MEMÓRIA
Em estado terminal, estrela da Globo teve último pedido realizado no hospital
05/11/2024 às 10h51
Na história da televisão brasileira, não foram poucos os artistas que tiveram que se afastar de novelas por causa de problemas de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse foi o caso de Elza Gomes, que precisou deixar uma esquecida novela das sete da Globo após sofrer um infarto. Meses depois, um novo problema cardíaco fez ela se afastar de um grande sucesso da emissora.
Alguns anos depois, já em estado grave, ela realizou seu último desejo no leito do hospital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Risco de vida
Após sentir uma forte dor na nuca, a atriz não deu importância e seguiu com suas atividades. Contudo, dois dias depois, ela precisou ser atendida às pressas e correu risco de vida.
LEIA TAMBÉM:
● Afastamento de ator obriga autora a fazer mudanças em Volta por Cima
● Manoel Carlos perdeu três dos cinco filhos: “Foi isso que a vida me deu”
● Eterno Pedrinho do Sítio se foi cinco semanas após descobrir câncer: “Lutou até o fim”
Os médicos constataram que ela estava infartando e que precisava ser internada imediatamente.
Elza ficou cerca de 48 horas em observação no CTI (Centro de Terapia Intensiva), mas sem perder a lucidez em nenhum momento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Pensei que o coração não parasse e fosse coisa de românticos. Não posso parar com a novela. Estou bem, apenas o coração fez uma falseta comigo”, declarou ela à revista Amiga, em 26 de maio de 1975.
De novo
Recuperada, Elza sofreu um novo baque pouco tempo depois.
Como a personagem tinha um importante papel na trama, como governanta de Salviano Lisboa (Lima Duarte), Miriam Pires foi chamada para substituí-la, vivendo Nora, irmã de Bá, que tinha a mesma função.
Em seu livro O Circo Eletrônico, Daniel Filho relembra que o afastamento de Elza foi dramático, já que a atriz era muito querida por todos.
“A gente achava que a Elza não fosse voltar. Imaginem o choro no estúdio quando ela apareceu! As cenas acabaram sendo mais exageradas do que seria a volta normal da personagem, porque na verdade todos estavam chorando a alegria da volta de Elza”, escreveu.
Bá sumiu para cuidar de uma parente adoentada, dando espaço para Miriam no capítulo 31, exibido em 29 de dezembro de 1975. A personagem retornou no capítulo 120, em 10 de abril de 1976, ficando até o final.
Qual foi a causa da morte de Elza Gomes?
Depois de Pecado Capital, ela ainda esteve em O Casarão (1976), Duas Vidas (1977), Nina (1977), Sinal de Alerta (1978), Pai Herói (1979), Chega Mais (1980), Plumas e Paetês (1980), Ciranda de Pedra (1971), Terras do Sem Fim (1981) e Final Feliz (1982), sua última novela.
Durante toda a vida, Elza Gomes sofreu com problemas cardíacos. Posteriormente, ela também lutou contra um câncer no pâncreas.
Último pedido
Um fato que chamou a atenção na vida da atriz foi seu último desejo.
Ela queria se casar oficialmente com o ator André Villon, seu companheiro por 46 anos. No início de maio de 1984, já em estado grave, após receber a extrema-unção de um padre, o mesmo realizou uma cerimônia religiosa para consumar a união.
A atriz morreu uma semana depois, em 17 de maio daquele ano, aos 73 anos.