Como já citamos em outros textos, boa parte das novelas produzidas pela Rede Globo desde 1965 foram bem na audiência e geraram muitos dividendos para a emissora. Mas existem os casos de tramas que acabaram fazendo o canal sentir no bolso, gerando, por inúmeros motivos, prejuízos milionários – incluindo uma produção que fez muito sucesso.

Confira na lista:

A Cabana do Pai Tomás (1969)

Neste caso nem é culpa da novela, mas acabou acontecendo com essa produção, escrita por Hedy Maia e estrelada por Sérgio Cardoso. A última novela da era Glória Magadan teve seus 20 capítulos iniciais, que já estavam gravados, perdidos após o incêndio que destruiu parcialmente os estúdios da Globo na capital paulista em junho de 1969, gerando enorme prejuízo.

A trama acabou sendo gravada nos estúdios apertados do Rio de Janeiro e foi espichada em mais 100 capítulos para que a substituta pudesse ser gravada.

Roque Santeiro (1975)

Em 1975, para comemorar seus 10 anos de vida, a Globo começou a gravar a novela Roque Santeiro, escrita por Dias Gomes. Elenco escalado, cidade cenográfica construída, cenários montados e muitos capítulos gravados. Só que a Censura do regime militar acabou barrando a estreia da trama no dia de sua estreia.

À Globo, restou reprisar um compacto de Selva de Pedra e produzir a uma nova história às pressas – veio Pecado Capital. O prejuízo só não foi maior porque o elenco e os cenários de Roque Santeiro, que faria muito sucesso em 1985, foram utilizados na trama de Janete Clair.

Despedida de Casado (1977)

Essa trama de Walter George Durst teve o mesmo problema de Roque Santeiro: foi proibida pela Censura 10 dias antes da estreia e nunca foi ao ar.

Nada menos que trinta capítulos já estavam gravados e muitos outros foram escritos e produzidos, gerando um prejuízo de cinco milhões de cruzeiros na época. Em seu lugar, também utilizando o mesmo elenco, foi produzida Nina, que não foi bem no Ibope.

Laços de Família (2000)

Mesmo sendo um grande sucesso, rendendo excelentes índices no Ibope e, consequentemente, muito faturamento comercial, Laços de Família, atualmente em exibição no Vale a Pena Ver de Novo, deu muita dor de cabeça para a Globo, incluindo mais de uma disputa judicial.

Durante a trama, a emissora foi multada em R$ 3 milhões por ter gravado e exibido cenas com menores sem alvará do Juizado de Menores, em caso comandado pelo juiz Siro Darlan. O Ministério Público chegou a pedir R$ 70 milhões, mas o valor foi reduzido após acordo. Mesmo assim, a Globo recorreu.

Babilônia (2015)

Escolhida para ser a grande estrela da comemoração dos 50 anos da Rede Globo, Babilônia ganhou um elenco estelar, composto por Fernanda Montenegro, Glória Pires, Adriana Esteves, Camila Pitanga, Marcos Palmeira e muitos outros, e muito investimento em infraestrutura e divulgação. O resultado foi o oposto do esperado pela emissora.

A trama de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenez Braga foi rejeitada pelos telespectadores, sofreu uma campanha de políticos conservadores e líderes religiosos e viu a audiência escapar a cada dia, terminando como uma das menos assistidas da história da emissora – a produção das sete, I Love Paraisópolis, teve audiência maior em várias oportunidades.

Compartilhar.