RESGATE
Confirmado: Globo anuncia volta de uma das piores novelas dos anos 90
17/12/2024 às 11h51
Entre os inúmeros sucessos de sua carreira, Fernanda Montenegro faz questão de se esquecer de uma novela, exibida pela Globo entre maio de 1997 e janeiro de 1998.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Destruída pela própria Globo, que decidiu alongar o que já não estava dando tão certo, Zazá será resgatada pelo Globoplay no próximo dia 23 de dezembro.
No elenco, além da veterana, o público também queria ver Letícia Spiller e Marcello Novaes, que voltaram a viver um casal três anos depois do sucesso de Quatro por Quatro (1994).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fiasco
A personagem que nomeava a novela era uma milionária excêntrica, que afirmava ser filha de Santos Dumont e queria construir o primeiro avião atômico brasileiro.
Ao mesmo tempo, ela decide contratar sete pessoas para serem anjos de guarda de seus sete filhos, dando um novo rumo em suas vidas.
LEIA TAMBÉM:
● Artista abandona Mania de Você e obriga Globo a fazer mais mudanças
● Oitava vez: após fiasco, velha conhecida é chamada para salvar o SBT
● Quatro erros que transformaram Mania de Você no maior fiasco da Globo
Decepção
Após descobrir a novidade, o autor não escondeu que ficou abalado e declarou que teve vontade de desistir de tudo. Ao mesmo tempo, ficou lisonjeado com a confiança dada pela emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A saída encontrada foi arruinar a vida de Zazá e colocar mais obstáculos no romance de Hugo (Marcello Novaes) e Beatriz (Letícia Spiller). O vilão Silas (Ney Latorraca) também ganhou mais destaque.
“Foi a solução que eu encontrei. Zazá descobre que os filhos são vítimas de chantagem e perde a fábrica. Vai recomeçar a vida do nada”, explicou.
“A audiência caiu, como era inevitável em razão de um esticamento indicado em cima da hora, e o saldo geral foi comprometido”, relatou Fábio Costa no livro Novela, a Obra Aberta e Seus Problemas.
Afastamento
Sempre elegante, Fernanda Montenegro nunca reclamou publicamente da trama, mas, ao mesmo tempo, justificou o fracasso e disse que havia resolvido dar um tempo do gênero.
“Nunca digo desta água não beberei, mas espero ficar um bom tempo sem protagonizar outra novela”, declarou a atriz ao jornal O Globo, em 21 de dezembro de 1997.
“Nenhuma novela é sucesso com mais de 200 capítulos. Depois do septuagésimo tudo cai no brutal. Se for drama, o ator cansa de fazer cara de triste. E, se for comédia, de fazer humor. Nem uma Sarah Bernhardt aguentaria”, concluiu.
Ela voltou às novelas em outro fiasco: As Filhas de Mãe, exibida entre 2001 e 2002.