DESASTRE

Quatro erros que transformaram Mania de Você no maior fiasco da Globo

16/12/2024 às 18h18

Por: Thell de Castro
Imagem PreCarregada
Alanis Guillen em Mania de Você

A própria Globo já jogou a toalha e percebeu que Mania de Você não vai sair do lugar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A trama de João Emanuel Carneiro já teve 84 capítulos exibidos, tem média geral de 21,4 pontos e se tornou a novela do principal horário da emissora menos vista de todos os tempos.

Mas como se chegou a isso? Vamos relembrar quatro erros que contribuíram para tal desastre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Correria desnecessária

Uma novela não precisa ser lenta como foi Renascer, mas também não precisa correr uma maratona como Mania de Você. Desde o início, a trama foi acelerada por natureza.

Para piorar, a tesoura da Globo entrou em ação desde o início, reeditando capítulos, cortando cenas fortes, mudando o rumo de personagens e deixando que já era confuso ainda pior.

LEIA TAMBÉM:

O slogan era “o jogo vira o tempo todo”, mas o que viu mesmo foi um emaranhado de situações que deixaram o público perdido.

Protagonistas rejeitados

Nicolas Prattes e Gabz em Mania de Você
Nicolas Prattes e Gabz em Mania de Você

Nicolas Prattes vinha do sucesso de Todas as Flores e Gabz ganhou a maior chance de sua carreira como atriz. No entanto, devem ter se arrependido de aceitarem viver Rudá e Viola na novela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao traírem seus pares, Luma (Agatha Moreira) e Mavi (Chay Suede) logo no início da trama, sem que houvesse uma conexão com o público, eles foram mortalmente rejeitados pelo público.

O caso de Rudá é pior que o de Viola. Surgiu até um abaixo-assinado na internet para que o autor eliminasse o personagem.

De certa forma, isso aconteceu, com a entrada de Rhodes (Leo Bittencourt) na história. Mas não foi o suficiente.

Tramas paralelas

João Emanuel Carneiro se destacou com tramas como Da Cor do Pecado, A Favorita, Avenida Brasil e Todas as Flores. Mas criar tramas paralelas nunca foi o seu forte.

O autor sempre caprichou nos principais personagens, algo que não aconteceu em Mania de Você.

Além disso, especialmente, os núcleos focados no humor, que suavizam as tramas, são uma pedra no sapato do novelista.

Foi assim com personagens como Eva (Eliane Giardini) e Serafim (Otávio Augusto), em Cobras e Lagartos; Gurgel (Mário Gomes) e Orlandinho (Iran Malfitano), em A Favorita; Cadinho (Alexandre Borges), em Avenida Brasil; Merlô (Juliano Cazarré), Adisabeba (Susana Vieira) e Feliciano (Marcos Caruso), em A Regra do Jogo; Clovis (Luis Lobianco) e Gorete (Thalita Carauta), em Segundo Sol; e Oberdan (Douglas Silva), em Todas as Flores.

Com todo esse histórico, não seria diferente em Mania de Você. Núcleos como os de Edmilson (Érico Brás) e Ísis (Mariana Ximenes) não são não funcionam, como aborrecem o público.

Personagens desperdiçados

Mariana Ximenes e Eliane Giardini em Mania de Você
Mariana Ximenes e Eliane Giardini em Mania de Você

Imagine você ter uma atriz do quilate de Adriana Esteves e desperdiçar seu talento com uma personagem como Mércia, que simplesmente não aconteceu.

Mas não foi somente ela: Cristiano (Bruno Montaleone), Michele (Alanis Guillen), Fátima (Mariana Santos) e Berta (Eliane Giardini) foram tipos que causaram expectativa no público com suas tramas, mas ficaram no vácuo.

Com as diversas mudanças que foram realizadas na trama, a situação ficou ainda pior.

O jeito é esperar até março, quando a novela vai terminar. Que venha o remake de Vale Tudo.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.