Nada feito: reprise de novela fez musa levar Globo à Justiça
15/01/2025 às 11h18
Um dos maiores sucessos da história das novelas da Globo, Dancin’ Days marcou a consagração definitiva de Sônia Braga, que viveu a protagonista Julia Matos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A estrela, no entanto, acabou processando a emissora justamente por causa dessa trama, ao se sentir prejudicada.
Tudo aconteceu em 2014, quando o Viva exibiu a produção em sua programação. A partir daí, a atriz entrou com um processo contra a Globo, alegando que não recebeu os direitos de imagem referentes à reprise.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela ingressou com um processo na 10ª Vara Cível do Rio de Janeiro, cobrando os direitos de imagens e exibição uma indenização.
“Eu sofro quando reprisam algo que fiz e não me pagam. Processei a Globo por isso. Há muitos anos, eu passei a ser uma exilada cultural. Ao mesmo tempo que sou uma representante do Brasil, não me chamavam para trabalhar”, explicou a atriz, em 2016, em entrevista para a revista Elle.
LEIA TAMBÉM:
● Sucesso de Tieta abre caminho para volta de quatro novelas da Globo
● Além de Tieta: três novelas antigas da Globo que voltam em breve
● Quando acaba Volta por Cima? Substituta já foi definida pela Globo
Nada feito
No entanto, a atriz sofreu um revés, já que acabou perdendo a ação. Em 2018, a Justiça alegou que a atitude dela foi precipitada, já que a Globo estava dentro do prazo legal para fazer o acerto dos direitos.
Exibida entre julho de 1978 e janeiro de 1979, Dancin’ Days, que pode ser conferida no Globoplay, fez um enorme sucesso e ditou moda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A boate que dava nome à trama, onde aconteciam as antológicas sequências em que Julia dançava, ajudou a popularizar a discoteca no Brasil. O figurino criado por Marília Carneiro, com meias soquetes de lurex coloridas sobre sandálias de salto alto fino, além da calça jogging vermelha de cetim com listras laterais, foi uma febre.
A atriz, que fez sucesso recentemente nos filmes Aquarius e Bacurau, não aparece na tela da Globo desde 2011, quando participou de um episódio de Tapas e Beijos.