Confira o resumo de todos os capítulos da segunda versão de Saramandaia, novela exibida em 2013 pela Globo:
Capítulo 1, 24 de junho de 2013 – Gibão sonha com a mudança do nome da cidade de Bole-Bole para Saramandaia. Leocádia apara as asas do filho Gibão. Alguns meses depois, Bia filma a manifestação do povo a favor da mudança do nome da cidade. Dora e Rosalice assistem a tudo pelo computador. Os barbeiros e maestros Cursino e Totó discutem sobre o nome da cidade. Stela apoia a manifestação do povo contra o avô Zico. O prefeito Lua tenta convencer dona Redonda a se unir aos manifestantes. Cazuza morre depois de uma discussão e Zico manda Carlito culpar os filhos de Vitória. Gibão faz o sino da igreja tocar com seu pensamento. Zico avisa Lua que fará um comício na hora do enterro de Cazuza. Zélia conta para Lua que está grávida. Gibão consola a namorada Marcina. Aparadeira culpa Gibão pela morte do marido. Risoleta vai ao velório de Cazuza e Aparadeira a enfrenta. Zico começa seu comício no momento em que o cortejo passa pela praça. Os jovens saramandistas atacam coreto com tinta. Vitória chega à cidade no meio da confusão e reage ao ver Zico, que fica angustiado com a presença de seu grande amor da adolescência. Cazuza se levanta do caixão e todos se assustam. Vitória e Zico lembram de seu passado juntos. Lua e Zélia discutem. Zico exige que o delegado prenda Vitória e seus filhos.
Capítulo 2, 25 de junho de 2013 – Zico e Vitória ficam abalados com a presença um do outro. Cazuza reclama do caixão que Aparadeira comprou para ele. Gibão tem uma visão com dona Redonda. Marcina enfrenta Aparadeira por causa do namorado. Leocádia se preocupa com a curiosidade de Lua sobre o problema do irmão. Zico quase atropela Risoleta e Aristóbulo a salva. Tibério avisa à família para tomar cuidado com Zico. Helena demonstra seu rancor contra Vitória e a família Vilar. Cazuza explica a Risoleta que Aristóbulo se transforma em lobisomem. Pedro apresenta Bia para Vitória. Lua pensa na discussão que teve com Zélia. Vitória confessa a Cleide, governanta da fazenda, que não teve coragem de contar a verdade a Zico. Zico manda o afilhado, Carlito, sair do Rio de Janeiro e vir para Bole-Bole. Aristóbulo se recusa a entrar na pensão de Risoleta. Gibão desiste de conversar com Lua. Aristóbulo observa a pensão escondido. O coração de Cazuza tenta sair pela boca. Aristóbulo decide entrar na pensão, mas vai embora apressado ao ouvir soarem as badaladas que marcam a meia-noite. Gibão sonha com Marcina. Marcina invade o quarto de Gibão para seduzi-lo.
Capítulo 3, 26 de junho de 2013 – Gibão tenta resistir a Marcina, quando Zélia chega. Vitória contraria Zico e permanece na missa em homenagem a Cazuza. Chateada, Marcina vai embora da casa de Gibão e começa a sentir o corpo pegar fogo. Zico encerra o discurso de Aristóbulo. Cazuza e Aparadeira correm ao verem Marcina caída no canteiro. Leocádia convida Vitória para ir a sua casa. Helena reza e uma rosa do altar cai em sua mão. Laura volta para casa e implora que a mãe convença Zico a deixá-la ficar. Risoleta aborda Aristóbulo na rua, mas ele se afasta. Zélia conversa com Lua. Leocádia e Vitória ficam apreensivas. Zico destrata a filha, Laura, ao chegar à fazenda.
Capítulo 4, 27 de junho de 2013 – Stela enfrenta Zico e pede que Laura fique na fazenda. Helena e Candinha falam sobre a mãe de Stela sem que ela perceba. Gibão fala para Vitória sobre seu sonho de mudar o nome da cidade. Zélia e Lua se reconciliam. Gibão vê dona Redonda inchar. Marcina termina seu namoro e Aparadeira comemora. Risoleta convida o professor Aristóbulo para ir a sua pensão. Lua conta para o irmão que Zélia está grávida e Gibão não percebe o aviso que o pássaro tenta lhe dar. Gibão fala para Encolheu sobre sua visão com dona Redonda, mas ele não dá atenção. Vitória descobre a gravidez de Zélia e apoia a filha. Zico pensa em Vitória e fica incomodado com Helena. O médico Rochinha se emociona ao ver Laura. Bia se preocupa com dona Redonda. Aristóbulo se despede da mãe, dona Pupu, antes de sair de casa. Risoleta se arruma para encontrar o professor. Aristóbulo visita o túmulo de uma antiga namorada. Marcina decide ir atrás de Gibão e Aparadeira manda Cazuza impedi-la. Aristóbulo chega à pensão, mas é impedido de entrar pelo delegado. Marcina vê Gibão com Rosalice e fica furiosa. Aparadeira questiona a presença de Aristóbulo na pensão de Risoleta.
Capítulo 5, 28 de junho de 2013 – Risoleta discute com Aparadeira para defender Aristóbulo. Marcina briga com Rosalice por causa de Gibão. Aristóbulo vai embora da pensão. Marcina e Gibão voltam a namorar. Rochinha e Laura conversam sobre o passado. Zico afirma a Carlito que vai acabar com Vitória. Gibão tem uma visão que o deixa aflito e pede o consolo de Leocádia. Aristóbulo e Risoleta pensam um no outro. Rochinha se embriaga na pensão. Dora e Rosalice o ajudam. Laura ameaça contar o que sabe sobre Carlito, caso ele se aproxime dela. Tiago vê Stela na rua e fica encantado. Bia descobre o peso da mãe e se preocupa com a visão de Gibão. Vitória visita a usina da família e celebra o resultado da cachaça. Carlito conta para Zico que o nome ‘Saramandaia’ foi registrado. Tiago conta para a mãe que viu Stela. Vitória e Zico se encontram em seu antigo esconderijo e acabam se beijando.
Capítulo 6, 2 de julho de 2013 – Vitória se afasta de Zico. Gibão tem uma visão com Vitória e avisa Zélia. Vitória encontra o celular de Zico. Zélia avisa a mãe sobre a visão de Gibão, mas ela não acredita. Firmino repreende Romildo e Tonho por pararem de trabalhar. Helena tenta falar com Zico. Risoleta vê Stela na cidade, mas Aristóbulo a impede de se aproximar. Tonho passa mal e Romildo tenta socorrer o pai. Tiago vai atrás de Stela. Carlito leva Vitória ao encontro de Zico. Romildo dispara contra Zico, que se joga na frente de Vitória. Tibério não aceita que Zico tenha salvo a vida da filha. Candinha afirma que a guerra entre os Rosado e os Vilar não acabou. Vitória liga para Zico. O delegado vê Marcina sair de casa pela janela e avisa Cazuza. Marcina pede para dormir com Gibão. Risoleta beija Aristóbulo dentro de uma cova.
Capítulo 7, 3 de julho de 2013 – Risoleta percebe que ficou ferida com a queda e perde os sentidos. Aristóbulo leva Risoleta à farmácia. Cazuza, Aparadeira e Leocádia flagram Gibão e Marcina dormindo juntos. Gibão teme por ter de se casar com Marcina, e Leocádia sofre pelo filho. Aparadeira pensa em unir a filha a Aristóbulo. Rochinha cuida do ferimento de Risoleta, que pede para Aristóbulo velar seu sono. Zélia e Pedro fingem desistir de investigar as condições de trabalho dos funcionários dos canaviais dos Rosado. Zico manda seu afilhado ter uma conversa amigável com Romildo. Carlito tenta seduzir Laura, mas leva um fora. Pedro descobre que Romildo não foi preso e avisa Zélia. A veterinária enfrenta Carlito, e Firmino pega a arma sem que ela perceba.
Capítulo 8, 4 de julho de 2013 – Carlito mente sobre o paradeiro de Romildo. Cleide incentiva Vitória a encontrar Zico. Aparadeira planeja unir Marcina e Aristóbulo. Redonda questiona Encolheu sobre a procedência de Risoleta. Aristóbulo marca um encontro com Risoleta na pensão. Carlito dá dinheiro a Romildo para que ele deixe a cidade. Tibério incentiva os netos a confrontarem Zico Rosado. Pupu percebe que Aristóbulo está apaixonado. Lua aconselha Gibão sobre seu namoro com Marcina. Gibão tem uma visão com Redonda. Zélia promete a Joana que encontrará Romildo. Zico dá um anel para Vitória. Vitória fica tocada com o gesto de Zico. Zélia tenta encontrar o cativeiro de Romildo. Gibão fala para Bia sobre a visão que teve com Redonda. Zico e Vitória ficam juntos em seu antigo esconderijo. Zélia fotografa a ambulância e Firmino ateia fogo ao canavial. Redonda descobre segredo do passado de Risoleta. Marcina procura Gibão para conversar. Vitória revela a Cleide que Zico é pai de Zélia.
Capítulo 9, 5 de julho de 2013 – Vitória diz a Cleide que Zélia é filha de Zico Rosado. Zico engana o delegado Petronílio. Gibão e Marcina combinam noite de amor. Dona Redonda, Fifi e Maria Aparadeira armam plano para separar Risoleta de Aristóbulo. Zico Rosado planeja explodir o Centro Cívico. Vitória defende Zico das acusações de Zélia. Aristóbulo se decepciona com Risoleta. Vitória desabafa com Cleide. Encolheu tem a ideia de indicar Aristóbulo para prefeito. Marcina chega na casa de Gibão. Gibão fala da visão com Dona Redonda explodindo. Dona Redonda quebra cadeira e sofá de Dona Pupu. Vitória e Zico se falam ao telefone. Aristóbulo se anima com a ideia de se candidatar a prefeito. Capanga se atrapalha e bomba explode com ele dentro do carro.
Capítulo 10, 9 de julho de 2013 – Todos saem apressados para ver a explosão. Gibão e Leocádia descobrem que Marcina mentiu para eles. Redonda arruma as malas com comida para fugir da cidade. Rosalice leva Aristóbulo desmemoriado para a pensão. Bia grava o delegado tentando apagar o incêndio do carro. As velas em volta do santo na igreja acedem sozinhas e começa a nevar na cidade. Risoleta vê os olhos de Aristóbulo mudarem de cor. Zico se preocupa ao saber que o carro dirigido por Joel era de sua usina. Aristóbulo vê a filmagem da câmera de segurança do Centro Cívico. Marcina faz as pazes com Cazuza. Gibão conta a Zélia que Zico está envolvido com o possível atentado à cidade. Vitória questiona Zico sobre a explosão.
Capítulo 11, 10 de julho de 2013 – Zico mente para Vitória e incrimina os saramandistas pelo atentado. Zico aceita que Vitória marque um encontro seu com Zélia, mas fica tenso quando ela vai embora. Helena se preocupa com o sumiço de Laura. Zico arruma um cúmplice para Joel a fim de confirmar a história que contou a Vitória. Zélia, Pedro, Tiago, Bia e Gibão resolvem ajudar Lua nas investigações sobre Zico. Dora e Rosalice se preocupam com Risoleta. Candinha fica preocupada quando Laura chega em casa sentindo dores. Zico e Zélia se confrontam durante a manifestação na cidade.
Capítulo 12, 11 de julho de 2013 – Lua desconfia do depoimento de Gilson e chama Gibão à delegacia. Candinha e Tibério pensam um no outro. Laura conta a verdade sobre sua saúde para Rochinha. Zélia discute com Zico e Vitória fica apreensiva. Gibão e Lua acham que Joel tem um cúmplice. Zélia passa mal e é levada para o hospital de Serro Azul. Marcina encontra um pássaro caído e Gibão fica nervoso. Candinha se revolta com a falta de atitude de Zico em relação a Zélia. Laura expulsa Carlito de seu quarto. Risoleta seduz Aristóbulo. Aristóbulo chega para o jantar na casa de Cazuza e fica lisonjeado com os elogios que recebe. Marcina também convida Redonda, Encolheu e Gibão para o jantar.
Capítulo 13, 12 de julho de 2013 – Marcina provoca os pais e Aristóbulo defende Gibão. Zélia pede o apoio de Lua na luta contra Zico. Zico planeja acabar com a reputação dos saramandistas. Redonda e Aparadeira implicam com o namoro de Marcina e Gibão. Leocádia avisa a Tibério que Lua convidará os Rosado para o casamento. Raul organiza a fuga de Gilson. Leocádia reconhece os sintomas da gravidez de Zélia. Gibão aconselha Redonda a perder peso. Raul e seus comparsas tiram Gilson da cadeia. Gibão leva uma coronhada e desmaia. Aristóbulo não se interessa por Marcina. Risoleta afirma que se decepcionou com Aristóbulo. Firmino paga Gilson. Zico admite para Carlito que é apaixonado por Vitória. Gibão desconfia de Zico Rosado. Zico critica a forma como Vitória educou Zélia. Aristóbulo observa Risoleta dormindo. Leocádia vê Vitória e Zico se beijando.
Capítulo 14, 16 de julho de 2013 – Leocádia vai embora da igreja apressada e Vitória fica aflita. Rochinha fala para Dora e Rosalice que Aristóbulo esteve na pensão. Laura se surpreende com a reação de Stela ao saber o que houve com ela. Vitória pede para conversar com Leocádia. Gibão enfrenta Zico. Bia tenta entrevistar o ex-prefeito. Vitória conta para Leocádia seu caso com Zico. Carlito descobre que o nome Saramandaia foi registrado pela matriarca da família Vilar. Rochinha procura Aristóbulo. Dora e Rosalice aconselham Risoleta a conversar com o professor. Candinha exige que Carlito não incomode Laura. Aristóbulo conta para Rochinha que gosta de Risoleta, mas não pode ficar com ela. Carlito se hospeda na pensão. Dona Redonda discute com Gibão. Marcina provoca o namorado com Aristóbulo. Pedro e Zélia criam um abaixo-assinado contra Zico. Zico e Vitória se encontram escondidos. Pupu leva Risoleta até sua casa e Aristóbulo se surpreende ao ver a dona da pensão na frente de seu pai.
Capítulo 15, 17 de julho de 2013 – Aristóbulo tenta amenizar a situação, mas Risoleta vai embora. Carlito chama Rosalice para seu quarto. Risoleta volta para a casa de Aristóbulo, e Pupu e Belisário ficam animados. Carlito sonda com Rosalice a intenção de votos dos frequentadores da pensão. Risoleta se impressiona com a história de Belisário. Vitória e Zico namoram no esconderijo. Rochinha desconfia da presença do afilhado de Zico na pensão. Carlito se impressiona com a popularidade dos saramandistas na cidade. Helena liga para Zico, e Vitória fica constrangida. Pupu pensa em como unir a dona da pensão e o filho. Risoleta pede para Aristóbulo se afastar dela. Vitória hesita em contar sobre o pai biológico de Zélia para Leocádia. Carlito procura por Zico na fazenda, e Helena descobre a mentira do marido.
Capítulo 16, 18 de julho de 2013 – Zico é dissimulado com Helena, e Carlito o apoia. Leocádia afirma a Vitória que vai ajudar a promover um encontro entre Zélia e Zico. Rochinha flagra Carlito no quarto de Laura. Helena teme que Risoleta se aproxime de Stela. Laura não consegue contar a verdade sobre Carlito para Rochinha. Risoleta lembra-se de seu passado e deixa Dora e Rosalice curiosas. Zico proíbe Carlito de comentar sobre sua família com Risoleta. Vitória apoia o abaixo-assinado dos filhos. Carlito pensa em usar o padroeiro da cidade na campanha de Zico. Marcina esconde Gibão em seu quarto, antes de Aparadeira entrar. Vitória liga para Zico, mas Helena atende o telefone. Gibão ouve Aparadeira falar mal dele. Pupu e Belisário ficam com pena de Aristóbulo. Candinha e Zico tentam proibir Stela de ir à cidade. Risoleta pensa em Stela. Gibão e Marcina namoram escondidos. Zico aparece de surpresa na casa de dona Redonda. Stela vai à cidade e Helena a vê com Risoleta.
Capítulo 17, 19 de julho de 2013 – Helena afasta Stela de Risoleta. Zico cobra uma explicação para o apoio à campanha de Aristóbulo. Stela fica sem gasolina na estrada. Tiago reclama da cidade e sai com o quadriciclo do irmão. Gibão e Marcina namoram nas dunas. Carlito descobre uma forma de usar o padroeiro da cidade em benefício dos bolebolenses. Zico exige que sua comissão faça um dossiê para difamar Gibão. Tiago ajuda Stela na estrada. Aristóbulo fica orgulhoso com os elogios que recebe de Zico. Tiago descobre que Stela é da família Rosado e decide não contar que pertence à família Vilar. Marcina engana Gibão para que ele entre na água. Leocádia se preocupa com a gravidez de Zélia. Zico fica furioso com Risoleta por se aproximar de Stela e manda Carlito marcar um encontro com ela. Leocádia sofre ao cortar as asas de Gibão. Aristóbulo vai com Pupu visitar a filha de Cazuza. Aparadeira se preocupa com a alta temperatura de Marcina.
Capítulo 18, 23 de julho de 2013 – Aparadeira chama Cazuza para ajudar Marcina. Pupu fica curiosa com o problema da possível pretendente de Aristóbulo. Cazuza e Rochinha colocam Marcina embaixo do chuveiro. Leocádia fica aliviada ao ouvir João dizer que terminou seu namoro. Carlito afirma ao padrinho que o nome de Bole-Bole não vai mudar. Zico apreende a moto de Stela. Aparadeira não se conforma com o problema de Marcina. Leocádia fica apreensiva com a gravidez de Zélia. Lua pede para a noiva se encontrar com Zico. Vitória tenta conversar com Zico. Candinha insinua que Zico mantém encontros extraconjugais. Pupu incentiva Aristóbulo a se casar com Risoleta. Gibão tem uma visão com Tiago. Tiago entra por engano no quarto de Risoleta e Aristóbulo se transforma em lobisomem quando o vê. Risoleta se encontra com Zico.
Capítulo 19, 25 de julho de 2013 – Risoleta discute com Zico e o desafia. Tiago desiste de se encontrar com Stela. Zico se enfurece com Risoleta. Saramandistas e bolebolenses se enfrentam na cidade e entregam o abaixo-assinado para o delegado. Dona Redonda forja um dossiê sobre Gibão. Helena teme que o problema com Risoleta se agrave. Firmino conta para Zico que a fuga que eles armaram será investigada. Carlito se recusa a contar seu plano para o padrinho. Risoleta procura Aristóbulo. Vitória fala para Leocádia que Zico cogitou a ideia de se separar de Helena. Carlito coloca um pequeno alto-falante dentro de um vaso de flores. Vitória observa a cumplicidade entre Zico e Helena. Helena fica indignada com a presença de Vitória na igreja. Cursino e Fifi elogiam a família Rosado. Carlito coloca o vaso de flores com o alto-falante na frente da imagem do padroeiro da cidade.
Capítulo 20, 26 de julho de 2013 – Laura consegue pegar o equipamento de Carlito e delata tudo à família, que se volta contra ela. Gibão acerta com Zélia, Lua e Pedro de tentar descobrir de quem é o sangue que foi encontrado na imagem. Laura se arrepende de ter se envolvido com Carlito novamente. Zico afirma a Vitória que não tem participação no milagre ocorrido na igreja. Gibão descobre que Carlito forjou o milagre e os dois se enfrentam. Carlito guarda o equipamento que usou em uma mala no armário. Gibão e Marcina pensam um no outro. Vitória fala para Zico que eles só podem ficar juntos em segredo. Tibério aconselha Tiago a ficar com Stela. Pupu afirma a Belisário que fará com que ele participe do almoço para Marcina e Aparadeira. Zico marca de passar o dia com Vitória em outra cidade. Tiago consegue falar com Stela. Dona Redonda desmaia ao ver Belisário e causa um grande transtorno na casa de Aristóbulo. Stela manda Tiago se esconder, quando vê Zico se aproximar do carro.
Capítulo 21, 30 de julho de 2013 – Zico afirma a Vitória que não tem participação no milagre ocorrido na igreja. Pupu afirma a Belisário que fará com que ele participe do almoço para Marcina e Aparadeira. Stela manda Tiago se esconder quando vê Zico se aproximar do carro. Stela consegue impedir Zico de ver Tiago.
Capítulo 22, 31 de julho de 2013 – Aristóbulo fica tenso ao ver Marcina, Aparadeira e Dona Redonda na presença de Belisário. Cazuza reclama do falso dossiê que a esposa de Encolheu está escrevendo contra Gibão. Bia, Zélia e Pedro afirmam que vão impedir os bolebolenses de usar o suposto milagre na campanha. Stela não deixa Tiago falar sobre sua família. Pupu expulsa todos de sua casa. Stela e Tiago se beijam. Aristóbulo se sensibiliza com a insistência de Pupu e Belisário para que ele fique com Risoleta. Risoleta comenta que o milagre do padroeiro foi armado e Cazuza considera sua opinião. Gibão e Leocádia acusam Carlito de ser o responsável pelo falso milagre. Lua vê Vitória e Zico juntos.
Capítulo 23, 1 de agosto de 2013 – Tiago conta para Stela que pertence à família Vilar. Candinha e Tibério reagem saudosos ao saberem do envolvimento de Stela e Tiago. Cazuza afirma a Marcina que não vai deixar Aparadeira forçar seu casamento com Aristóbulo. Pupu e Belisário se preocupam com a carreira política do filho. Carlito fala para Laura ir procurá-lo na pensão. Lua é irônico com Vitória ao questioná-la sobre seu almoço na cidade vizinha. Vitória fica nervosa com o jeito como Lua a trata. Dona Redonda e Encolheu reclamam por Bia sair com Pedro. Cazuza fala para Risoleta que Aparadeira quer casar Aristóbulo com sua filha. Marcina pensa em Gibão e sente seus calores. Gibão tem saudades da ex-namorada. Pupu pede para Rochinha aconselhar Aristóbulo a ficar com Risoleta. Cazuza faz as pazes com Aparadeira. Bia ouve os pais falando a respeito do dossiê contra Gibão. Helena escuta o marido falar com a amante pelo celular. Lua confirma com Leocádia o caso entre Vitória e Zico, e fica indignado. Lua afirma a Leocádia que Zélia precisa saber sobre o caso entre Vitória e Zico.
Capítulo 24, 2 de agosto de 2013 – Aristóbulo procura Risoleta. Aristóbulo propõe ficar com Risoleta às escondidas. Risoleta expulsa Aristóbulo de seu quarto. Aparadeira diz a Marcina que não vai mais tentar uni-la ao professor. Leocádia convence Lua a manter o caso de Vitória e Zico em segredo. Helena afirma que vai descobrir quem é a amante de seu marido. Tibério contraria a filha e autoriza Pedro a aprovar a compra de máquinas para engarrafar cachaça. Aristóbulo não deixa Pupu e Belisário irem à festa de lançamento de sua candidatura. Marcina provoca Gibão. Carlito não concorda que Zico lance a candidatura de Aristóbulo. Bia avisa a Pedro que sua mãe está fazendo um dossiê contra Gibão. Leocádia conta para Vitória que Lua a viu com Zico na cidade vizinha. Dona Redonda combina com Zico de entregar o dossiê contra Gibão na festa do Centro Cívico. Risoleta visita Pupu e Belisário. Laura vai atrás de Carlito na pensão. Pupu pede para Risoleta ajudar Aristóbulo. Vitória se encontra com Zico. Laura ouve uma conversa de Carlito sobre Vitória. Helena se embriaga e questiona Zico sobre sua amante.
Capítulo 25, 6 de agosto de 2013 – Zico discute com Helena. Tiago e Stela se beijam. Carlito explica a Laura por que estava falando de Vitória ao telefone. Zico manda Firmino pegar o dossiê com Dona Redonda. Candinha flagra Tiago no quarto de Stela. Bia fala para Pedro que vai filmar sua mãe entregando o dossiê para Zico. Candinha decide acobertar Tiago e Stela. Aristóbulo teme a demora de Zico em chegar à festa. Zélia estranha o jeito com que Lua trata Vitória. Zico encontra Helena desacordada no banheiro e chama Rochinha para examiná-la. Tiago desconfia de que Tibério e Candinha tiveram um envolvimento. Bia grava Encolheu tentando entregar o dossiê a Firmino e mostra para todos no Centro Cívico. Risoleta apaga as luzes do salão e Aristóbulo vai embora como lobisomem. Zico pergunta a Laura se ela sabe quem registrou o nome Saramandaia. Laura conta para Zico que Vitória registrou a marca Saramandaia. Gibão não gosta de ver o dossiê contra ele. Risoleta sente pena de Aristóbulo. Pupu consola Aristóbulo.
Capítulo 26, 7 de agosto de 2013 – Zico fica aliviado por Encolheu ter assumido a culpa pelo dossiê contra Gibão. Stela comemora a reconciliação de Laura e Zico. Helena afirma ao marido que quer se divorciar dele. Carlito confirma a denúncia de Laura e insinua que Vitória subornou Gibão e Lua para iniciarem o movimento contra Bole-Bole. Gibão tem uma visão de Dona Redonda explodindo. Zico acusa Lua de ter se vendido para Vitória. Zico desconfia de que o prefeito sabe de seu envolvimento com Vitória.
Capítulo 27, 8 de agosto de 2013 – Gibão avisa a Encolheu que Dona Redonda vai explodir se não parar de engordar. Lua conversa com o irmão sobre o registro do nome Saramandaia. Aristóbulo sente a rejeição das pessoas na cidade. Pupu vai com Belisário à pensão de Risoleta. Marcina visita Aristóbulo na repartição pública. Zélia acusa Vitória de traição. Vitória fica atônita ao saber que Zico a acusou de ter comprado Lua e Gibão. Rochinha fica irritado com a implicância de Cursino e Fifi com o professor. Aristóbulo se enfurece com o esquema contra ele e tenta se controlar para não virar lobisomem. Risoleta confirma a Pupu e Belisário que ajudou Aristóbulo no salão da festa. Vitória sugere dar uma entrevista para explicar a verdade sobre o registro do nome Saramandaia. Carlito espalha pela cidade uma intriga sobre a família Vilar. Pupu fica com ciúmes de Dora e Rosalice com Belisário. Vitória vai às ruas para esclarecer o mal-entendido sobre o nome da cachaça e encontra Zico fazendo ofensas à sua família. Zélia e toda a cidade cobram uma explicação pela discussão íntima que Vitória e Zico demonstram na praça. Zico e Vitória discutem na frente de todos. Tiago e Stela desconfiam de que Candinha e Tibério já foram amantes. Aristóbulo ouve a conversa preconceituosa sobre ele entre Aparadeira e Cazuza. Dora e Rosalice dão um presente para Belisário. Pupu e Belisário não contam para Aristóbulo que foram à pensão de Risoleta. Bia decide sair de casa. Stela registra a foto que está no medalhão de Candinha. Zico e Vitória se encontram e conversam sobre o passado. Stela e Tiago decidem descobrir por que Candinha e Tibério se separaram.
Capítulo 28, 9 de agosto de 2013 – Zico não aceita que Vitória se separe dele novamente. Aparadeira conta para Dona Redonda que Bia foi para a casa de Gibão. Pupu tenta convencer Aristóbulo a visitar Risoleta. Dona Redonda ofende Gibão na frente de Leocádia. Vitória decide conversar com Zélia sobre seu pai. Helena aceita continuar casada com Zico. Vitória desiste de contar a verdade para Zélia. Leocádia discute com Dona Redonda. Pupu conta a Aristóbulo que foi Risoleta quem apagou as luzes na festa do Centro Cívico. Aristóbulo decide entrar na pensão de Risoleta e todos ficam espantados. Rochinha convida Laura para passear. Gibão conta como foi sua visão com Dona Redonda. Aristóbulo e Encolheu discutem na pensão. Gibão e Marcina reatam o namoro. Rochinha e Laura se beijam. Pedro fica com Bia no quarto de Zélia. Laura se despede de Rochinha e pensa em Carlito. Aristóbulo se esconde no quarto de Risoleta. Vitória e Zico pensam um no outro. Lua pede para Zélia tentar se entender com a mãe. Pedro ouve Vitória revelar que Zélia é filha de Zico. Dora fica abalada quando Rochinha diz que saiu com Laura. Aristóbulo se transforma em lobisomem na frente de Risoleta.
Capítulo 29, 13 de agosto de 2013 – Risoleta fica fascinada com a transformação de Aristóbulo. Laura pensa em Carlito. Aristóbulo fere Risoleta. Pedro questiona Vitória sobre a paternidade de Zélia. Cazuza elogia Risoleta e deixa Aparadeira furiosa. Rochinha cuida do ferimento de Risoleta. Aristóbulo culpa os pais por sua maldição. Pedro afirma a Vitória que não contará a verdade para Zélia. Zélia sonha com o bebê. Gibão tem um mau pressentimento. Leocádia fica angustiada com o sonho que Zélia teve com o bebê. Marcina avisa aos pais que reatou seu namoro. Pedro confronta Vitória. Pedro se recusa a pedir desculpas para Vitória. Lua desiste de acabar com a discussão entre Totó e Cursino. Zico conta para Carlito que Risoleta é a mãe de Stela. Risoleta comenta que teve uma filha. Pupu e Belisário ficam penalizados com a tristeza de Aristóbulo. Aparadeira implica com Risoleta. Vitória decide contar para Zico que ele é pai de Zélia. Tibério ameaça Vitória para que ela não reviva o passado.
Capítulo 30, 14 de agosto de 2013 – Vitória desiste de se encontrar com Zico para ficar com Zélia. Candinha confronta Helena ao descobrir que ela pretende se divorciar. Dona Redonda decide explorar a história de Santo Dias. Vitória tenta tranquilizar Zélia. Delegado Petronílio se preocupa com previsão de Gibão. Tiago tem uma ideia para que Tibério e Candinha se reencontrem. Aparadeira repreende Cazuza por assistir à entrevista de Vitória. Bolebolenses e saramandistas se encontram na praça. Stela e Tiago combinam os detalhes do plano para reaproximar Candinha e Tibério. Dona Redonda e Aparadeira vendem acessórios sobre Santo Dias. Leocádia fica aflita ao saber que seu neto possui um problema. Zélia tenta se aproximar de Vitória. Gibão acusa Carlito de explorar a imagem de Santo Dias. Tiago vê Vitória com Zico.
Capítulo 31, 15 de agosto de 2013 – Vitória e Zico conseguem disfarçar o encontro diante de Tiago. Gibão se concentra e faz o sino da igreja tocar. Candinha repreende Zico por pensar em ficar com Vitória. Risoleta conversa com Rochinha sobre Aristóbulo. Vitória questiona Leocádia sobre corcunda de Gibão. Marcina não consegue tranquilizar Gibão. Leocádia não consegue se abrir com Vitória. Pupu se assusta com gritos de Aristóbulo. Aristóbulo fica aliviado por não se transformar em lobisomem. Gibão volta a sonhar com o novo nome da cidade. Pedro destrata Vitória. Zico ordena Firmino a manter seus homens controlados. Carlito é irônico com Laura na frente de Rochinha. Aristóbulo afirma a Risoleta que transformação foi fato isolado. Carlito intimida Risoleta ao vê-la conversando com Stela. Zélia impede Zico de furar a fila de votação. Gibão tem uma visão com Zico.
Capítulo 32, 16 de agosto de 2013 – Gibão avisa a Zico para tomar cuidado com seu coração. Tibério e Candinha conversam pela internet. Candinha morre por causa da emoção, mas Stela a faz reviver. Cazuza defende Gibão da implicância de Aparadeira. Candinha conta para Stela que foi obrigada a se separar de Tibério. Firmino obriga um grupo de trabalhadores a votar pelo nome de Bole-Bole. Marcina e Rosalice discutem por causa de Gibão. Pedro arranja briga com capanga de Zico. Vitória conta para Zico que voltará para São Paulo. Carlito se insinua para Zélia. Bia afirma que só volta para casa se a mãe perder peso. Carlito vê Laura e Rochinha se beijando. Cazuza se irrita com capangas de Zico. Lua teme a reação das pessoas com resultado do plebiscito. Zico pede para Vitória ficar com ele. Pedro provoca os bolebolenses. Vitória conta para Zico que Zélia é sua filha.
Capítulo 33, 20 de agosto de 2013 – Vitória avisa a Carlito que está levando Zico para o hospital. Gibão leva um tiro e pede para o irmão levá-lo para casa. Vitória chega com Zico ao hospital e conversa com o médico. Helena e Laura concordam em não contar para Candinha e Stela o que aconteceu com Zico. Vitória decide permanecer no hospital até que Zico melhore. Leocádia tenta convencer Gibão a ir para o hospital. Marcina se desespera ao saber que seu namorado levou um tiro. Laura e Helena observam Vitória na sala de espera do hospital. Gibão permite que Rochinha entre no quarto para ajudá-lo. O médico avisa à família que Zico melhorou. Os bolebolenses vibram com o resultado parcial da votação. Pupu e Belisário se preocupam com Aristóbulo. Fifi fala para Dona Redonda e Aparadeira que Gibão está à beira da morte. Rochinha garante a Gibão que não contará seu segredo a ninguém. Saramandaia vence o plebiscito. Aparadeira se surpreende ao saber que Gibão está fora de perigo. Laura vê Vitória próxima do leito de seu pai. Carlito fala que Saramandaia venceu e Zico tenta se levantar da cama.
Capítulo 34, 21 de agosto de 2013 – Zico fica inconformado com o resultado do plebiscito, e Vitória se preocupa com ele. Rochinha termina o curativo em Gibão e se surpreende com suas asas. Cazuza e Aparadeira ficam pasmos com a visão que Gibão teve sobre Dona Redonda. As visitas a Zico são suspensas, e Carlito reage com irritação à inquietação de Vitória. Zélia se desanima ao saber que a mudança do nome da cidade vai demorar a acontecer. Leocádia conversa com Rochinha sobre Gibão. Cazuza e Aparadeira temem que Dona Redonda exploda na casa deles. Stela se preocupa com o avô. Laura confirma com Carlito que Vitória é a amante de Zico. Zélia estranha a irritação de Pedro com Vitória. Marcina decide pedir Gibão em casamento. Zico afirma a Carlito que vai anular o plebiscito. Marcina encontra Rosalice no quarto de Gibão.
Capítulo 35, 22 de agosto de 2013 – Marcina discute com Gibão. Pedro ofende Vitória, que o esbofeteia. Stela acredita que foi Carlito quem levou Zico ao hospital e ele desconversa. Bia deixa a fazenda Vilar. Tibério questiona a filha sobre sua briga com Pedro. Vitória teme que o filho mais velho conte a verdade a Zélia. Saramandistas e bolebolenses discutem sobre a troca do nome da cidade. Zico decide se afastar de Vitória. Gibão pergunta a Aristóbulo como ele se sentiu quando se expôs para a cidade. Aristóbulo encontra Risoleta na biblioteca e a convida para sair. Laura chantageia Zico para que ele aceite se divorciar de Helena. Aristóbulo conta para os pais a verdade sobre sua primeira namorada. Vitória fala para Leocádia que contou para Zico que Zélia é sua filha. Carlito avisa a Vitória que Zico não quer mais falar com ela. Stela e Tiago pensam em como arrumar um encontro entre Candinha e Tibério. Fifi vê Bia se hospedar na pensão de Risoleta e avisa Dona Redonda. Vitória exige falar com Zico.
Capítulo 36, 23 de agosto de 2013 – Zico se recusa a falar com Vitória. Stela e Tiago pensam em promover o encontro entre Candinha e Tibério durante o casamento de Zélia, enquanto todos estiverem fora da fazenda. Encolheu faz a previsão do tempo para a rádio. Dona Redonda discute com Bia na pensão, e Risoleta acaba se machucando. Fifi espalha a notícia sobre a visão de Gibão com Dona Redonda. Tiago fala para Stela que não vai mais voltar para São Paulo. Vitória se emociona quando Zélia fala de seu pai. Cazuza e Aristóbulo se enfrentam por causa de Risoleta. Gibão conta para Bia como foi a visão que teve com sua mãe. Embriagado, Carlito fala de seus negócios escusos para Rosalice. Zico tem alta do hospital. Rochinha conversa com Gibão sobre suas asas. Candinha se arruma para se encontrar com Tibério. Gibão decide não aparar suas asas e Leocádia se surpreende. Zico avisa a Helena que não vai ao casamento de Zélia. Dona Redonda chega à igreja e todos se preocupam com sua presença. Candinha e Tibério se encontram. Pupu e Belisário visitam Risoleta. Zico entrega para Zélia, na porta da igreja, os documentos da impugnação do resultado do plebiscito.
Capítulo 37, 27 de agosto de 2013 – Vitória fica tensa com a presença de Zico, e Pedro é solidário ao sofrimento da mãe. Marcina demonstra sua mágoa com Gibão. Bia ignora Pedro no altar. Zico observa, sem ser visto, o casamento de Zélia. Tibério e Candinha relembram o passado. Risoleta conta a Pupu e Belisário que tem uma filha. Candinha e Tibério se despedem. Pupu fala sobre Adélia, e Risoleta fica intrigada. Leocádia aconselha Vitória a se encontrar com Zico. Bia e Aparadeira convencem Marcina a tentar pegar o buquê de Zélia. Zico e Vitória discutem. Marcina usa o delegado para fazer ciúmes em Gibão. Tiago não consegue falar para Vitória que não quer voltar para São Paulo. Zico enaltece os atributos de Helena. Pedro tenta se aproximar de Bia, que reage com ironia. Dona Redonda dá um show de dança no salão. Aristóbulo entra no quarto de Risoleta e ela acredita ter tido um sonho. Gibão e Pedro assumem a ação contra a contestação do plebiscito. Zélia avisa que seu filho se chamará Felipe, e Vitória se emociona. Cazuza leva um presente para Risoleta. Gibão procura Zico.
Capítulo 38, 28 de agosto de 2013 – Gibão tenta fazer um acordo com Zico e o avisa para tomar cuidado com as formigas. Encolheu informa que Zico impugnou o plebiscito, e todos na barbearia discutem. Fifi faz fofoca sobre Cazuza, e Aparadeira fica enfurecida. Pupu e Belisário pensam em como unir Aristóbulo e Risoleta. Stela e Tiago veem o unicórnio novamente no parque. Vitória e Leocádia se despedem emocionadas. Candinha apoia Helena e repreende Laura por querer a separação de seus pais. Zico entrega uma procuração para Carlito, e Laura faz insinuações que seu pai não percebe. Vitória e Tiago se despedem de Tibério, Cleide e Pedro. Aparadeira implica com Cazuza por causa de Risoleta. Marcina tenta provocar ciúmes em Gibão. Alguns meses se passam. O delegado repara na baixa temperatura corporal de Marcina. Gibão abre suas asas, e Leocádia se emociona.
Capítulo 39, 29 de agosto de 2013 – Gibão sente falta de Marcina, e Leocádia o aconselha a contar seu segredo para ela. Aparadeira pensa em casar a filha com o delegado. Dona Redonda quebra a balança da farmácia. Bia e Pedro se reconciliam. Encolheu consola a esposa, que sofre com a implicância de toda a cidade. Candinha reclama de não ter herdeiros políticos, e Zico fica incomodado com o comentário. Lua e o irmão insistem que Zélia entre para a política. Dona Redonda observa a casa de Gibão com um binóculo. Aparadeira pede para o delegado desistir de sua castidade e casar com sua filha. Zico conta para Candinha que Zélia é sua filha. Tibério toma seu remédio sem reclamar, e Cleide estranha. Risoleta tenta descobrir o motivo do falecimento de Adélia. Aristóbulo vê a imagem da ex-noiva, e Pupu fica apreensiva. O fantasma de Adélia leva Risoleta até seu túmulo. Cazuza pede para Gibão reatar com Marcina. Gibão decide mostrar suas asas para Marcina, que fica emocionada. Aristóbulo se transforma em lobisomem na frente de Risoleta, e os dois se encaram.
Capítulo 40, 30 de agosto de 2013 – Risoleta ajuda Aristóbulo a controlar o lobisomem. Gibão e Marcina têm sua primeira noite de amor. Encolheu e Dona Redonda preparam a festa para as suas bodas. Marcina concorda em preservar o segredo de Gibão. Helena cuida de Zico. Gibão voa feliz e tem uma visão assustadora com a sua morte. Risoleta conta para Rosalice e Dora o seu encontro com o lobisomem. Pupu conta para Aristóbulo sobre a filha de Risoleta. Dona Redonda discute com Gibão por estar sendo destratada na rua. Gibão pede Marcina em casamento, e Aparadeira reage contrariada. Zélia conversa com Vitória, que fica animada com a gravidez da filha. Candinha tenta convencer Zico a aceitar Zélia e pensa em como contar para o filho sobre seu romance com Tibério. Cazuza lamenta por Aparadeira não ser igual a Risoleta. Risoleta afirma que descobrirá o que aconteceu entre Aristóbulo e Adélia. Zico pede o apoio de Cazuza para conseguir trocar o nome da cidade novamente. Gibão avisa que se casará com Marcina. Zélia enfrenta Zico.
Capítulo 41, 3 de setembro de 2013 – Zico não responde às acusações de Zélia. Zélia pede para padre Romeu abençoar a cidade com seu novo nome. Encolheu reclama com o delegado sobre a pichação feita em sua casa. Dona Redonda tenta atropelar Gibão, mas Marcina o salva. Cazuza discute com Aparadeira por causa do noivado da filha. Risoleta pede para Rochinha ajudá-la a investigar a morte de Adélia. Zico reclama com Candinha por tentar convencê-lo a aceitar Zélia. Risoleta lamenta a morte do pai de sua filha. Candinha autoriza Stela a visitar o túmulo de seu pai. Dona Redonda observa Gibão, escondida com seu binóculo. Candinha sugere que ela e Tibério revelem a verdade sobre os dois. Aristóbulo conta para Rochinha como Adélia morreu, e o médico fica intrigado. Cazuza pede para Aparadeira aceitar o casamento de Marcina e Gibão. Encolheu e Redonda acertam os detalhes para sua festa. Carlito tenta convencer Zico a vender a marca Bole-Bole. Rochinha e Risoleta concordam que existe algo de estranho sobre a morte de Adélia. Zico vê Risoleta se aproximar do túmulo de seu filho.
Capítulo 42, 4 de setembro de 2013 – Carlito inventa uma desculpa para tirar Zico e a família do cemitério. Risoleta se aproxima do túmulo de Zé Mário. Dona Redonda fica abalada com a dispersão de seus convidados e recebe o apoio de Encolheu e Bia. O delegado, Fifi e Cursino ficam com medo de ir à festa de Encolheu e Redonda. Zico mente para explicar a Stela a visita de Risoleta ao túmulo de seu pai. Laura promete ajudar a sobrinha a descobrir a verdade sobre sua mãe. Zico sente falta de seu filho. Aristóbulo decide deixar a cidade e Risoleta fica inconformada. Dona Redonda e Encolheu ficam decepcionados por Zico e Helena não comparecerem à sua festa. Dora vê Laura entrar no quarto de Carlito. Carlito conta para Laura que Risoleta é a mãe de Stela. Dora avisa a Rochinha que sua namorada está no quarto de Carlito.
Capítulo 43, 5 de setembro de 2013 – Carlito consegue enganar Rochinha. Laura procura Risoleta para falar sobre Stela. Marcina e Gibão passam a noite juntos. Bia pensa em ir à festa de Encolheu e Redonda. Laura combina com Risoleta um encontro seu com Stela. Dora não consegue contar a verdade para Rochinha sobre sua namorada. Pupu e Belisário pensam em como fazer Aristóbulo desistir de ir embora da cidade. Rochinha sugere a Risoleta que converse com uma enfermeira no hospital de Serro Azul sobre o caso de Adélia. Bia e Pedro revelam para Encolheu e Redonda que os convidados não compareceram por medo. Zico vê Vitória no rosto de Helena. Encolheu se espanta ao ver Redonda passando mal e procura ajuda. Zélia avisa a Vitória sobre a festa de inauguração de Saramandaia. Cursino, Fifi e o delegado acreditam que possa haver alguma confusão na festa para a cidade. Dona Redonda descobre que Gibão tem asas e, ao tentar contar para a cidade, explode na frente de todos. Zélia sente fortes dores na barriga.
Capítulo 44, 6 de setembro de 2013 – Lua leva Zélia para casa, e Leocádia avisa a Vitória. Encolheu procura partes de Redonda pela cidade. Risoleta avisa a Dora e Rosalice que vai a Serro Azul. Todos ficam penalizados com o sofrimento de Encolheu. Carlito se irrita por Zico não aceitar vender a marca Bole-Bole. Zélia se preocupa com seu estado. Aparadeira fica com ciúmes de Cazuza. Aristóbulo beija Risoleta antes de ela ir para Serro Azul. Zico tenta disfarçar o nervosismo ao saber que Zélia se feriu com a explosão, e decide procurar informações sobre a filha. Leocádia conta para Lua que Zélia é filha de Zico, e ele afirma que vai contar a verdade para a esposa. Gibão e Marcina conversam sobre suas visões do futuro. Lua é frio ao falar com Vitória, e Zélia não percebe. Tiago fala com Stela pelo telefone. Leocádia conta para Vitória o que aconteceu em sua ausência. Todos participam do velório de Dona Redonda. Risoleta conta a Rochinha o que descobriu sobre o falecimento de Adélia. Tiago aparece de surpresa no quarto de Stela. Vitória e Zico se reencontram.
Capítulo 45, 10 de setembro de 2013 – Zico encara Vitória sem que Helena perceba. Lua tenta disfarçar para Zélia a irritação com sua sogra. Vitória estranha o comportamento de seu pai. Candinha pede para Tiago arrumar outro encontro com Tibério. Zico discute com Gibão. Encolheu se emociona com o discurso de Aristóbulo no velório de Dona Redonda. Risoleta avisa a Rosalice e Doralice que vai conversar com o professor sobre Adélia. Rochinha fala para Aristóbulo ir para casa. Carlito sugere que Zico proponha fazer um novo plebiscito. Risoleta revela a Aristóbulo o motivo do falecimento de Adélia. Firmino encontra Tiago saindo do quarto de Stela e avisa a Zico. Candinha conta para o filho sobre o romance com Tibério. Zico marca de se encontrar com Vitória. Rochinha pede Laura em casamento. Aristóbulo se despede do espírito de Adélia e procura Risoleta.
Capítulo 46, 11 de setembro de 2013 – Aristóbulo e Risoleta se beijam. Pupu e Belisário temem que o filho se transforme em lobisomem. Lua exige que Vitória conte a verdade sobre Zico para Zélia. Encolheu diz a Bia que só vai enterrar a esposa quando achar todos os seus pedaços. Risoleta mostra a Pupu e Belisário que Aristóbulo conseguiu dormir em sua cama. Os moradores de Saramandaia temem ser atacados por urubus. Vitória afirma a Cleide que não voltará a se envolver com Zico. Stela decide fugir com Tiago, depois de ser proibida pelo avô de ver o rapaz. Zico fala para Vitória que foi a São Paulo para vê-la.
Capítulo 47, 12 de setembro de 2013 – Vitória e Zico se beijam. Encolheu se convence de enterrar a esposa. Aristóbulo afirma a Risoleta que vai ajudá-la com sua filha. Zico decide tentar se aproximar de Zélia. Candinha resolve contar a verdade para a bisneta sobre Risoleta. Stela combina sua fuga com Tiago. Tibério descobre os planos de seu neto e fica orgulhoso. Laura convence Risoleta a impedir Zico de mandar Stela para longe de Saramandaia. Candinha e Helena descobrem um grande formigueiro dentro de casa. Firmino vai atrás de Stela. Zico fala para Vitória que não pretende aceitar o romance de sua neta com Tiago. Firmino persegue o carro de Tiago e Stela, que capota causando um grave acidente. Laura chega com Risoleta à fazenda Rosado, e Helena teme que a neta se revolte contra ela. Aparadeira expulsa Gibão do cortejo de dona Redonda. Laura confirma a Helena que Vitória é a amante de Zico. Lua teme que Zélia saiba o que aconteceu com Tiago. Aparadeira pede ajuda a Fifi para separar Gibão de Marcina. Zico vai à fazenda dos Vilar, e Pedro o ameaça.
Capítulo 48, 13 de setembro de 2013 – Vitória impede Pedro de atirar em Zico. Risoleta conta sua história para Aristóbulo. Pedro esquece da presença de Tibério e revela que Zico é avô do filho de Zélia. Candinha pede para Laura escrever uma mensagem para Stela pedindo para ela voltar. Vitória avisa a Tibério que contará para Zélia sobre Zico, depois que seu neto nascer. Cazuza discute com Aparadeira. Aristóbulo pede Risoleta em casamento. Encolheu ouve a risada de Redonda e todos ficam apreensivos. Aparadeira pensa em armar contra Gibão. Helena afirma a Zico que se vingará dele e de Vitória. Pupu e Belisário parabenizam Aristóbulo e Risoleta pelo casamento. Gibão e Marcina namoram. Zico não percebe o desinteresse de Carlito em seus planos políticos. Uma flor nasce no local onde Redonda explodiu, e Encolheu fica emocionado. Aparadeira faz uma cópia da chave da loja de Gibão. Risoleta avisa a Vitória que o carro de Helena está indo em sua direção.
Capítulo 49, 17 de setembro de 2013 – Helena desiste de atropelar Vitória. Confuso, Gibão tem visão de Tibério. Vitória e Leocádia tentam consolar Risoleta. Candinha conversa com suas galinhas enquanto pensa em Tibério. Formigas tomam conta da casa dos Rosado. Gibão afirma que Firmino matou Zé Mário. Helena decide ir embora de casa. Risoleta e Vitória querem conversar com Zico. Tibério tenta se livrar das raízes para ir buscar Candinha. Vitória e Risoleta pressionam Zico pela verdade da morte de Zé Mario. Zico assume a culpa pela morte do filho. Tibério se liberta das raízes. Candinha se despede da família. Tibério e Candinha se transformam em uma só árvore. Corpo de Belisário aparece após um raio cair na casa de Aristóbulo. Raio atinge Encolheu no momento em que ele beija a flor de Dona Redonda. Carlito pede a ajuda de Cazuza para subornar os políticos da cidade. Aristóbulo afirma a Risoleta que vai ajudá-la a prender Zico.
Capítulo 50, 18 de setembro de 2013 – Cazuza sente o coração sair pela boca com a proposta de Carlito e Risoleta. Encolheu se recusa a deixar qualquer pessoa se aproximar de sua flor de Dona Redonda. Vitória sofre com a ausência de Tibério. Helena sai de casa e vai morar na pensão de Risoleta. Fifi fica com medo do plano de vingança de Aparadeira contra Gibão. Rochinha cuida de Zélia. Lua pede para Encolheu arrancar a flor da praça. Aristóbulo não acredita que Pupu e Belisário dançaram durante a tempestade elétrica. Rochinha descobre o envolvimento de Laura e Carlito.
Capítulo 51, 19 de setembro de 2013 – Zico conta para Firmino que o crime que eles cometeram no passado foi descoberto. Helena pede perdão a Risoleta. Laura tenta se explicar para Rochinha. Fifi conta o plano de Aparadeira para Cursino e Totó. Cazuza ajuda Gibão a se livrar do flagrante armado por sua esposa. Zico tenta convencer Vitória a apoiá-lo. Cazuza sai de casa, e Aparadeira fica inconsolável. O gavião de Gibão entra no quarto de Lua e observa Zélia. Carlito chama Laura para ir embora da cidade com ele. Laura conta para Zico sobre seu envolvimento com Carlito e avisa ao pai para tomar cuidado com o afilhado. Gibão estranha o comportamento de seu gavião. Zélia entra em trabalho de parto. O filho de Zélia nasce e Aparadeira fica perplexa com a aparência da bebê.
Capítulo 52, 20 de setembro de 2013 – Aparadeira conta para Rochinha que o bebê de Zélia tem asas. Cazuza sente ciúmes de Risoleta com Aristóbulo. Gibão revela suas asas para a família. Marcina conta para Cazuza que precisou mentir para que Aparadeira guardasse o segredo da família de Lua. Zélia, Lua, Leocádia, Vitória e Gibão ficam encantados com o bebê. Pedro tenta arrancar a flor da praça, mas Encolheu não permite. Cazuza grava sua conversa com Zico. Zélia e Lua temem por seu filho. Zico culpa Risoleta por sua ruína. Cazuza e Aristóbulo pedem para Gibão ajudá-los a denunciar Zico. Lua, Zélia, Vitória e Leocádia ficam nervosos com a rejeição do bebê ao leite materno. Dora vê Risoleta entrar no carro de Zico e avisa a Aristóbulo. Risoleta foge de Zico, que a ameaça.
Capítulo 53, 24 de setembro de 2013 – Aristóbulo se transforma em lobisomem e salva Risoleta de Zico. Encolheu impede Fifi, Cursino e Totó de arrancarem sua flor da praça. Pupu mostra Belisário para Padre Romeu. Cazuza filma Zico armando um golpe político contra Saramandaia. O filho de Zélia volta a chorar intensamente. Encolheu desmaia ao ver Bitela, irmã de Redonda que chega à cidade. Rochinha despreza Laura. Bitela explica que Encolheu precisa arrancar a flor da praça. Zico tenta conversar com Vitória. Zélia percebe que Filipe está muito doente e vai com a mãe ao hospital de Serro Azul. Vitória bate o carro na estrada e Zico aparece para socorrê-las. Zélia não aceita a ajuda de Zico, que é obrigado a revelar que é seu pai.
Capítulo 54, 25 de setembro de 2013 – Zélia decide aceitar a ajuda de Zico por causa de Filipe. Cazuza mostra o conteúdo do vídeo que fez contra Zico e entrega todo o dinheiro para ser usado no processo. Aparadeira vai embora de casa. Filipe é levado para a UTI. Vitória se surpreende com o estado de Zico. Risoleta pensa em oferecer dinheiro para obrigar Firmino a se entregar. Zico doa sangue para Filipe. O vilão fica nervoso ao saber que o neto possui asas. Bitela faz um jantar sem gorduras para Encolheu. Vitória conta sua história com Zico para Zélia. Aristóbulo se esconde para deixar Risoleta. Zico questiona Vitória sobre as asas de Filipe.
Capítulo 55, 26 de setembro de 2013 (penúltimo capítulo) – Firmino tenta atacar Risoleta, e Aristóbulo se transforma para ajudá-la. O professor leva Firmino para a delegacia. Zico não aceita a condição de Filipe. Firmino se declara culpado por ter matado o filho de Zico. Encolheu agradece Bitela por ajudá-lo a superar a perda de Redonda. Zico discute com Carlito, e Laura salva seu pai. Bitela joga balas para as crianças e todos comentam o seu comportamento doce. Zico desmente as acusações de Firmino. Stela e Tiago voltam à cidade. Helena decide contar a Stela sobre Risoleta. Durante o casamento de Risoleta e Aristóbulo, Laura aparece com Stela. Zélia não aceita Zico como pai. Aristóbulo e Risoleta se casam. Aparadeira volta para casa e apresenta a Cazuza e Marcina seus pais e seu irmão. Risoleta entrega a Stela a boneca que comprou quando ela era criança. Zico vai à câmara dos vereadores e enfrenta Gibão.
Capítulo 56, 27 de setembro de 2013 (último capítulo) – Zico afronta o delegado Petronílio e acaba preso. Helena e Laura se despedem de Stela e Risoleta. Zélia não entende os sentimentos de Vitória por Zico. Tiago decide ficar em Saramandaia com Stela. Bitela e Encolheu se beijam. Leocádia aconselha Gibão. Aparadeira apresenta sua família a Fifi, Cursino e Totó. Gibão fica preocupado com visita de seu gavião. Gibão se casa com Marcina, e Zico atira na noiva. Gibão faz o tempo voltar e salva Marcina. Zico sequestra Filipe. Gibão tem uma visão com Zico e Filipe. Vitória fica com Zico para salvar Filipe. Aparadeira e Cazuza se reconciliam. O corpo de Belisário volta a visitar Pupu. Petronílio apresenta seu acompanhante. Aristóbulo se transforma em lobisomem e passa a noite com Risoleta. Encolheu mima Bitela. Cazuza afirma a Aparadeira que sempre vale a pena se arriscar. Padre Romeu é excomungado por ter casado um lobisomem. Gibão, Marcina, Zélia e Lua celebram a liberdade. Fim.
