NOVELAS
Infarto do autor mudou o rumo de novela que será exibida em breve pelo Viva
10/01/2025 às 14h51
Exibida entre setembro de 1980 e abril de 1981 pela Globo, Plumas e Paetês foi a quinta novela de Cassiano Gabus Mendes na Globo e marcou a estreia de Eva Wilma na Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A trama, que será exibida pelo canal Viva a partir de 20 de janeiro, no lugar de Corpo a Corpo (1984), não repetia o mesmo sucesso de produções como Anjo Mau (1976) e Locomotivas (1977).
No entanto, um fato externo acabou mudando o rumo da obra. No dia 13 de janeiro de 1981, Cassiano sofreu um infarto, ficando impossibilitado de seguir escrevendo a história.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Às pressas, o consagrado autor teve que fazer uma cirurgia para implantação de três pontes de safena e a Globo precisou se virar para continuar exibindo a novela.
Dessa forma, Silvio de Abreu foi convocado para a missão, assumindo o texto a partir do capítulo 138, exibido em 21 de fevereiro de 1981.
LEIA TAMBÉM:
● Março: Globo define reprise de novelas de Walcyr Carrasco e Gilberto Braga
● Três novos personagens que vão botar fogo em Garota do Momento
● Detalhe chama atenção nas primeiras imagens do remake de Vale Tudo
E foi o próprio Cassiano quem indicou Silvio para a empreitada, mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, como o autor de sucessos como A Próxima Vítima (1995) revelou ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia, do projeto Memória Globo.
Abreu também revelou que se reuniu com sua esposa, Maria Célia, e, num fim de semana, leu os mais de 100 roteiros para ficar por dentro da história, já que não assistia à novela. Alguns dias depois, ele escreveu seis capítulos para a emissora produzir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por incrível que pareça, deu certo: as mudanças feitas por Silvio de Abreu alavancaram a novela, que viu sua audiência crescer na reta final.
Estrelada por Elizabeth Savalla, Cláudio Marzo e José Wilker, Plumas e Paetês teve 191 capítulos e será exibida pelo canal Viva nas faixas de 14h40 e 0h25.
Cassiano Gabus Mendes se recuperou e, em 1982, escreveu mais um grande sucesso, Elas por Elas. Ele ainda faria mais seis novelas para a Globo até nos deixar, em 18 de agosto de 1993, aos 66 anos, enquanto O Mapa da Mina estava sendo exibida.