposo. Omar anuncia que deseja a liberdade de Jacinta. André e Joaquina decidem libertar todos os escravos da casa dos Raposo. Culpado por seu amor por André, Tolentino decide se unir a Gironda. Gaspar invade o quarto de Dionísia. Rubião revela a Joaquina que é filho de Virgínia.

Capítulo 56, 15 de julho de 2016 – Rubião inventa para Joaquina que se reaproximou de Virgínia por sua causa. Xavier consegue afugentar Gaspar e tranquiliza Dionísia. André confronta Tolentino sobre sua decisão de unir-se a Gironda. Virgínia cuida de André, que sofre com a perda de Raposo e Tolentino. Dionísia incentiva Joaquina a se casar com Rubião. Duque de Ega visita Joaquina. Simoa se irrita por ter de servir Celeste. Saviano e Blandina conversam sobre sua recém-adquirida liberdade. André é denunciado por sodomia e é preso. Joaquina pede que Rubião intervenha em favor de André. Xavier vê quando Rubião beija Joaquina e a pede em casamento.

Capítulo 57, 18 de julho de 2016 – Joaquina aceita pensar na proposta de casamento de Rubião. André afirma a Virgínia que enfrentará o tribunal. Tolentino descobre quem denunciou André. Rubião ajuda Xavier a capturar Gaspar. O Duque de Ega exige que Rubião apreenda Mão de Luva e Ascensão. Rubião comunica a Dionísia que Gaspar está preso. Ega ameaça Rubião. Joaquina conforta André. Rubião aconselha Tolentino a eliminar a testemunha que acusa André. Mimi ouve quando Branca e Luzia planejam dar fim à sua vida após o parto do bebê. Rubião flagra Ega com Joaquina.

Capítulo 58, 19 de julho de 2016 – Rubião e Ega se enfrentam. Ega orienta Guilhermo a procurar a testemunha do caso de André. Bertoleza se vinga de Gaspar. Mimi foge da fazenda de Branca. Rubião vai ao encontro de Gaspar na prisão. Xavier afirma a Virgínia que não acredita na suposta mudança de Rubião. Alexandra aconselha Ega a fazer de Rubião um aliado. Rubião conquista o apoio de Dionísia para casar-se com Joaquina. Anita provoca Rubião. Mão de Luva, Simão e Ascensão resgatam Mimi e repreendem Branca. Joaquina aceita casar-se com Rubião.

Capítulo 59, 21 de julho de 2016 – Rubião comemora seu casamento com Joaquina. Ega cumprimenta Joaquina/Rosa por seu casamento. O bando de Mão de Luva salva Mimi e rouba a fazenda de Branca e Luzia. Virgínia e Xavier pensam em libertar Dimas da cadeia, contrariando as ordens de Alexandra. Tolentino alerta Rubião sobre os planos de Ega. Jacinta se vinga de Malveiro. Mimi procura André. Virgínia arma para descobrir as verdadeiras intenções de Ega, com a ajuda de Anita. Joaquina descobre o golpe de Branca e a enfrenta.

Capítulo 60, 22 de julho de 2016 – Branca simula sofrer por causa das agressões de Joaquina. Dom João VI e Carlota Joaquina chegam para o casamento de Joaquina e Rubião. Tolentino enfrenta Virgínia e se surpreende quando ela revela que Rubião é seu filho. Luzia e Alexandra se impressionam com o comportamento de Branca. Virgínia acaba se ferindo. Ascensão encontra Virgínia e a socorre. Vidinha e Carmina temem o desaparecimento de Virgínia. Xavier descobre a farsa de Branca e decide ir atrás de Joaquina.

Capítulo 61, 25 de julho de 2016 – Xavier tenta alcançar Joaquina antes da consumação de seu casamento com Rubião. Virgínia desperta e Ascensão ordena que fique em repouso. Branca arma contra Xavier. Joaquina/Rosa e Rubião se casam, e Xavier se desespera. Rubião não gosta do envolvimento entre Ventura e Bertoleza. Branca sabota a bebida que planeja dar para Joaquina. Branca se confunde e acaba ingerindo a bebida envenenada. Rubião salva o Príncipe Regente.

Capítulo 62, 26 de julho de 2016 – Rubião apreende Ega e Alexandra e é aclamado por Dom João. Anita sofre de ciúmes com a primeira noite de amor entre Joaquina e Rubião. Virgínia insiste para que Xavier alerte Joaquina sobre Rubião. Joaquina admira o livro de Tiradentes. Mimi volta ao bordel de Virgínia. Rubião exige que Ventura se afaste de Bertoleza. Tolentino vê André com Otto. Bertoleza concede liberdade a Luanda. Rubião executa Alexandra e o Duque de Ega. Xavier procura Joaquina.

Capítulo 63, 28 de julho de 2016 – Xavier revela a Joaquina que Rubião conspirou contra a vida de Virgínia. Joaquina pensa em fugir com Xavier, mas Ventura rende o rapaz, que acaba preso pela Intendência. Rubião ordena que Anita vigie Joaquina. Caldeira avisa a Omar sobre a prisão de Xavier. Brites e Matias são presos. Mão de Luva, Virgínia e Simão tramam a libertação de Xavier. Anita descobre o livro de Tiradentes nos pertences de Joaquina. Rubião flagra a esposa tentando ajudar Xavier a fugir.

Capítulo 64, 29 de julho de 2016 – Rubião prende Joaquina em casa. Anita entrega o livro de Tiradentes e a arma de Joaquina a Rubião. Rubião planeja executar Xavier. Joaquina revela a Rubião que é filha de Tiradentes. Rubião ameaça a esposa. Rubião promove Tolentino. Rubião queima o livro de Tiradentes. Virgínia e Mão de Luva orientam Carmina, Mimi e Vidinha no plano para libertar Xavier. Matias não resiste e falece na prisão. Rubião humilha Anita. Anita entrega o lenço de Raposo a Joaquina.

Capítulo 65, 1 de agosto de 2016 – Joaquina continua descobrindo as maldades de Rubião. Anita leva a filha de Tiradentes ao sótão para mostrar o ouro roubado e desaparecido da família da revolucionária. Joaquina foge da casa de Rubião. Mão de Luva se declara para Dionísia. O bandido vai encher a casa de flores e deixará a tia de Joaquina encantada. André e Otto discutem por causa de Tolentino. Ventura decide fugir com Bertoleza para Portugal, mas esbarram em Anita. Joaquina e Virgínia fazem planos no esconderijo de Mão de Luva.

Capítulo 66, 2 de agosto de 2016 (penúltimo capítulo) – André é preso por Tolentino e outros dragões a mando de Rubião. Otto é morto. André vê a cena e fica arrasado com o assassinato do amigo. André enfrenta Rubião e acaba sendo agredido e levado para uma cela. Xavier avisa a André que um plano de fuga está em andamento. Na cidade, Caldeira se reúne com rebeldes para distribuir armas e coordenar invasão à Vila Rica. Mimi se desespera ao saber da prisão de André. Vidinha consola a amiga. Rubião descobre fuga de Ventura e Bertoleza e não se conforma com a decisão do irmão.

André e Xavier descobrem que vão à forca. Tolentino leva padre para ministrar a extrema-unção dos condenados. Mão de Luva tenta convencer a mãe de Rubião a não participar do ataque, mas Virginia demonstra sua força e coragem. Dionísia é condenada à prisão domiciliar. Ela se desespera ao saber que André foi condenado e manda Caju encontrar Joaquina. Rebeldes se armam para batalha contra Rubião. Caldeira aguarda um sinal de Joaquina e Mão de Luva. Brites se desespera ao ver Xavier ser levado para execução. André também é levado.

Omar se impressionar com as habilidades de Jacinta. Os dois comemoram a ascensão social. André e Xavier são levados para o enforcamento. Rubião está presente e lê a sentença dos condenados à forca. Caju avisa a Joaquina sobre a prisão d Dionísia e a execução de André e Xavier. Omar decide interceder por André e Xavier. Ele acusa Rubião de estar cometendo abuso de autoridade, mas o intendente decide seguir com a execução. Joaquina, Virgínia e Mão de Luva invadem Vila Rica prontos para a guerra. Grupo de revolucionários chega à cidade com intensa troca de tiros.

Tolentino se emociona com as últimas palavras de André. Xavier tenta se soltar para evitar a execução do amigo. André morre enforcado. Xavier tenta, mas não consegue salvar a vida do irmão de Joaquina. Durante a batalha, Vírginia percebe que Xavier foi ferido e que André acabou sendo enforcado. Joaquina chora a morte de André. Mimi pede proteção para seu filho. As meninas de Virgínia rezam por André e Xavier, sem saber que o irmão de Joaquina foi enforcado. Joaquina não percebe aproximação e fica frente a frente com Rubião, quem aponta uma arma para ela.

Capítulo 67, 4 de agosto de 2016 (último capítulo) – Joaquina revela sua identidade a Xavier. Ela enfrenta Rubião após a morte de André, e o intendente fica chocado ao descobrir que Virgínia está viva. Mimi se desespera ao saber da morte de André. As meninas do bordel ficam angustiadas com o clima de guerra que se espalhou em Vila Rica. Anita cuida do ferimento de Rubião, enquanto intendente fica furioso com o ataque dos rebeldes. Depois de assistir ao enforcamento de André e não ter tido coragem de fazer nada, Tolentino se corrói de dor e arrependimento.

No bordel de Virgínia, ele e as meninas se despedem do corpo de André. Rubião jura vingança contra os rebeldes. Intendente não se conforma com a destruição da sede de seu governo. Xavier decide levar o corpo de André até o local onde Joaquina está escondida. Tolentino é usado como escudo por rebeldes. Joaquina e Xavier se reaproximam enquanto Rubião sofre pela esposa. Xavier questiona a amada sobre o verdadeiro nome de Tiradentes. Joaquina se despede de André. O irmão da revolucionária é sepultado ao lado de Raposo. Rubião se recusa a negociar com rebeldes e permite que Tolentino seja sacrificado. Intendente avisa que o príncipe-regente está enviando reforços do Rio de Janeiro.

Tolentino revela a Joaquina que Rubião traiu Tiradentes e matou Antônia. Virgínia avisa que o intendente não se importou em salvar a vida do coronel. Joaquina fica perplexa com os crimes de Rubião e decide acabar com a vida do intendente. Anita se declara para Rubião e acaba sendo agredido pelo intendente. Tolentino mata Caldeira e consegue se libertar. Coronel vira o jogo e rende rebeldes. Joaquina encontra Rubião morto. A águia do intendente voa até o esconderijo da Ascensão. Tolentino encontra Joaquina perto do corpo de Rubião e ela acaba sendo presa. Anita faz uma confissão a Dimas.

Joaquina atira em Tolentino para salvar André. Revolucionário é presa pelo Marechal Porfírio, representante do príncipe-regente. Dimas faz revelação a Mão de Luva. Ele conta que Anita confessou que matou Rubião e também deixa seus diamantes para o salteador. Virgínia fica emocionada ao se deparar com o corpo de Rubião. Em surto, Anita se comporta como se fosse a esposa do intendente. Revivendo a mesma tragédia de seu pai, Tiradentes, Joaquina é levada à forca pela morte de Rubião. Xavier, Virgínia, Omar e os outros revolucionários invadem Vila Rica e libertam Joaquina, que foge para Lisboa com seu grande amor. Fim.

Share.