BRIGA
Estrelas da Globo brigaram feio por causa de Tieta: “Não somos amigas”
03/12/2024 às 17h17
Célebre romance de Jorge Amado, Tieta do Agreste ganhou uma versão como novela em 1989, pelas mãos de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn. Essa produção, estrelada por nomes como Betty Faria e Joana Fomm, voltou nesta segunda (2) na Globo, sucedendo Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois da novela, no entanto, também foi produzido um filme da saga da moradora expulsa de Santana do Agreste. E essa obra gerou uma briga entre duas atrizes que não foi resolvida até hoje.
“A Tieta sou eu”
Sete anos depois da novela, em 1996, Cacá Diegues resolveu adaptar Tieta para o cinema. Porém, o papel-título não ficou com Betty Faria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Para todo o povo brasileiro, a Tieta sou eu. Onde quer que eu vá, todos me chamam de Tieta. Nada vai mudar isso”, declarou Betty durante a coletiva de lançamento da novela A Idade da Loba, que ela estreou na Band no mesmo ano.
LEIA TAMBÉM:
● Resumo Alma Gêmea: tudo sobre o capítulo de quinta, 5 de dezembro
● Resumo Garota do Momento: tudo sobre o capítulo de quinta, 5 de dezembro
● Resumo Volta por Cima: tudo sobre o capítulo de quinta, 5 de dezembro
A rival, por sua vez, não quis colocar mais lenha na fogueira.
“Eu tenho o maior respeito pela Betty e por ela se sentir a verdadeira Tieta”, declarou Sônia Braga à revista Contigo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Troca de farpas
Naquela época, Sônia apoiava um grupo chamado Loucos Varridos, que ficava varrendo as ruas da cidade, num tipo de protesto para mostrar a sujeira que as pessoas deixavam nas calçadas, praças e avenidas. A atriz também pegava a vassoura e se juntava ao bando.
Betty usou este fato para cutucar a colega em outra entrevista à Contigo.
“Não preciso subir em árvore ou varrer ruas para aparecer nos jornais. Ganho destaque por causa do meu trabalho”, alfinetou.
“Claro que eu faço para aparecer. Para mostrar que há lugares no Rio que estão sujos. Eu sou preguiçosa. Preferia estar deitada o dia todo”, rebateu Sônia.
A eterna Gabriela, no entanto, propôs uma trégua:
“Não é legal fazer as pazes em Ramos [bairro carioca]? Vou ligar para Betty e fazer o convite”.
“Não somos amigas”
Com o passar do tempo, o assunto esfriou, mas as atrizes nunca mais se acertaram.
Muitos anos depois, em 2016, no entanto, em entrevista ao jornalista Bruno Astuto, Betty Faria foi questionada sobre a rixa e disparou:
“Tivemos contato há muitos anos, mas não somos amigas. Pelo contrário: ela não pediu licença para ser Tieta no cinema, e isso foi péssimo. Eu fazia turnê na época e, a cada cidade que chegava, as pessoas comentavam que odiavam, ficaram indignadas”.
Sônia Braga, no entanto, não deu continuidade ao assunto. Segundo a jornalista Fabíola Reipert, ela não gostou da declaração da colega e disse que acho o comentário “inútil e desnecessário”.