Quem é quem em Como uma Onda
20/11/2020 às 10h01
Confira o perfil dos personagens de Como uma Onda, novela produzida entre 2o04 e 2005 pela Rede Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os portugueses
Daniel Cascaes (Ricardo Pereira) – Um jovem açoriano sedutor, honesto e bem-humorado. Não tolera injustiças e está sempre pronto para ajudar a quem precisa. Apaixonado pela vida, tem jogo de cintura para enfrentar o que ela lhe apresenta. Em geral, dribla os inimigos apenas com a inteligência, mas, se é obrigado a brigar, tem a malandragem de um Zorro ou de um Indiana Jones. Em Portugal, onde mora há anos, namora a bela Almerinda e enfrenta a oposição ferrenha do pai da moça, que não concorda com o romance. Apesar de profundamente apaixonado, se sente balançado quando conhece a turista brasileira Nina. O amor entre eles é irresistível e acontece logo à primeira vista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Almerinda (Joana Solnado) – Órfã de mãe e filha única do almirante Figueiroa, é uma portuguesa linda e romântica, que namora o açoriano Daniel Cascaes contra a vontade de seu pai. Apaixonada, tem seu grande sonho de amor destruído quando o jovem vem, involuntariamente, para o Brasil.
Almirante Figueiroa (Antônio Reis) – Um militar austero e patriota que faz de tudo para separar Almerinda de Daniel Cascaes. O pai do jovem recusou-se a lutar na guerra das colônias portuguesas e o almirante não pode nem pensar em ver sua menina com o filho de um desertor. Para ele, o desrespeito à farda em favor de posturas pessoais é o maior dos pecados.
LEIA TAMBÉM:
● 56 anos depois: Globo quebra tabu histórico para definir fila de novelas das sete
● Resumo Roque Santeiro: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Cara e Coroa: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
Família Paiva
Mônica Paiva (Alinne Moraes) – Conhecida como Nina, é a segunda filha de Sinésio e Mariléia e irmã de Lenita e Gigi. Linda, romântica e generosa, possui valores muito sólidos e estabelecidos. Externamente, se mostra firme e bem resolvida, mas, na verdade, oculta muitas dúvidas. É a típica filha do meio, que fica apartada das preferências de pai e mãe e, por parecer tão madura e convicta, não desperta maiores preocupações. Namora o vilão JJ, porém, quando conhece Daniel Cascaes, apaixona-se de imediato. Seus primeiros contatos são carregados de conflitos e ironias de ambas as partes. No começo, Nina identifica nele uma liberdade que a atrai e perturba.
Lenita Paiva (Mel Lisboa) – Primeira filha de Sinésio e Mariléia, é a preferida da mãe. Linda e voluntariosa, é capaz de se atirar em uma aventura só para satisfazer seus caprichos. Tem um namoro conveniente com o ambicioso Conrado, mas se sente atraída por Daniel Cascaes desde o primeiro momento. E é claro que vai à luta para conquistá-lo. Determinada, atropela qualquer um para atingir seus objetivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sinésio Paiva (Hugo Carvana) – Marido de Mariléia, pai de Lenita, Nina e Gigi. Homem simples, trabalhou duro para se tornar um dos maiores nomes da indústria pesqueira. Adora a família e sente orgulho de ter uma filha novinha, seu maior xodó. Sente também um enorme prazer por proporcionar uma vida boa à mulher e às filhas, mas nunca se esqueceu de sua origem humilde. Mantém até hoje seus hábitos de homem simples e bonachão. Correto, acredita nas boas intenções do sócio Jorge Junqueira, o JJ.
Mariléia dos Santos Paiva (Denise Del Vecchio) – Esposa de Sinésio, mãe de Lenita, Nina e Gigi. Com 50 anos inconfessos, é a típica dondoca emergente. Vive deslumbrada, mas tem um bom coração: ama as filhas e o marido, a quem admira profundamente. Confia também em JJ e o vê como parte da família. Às vezes fala errado, se equivoca no comportamento e freqüentemente arma confusões com suas inconfidências.
Maria Eugênia Paiva (Guta Gonçalves) – Chamada carinhosamente de Gigi, é a filha mais nova de Sinésio e Mariléia. Irmã caçula de Lenita e Nina, é esperta, irônica e muito observadora, acompanhando em pé de igualdade as aventuras dos amigos Franklin e Rubico. Veste-se como eles e fica exasperada com as tentativas da mãe de enquadrá-la no que julga ser um figurino “adequado a uma mocinha”. Sem papas na língua, não esconde o descontentamento com os namorados de suas irmãs. Detesta JJ e Conrado e está sempre implicando com eles.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Família do vilão
Jorge Junqueira (Henri Castelli) – Apelidado de JJ, é um vilão charmoso e sedutor. Não reluta em passar por cima de tudo e de todos para conquistar o que deseja e tem a grande ambição de se tornar o maior latifundiário marítimo. Sua única e incontrolável fraqueza é o amor que sente por Nina. Por ela, faz qualquer negócio. Sócio de Sinésio, não tem o mesmo afeto pela família da moça, mas age com muito cuidado e dissimulação. Assumiu sua parte na empresa depois que o pai morreu e espera a hora certa para dar o bote.
Maria da Encarnação Junqueira (Bianca Byington) – Irmã de JJ, administra a casa onde mora com ele e Rubico, o menino que cria com muito amor e dedicação. É doce, meiga e bonita, mas não consegue esconder uma grande tristeza, além de sentir-se aprisionada em sua própria família. Esforça-se também para esquecer um grande amor do passado e se recusa a ler as cartas que ele nunca deixou de lhe enviar.
Rubico (Arthur Lopes) – Menino inteligentíssimo, cheio de imaginação, é um exímio enrolador, que usa seu talento para contar histórias mirabolantes e escapar das situações mais complicadas. Apronta várias traquinagens com os amigos Fanklin e Gigi, funcionando como líder do trio. Está sempre rindo, mas isso não dissimula a tristeza que sente, lá no fundo, por desconhecer sua origem. Como todo órfão, Rubico sonha em conhecer suas raízes e descobrir quem são seus verdadeiros pais. Mora com Encarnação e JJ e enfrenta o desprezo do vilão.
Família Prata
Dr. Prata (Marcos Caruso) – Marido de Alice e pai de Conrado e Rafael, é um homem fino, elegante, organizado, metódico e muito voltado para o trabalho. Médico dos Paiva e grande amigo de Sinésio, aprenderá com ele e Balbino a dar valor às pequenas coisas que antes desprezava. Meio indiferente ao amor da esposa, permitiu que seu casamento se tornasse rotineiro e morno. Dá clara preferência ao filho Conrado, que lhe parece sério e responsável, e desdenha do modo de vida de Rafael. Ganhar a vida como instrutor de mergulho está longe de ser o que imaginou para seu menino.
Alice Prata (Débora Duarte) – Esposa de Dr. Prata e mãe de Conrado e Rafael, é uma mulher culta e elegante, porém um pouco frustrada com o casamento. É amiga dos Paiva e tenta convencer Mariléia a ajudar no trabalho que realiza com Encarnação na comunidade de pescadores.
Rafael Prata (Sérgio Marone) – Filho mais novo de Dr. Prata e Alice e irmão de Conrado. Apaixonado pela natureza e pelos esportes náuticos, é dono de uma operadora de mergulho, onde trabalha com o amigo Samuca e a namorada Amanda. Tem uma difícil relação com o irmão e não se conforma com o fato de Conrado trabalhar para JJ.
Conrado Prata (Gustavo Haddad) – Primeiro filho de Dr. Prata e Alice e irmão de Rafael. Ambicioso, sonha ser um grande empresário e apresenta valores um tanto equivocados. Considera-se o braço direito de JJ e ignora suas armações sem perceber que, no fundo, não passa de um grande joguete nas mãos do vilão. Namora Lenita e planeja se casar com ela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Família da bela Lavínia
Lavínia (Maria Fernanda Cândido) – Linda, sensual e generosa, é alvo constante das investidas de Pedroca, porém fiel ao marido Amarante. Ela o ama incondicionalmente e encontrou neste casamento um porto seguro para criar a filha Júlia, que teve ainda na adolescência. Pólo de união da família e da comunidade, toca com competência o bar anexo a sua casa, onde se reúnem pescadores, ostreiros, turistas e jovens. Tem um profundo respeito pela sogra Francisquinha e imenso afeto por Querubim.
Amarante (Kadu Moliterno) – Marido de Lavínia, filho de Francisquinha e primo de Querubim. Corajoso e maduro, vive um relacionamento apaixonado com sua mulher e é um líder para a comunidade. Ao lado de Francisquinha, luta para que JJ não avance sobre as terras dos pescadores e ostreiros.
Júlia (Maytê Piragibe) – Filha de Lavínia, é meiga, linda e sensata como a mãe. Porém, busca um destino bem diferente. Estuda com afinco e, nas horas livres, ajuda no serviço do bar. Júlia é romântica, mas tem o pé no chão: sonha com uma relação amorosa madura e baseada na confiança. Ao contrário da amiga Rosário, não pretende manter-se virgem até o casamento e sim até que encontre um homem capaz de fazê-la feliz.
Dona Francisquinha (Laura Cardoso) – Mãe de Amarante, matriarca da aldeia e viúva de um pescador que o mar levou. Mulher poderosa, possui uma autoridade conquistada, não imposta. É cega há anos, mas capaz de enxergar com clareza assustadora a alma humana, adivinhar movimentos e “farejar” traições. Foi parteira no passado e se considera um pouco mãe de todos os que trouxe à luz. Conselheira e solucionadora de conflitos, quando veste seu xale é porque o assunto exige seriedade. Sabe a hora certa de brigar, porém é extremamente bem-humorada e se diverte com as fantasias de Rubico, Gigi e Franklin.
Querubim (Dudu Azevedo) – Sobrinho e afilhado de Francisquinha, que o criou e com quem vive até hoje. Primo de Amarante, é um pescador de alma pura, generoso e muito bem intencionado. Forma uma dupla cômica com seu parceiro e grande amigo Quebra-Queixo, mas é um pouco mais ágil e responsável e coordena as peripécias dos dois. Sente também um profundo respeito e gratidão por toda a família, que o mantém e apóia desde que perdeu os pais na infância.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Família dos empregados dos Paiva
Abigail (Thaís Garayp) – Descendente de alemães, casada com Balbino e mãe de Rosário e Franklin. Espécie de governanta da família Paiva, muito amiga e confidente de Nina. Centrada, leva o equilíbrio à relação familiar, administrando tudo com sabedoria, paciência e generosidade. Excelente cozinheira e uma mãezona exemplar, sabe também lidar bem com os humores do marido e sempre encontra uma saída harmoniosa para qualquer crise.
Balbino (Sirmar Antunes) – Marido de Abigail, pai de Rosário e Franklin e irmão de Samuel. Mora com a família nos fundos da mansão de Sinésio e dedica ao amigo e patrão boa parte de seu tempo. Atua como caseiro, jardineiro, eletricista e encanador. Amoroso, mas turrão, tem dificuldades para demonstrar seus sentimentos e morre de ciúmes da relação de Franklin, seu caçula, com o irmão mais novo, Samuca, agregado da casa.
Rosário (Sheron Menezzes) – Filha de Balbino e Abigail e irmã de Franklin. Doce e linda, namora o pescador Floriano e está determinada a se casar virgem, apesar das tentações. Acredita que um barco é o suficiente para que o casal se torne independente e seja feliz.
Franklin (Sérgio Malheiros) – Filho mais novo de Balbino e Abigail, irmão de Rosário e sobrinho de Samuel. Conhecido como Frank, freqüenta a casa dos Paiva como se fosse da família. Muito amigo de Gigi, forma com ela e Rubico um trio de crianças aventureiras e curiosas. É o mais medroso da turma, mas finge o contrário tentando colocar banca de corajoso. Tem uma ótima relação com o tio, que gosta de ouvir e estimular suas fantasias.
Samuel (Nill Marcondes) – Mora como agregado na casa do irmão Balbino. Forte, bonito e divertido, está sempre de bem com a vida e trabalha na operadora de mergulho de Rafa, seu melhor amigo. Nada consegue tirar seu bom humor, nem mesmo os ataques de Amanda durante o serviço. Paciente, tem uma ótima relação com seu sobrinho Frank, com Rubico e Gigi e sabe contar uma boa história.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Família de Pedroca
Pedroca (Tato Gabus Mendes) – Marido de Idalina e pai de Floriano e Amanda. Como não consegue controlar seus instintos, está sempre correndo atrás de um rabo de saia. Constantemente é flagrado pela esposa e arrastado para casa.
Idalina (Louise Cardoso) – Mulher de Pedroca e mãe de Floriano e Amanda. Chamada carinhosamente de Dala, é uma rendeira habilidosa e uma esposa apaixonada e ciumenta. Repreende sempre as investidas amorosas do marido com atitudes engraçadas, arrancando boas risadas dos vizinhos.
Floriano (Cauã Reymond) – Filho de Pedroca e Idalina e irmão de Amanda. Homem simples e atraente, aprendeu a pescar com o pai e sonha em comprar um barco. Acredita que isto é o suficiente para conquistar sua independência e se casar com Rosário, sua namorada.
Amanda (Fernanda de Freitas) – Filha de Idalina e Pedroca e irmã de Floriano. Bonita e sensual, tem um temperamento bem apimentado e não esconde seu ciúme. Tudo é motivo para um grande pití. Ao contrário da família, tem outro traquejo, outra vivência. Trabalha na operadora de mergulho e convive com um extrato social mais elevado. Não dá ouvidos à mãe que gostaria que ela se envolvesse com um rapaz do seu meio e é completamente apaixonada pelo namorado Rafael.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outros personagens
Quebra-Queixo (Ernani Moraes) – O parceiro trapalhão de Querubim é grandalhão, forte, desajeitado e absolutamente ingênuo. Tem uma alma de criança e um grande coração. Ajudará o trio Franklin, Rubico e Gigi a desvendar os mistérios da assombração da caverna. Tem esse apelido desde que seu queixo caiu ao se deparar com algo no mar.
Velho Bartô (Elias Gleizer) – Figura lendária de um navegador europeu. Alguns acreditam que tenha mais de 300 anos e seja uma assombração. Vive recluso em uma caverna, rodeado de antiguidades, mapas e instrumentos náuticos. É temido pelas crianças e evitado pelos adultos.
Sandoval (Herson Capri) – Homem aventureiro, maduro e sofrido. Guarda um grande amor no passado e foi injustamente indiciado e preso por 10 anos. Quando deixa a cadeia, está sedento por reconstruir sua vida e recobrar sua dignidade.
Manjubinha (Paco Sanches) – Pescador divertido, ingênuo e meio trapalhão, que, em determinado momento, se sente seduzido pelas propostas de JJ.