ANTES TARDE DO QUE NUNCA
Demorou: 35 anos depois, Globo finalmente corrigiu maior erro de Tieta
25/12/2024 às 11h51
Observando os capítulos de Tieta, que é estrelada por nomes como Betty Faria, Joana Fomm, Lídia Brondi e Reginaldo Faria, e atualmente está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, pode-se constatar algo que era comum antigamente, mas que acabou sendo corrigido pela Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como pode uma novela que se passa no interior da Bahia praticamente não contar com atores pretos em seu elenco?
Diversidade?
Vale lembrar que entre 1989 e 1990, quando Tieta foi exibida, a diversidade não era tão levada em conta pelas emissoras como atualmente. Faz pouco tempo que a Globo vem olhando para esse tema com a devida atenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por isso não seria diferente com Tieta, cuja história foi baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado.
A trama se passa em Santana do Agreste, no interior da Bahia, e conta, entre dezenas de personagens, com apenas dois atores pretos ou pardos – Roberto Bonfim (Amintas), e Chaguinha (Pirica).
LEIA TAMBÉM:
● Só faltam duas: quais são as próximas novelas que o Viva vai exibir
● Pacotão: 15 novelas das oito que ainda serão trazidas de volta pela Globo
● Nada feito: Globo mudou nome de Vale Tudo para evitar briga judicial
De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a Bahia é o estado brasileiro com maior percentual de pretos do país.
Lição aprendida
Apesar de ter produzido diversas novelas que se passavam na Bahia, como O Bem-Amado, Gabriela, Renascer e Porto dos Milagres, o problema só foi resolvido pela Globo mais recentemente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na verdade, uma revolta que teve eco nas redes sociais, contribuiu para a emissora aprender a lição.
Novela produzida em 2018, Segundo Sol tinha apenas oito atores negros no elenco, de um total de 41.
Na época da exibição da obra de João Emanuel Carneiro, o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade e Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), chegou a notificar a Globo por conta do fato.
Atualmente, a Globo conta com três atrizes negras protagonizando suas novelas inéditas: Duda Santos, em Garota do Momento, Jéssica Ellen, em Volta por Cima, e Gabz, em Mania de Você.