FORÇA DE MULHER

Quem diria: tapa-buraco virou o maior fenômeno da televisão brasileira em 2024

04/11/2024 às 9h46

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Bahar (Özge Özpirinçci) em Força de Mulher

Maior fenômeno do ano na televisão brasileira, a novela turca Força de Mulher foi o maior acerto da Record em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso deixa evidente, mais uma vez, que o público do canal não consome apenas novelas bíblicas. Produções de temáticas variadas também agradam à audiência da emissora e, ainda contribuem para uma maior variedade na programação.

A série canadense Quando Chama o Coração já havia deixado isso claro. Força de Mulher, agora, reforça tal impressão. Contudo, não passa de um tapa-buraco na programação, por isso a surpresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como está a audiência de Força de Mulher na Record?

Lançada em 29 de julho substituindo a minissérie A Rainha da Pérsia, a novela turca Força de Mulher foi ganhando cada vez mais público na Record.

A trama vem alcançado médias de nove pontos em todo o Brasil, chegando a ficar perto da liderança em algumas capitais.

LEIA TAMBÉM:

Os bons resultados iniciais mostram que o público da Record aprovou a novela, exibida num horário em que normalmente vão ao ar produções bíblicas. Força de Mulher entrou no hiato de Reis, que terá uma nova temporada lançada em 2025.

Não é a primeira vez que a Record se dá bem ao apostar num folhetim estrangeiro no horário nobre. Em 2021, a emissora lançou a série canadense Quando Chama o Coração na faixa das 21h45, espaço até então ocupado por reprises de novelas. O enlatado registrou bons índices.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No início deste ano, a Record voltou a exibir a série, lançando duas novas temporadas. A nova leva de episódios também registrou boa audiência para os padrões da emissora.

Vale a pena ver de novo?

Sirin é a grande vilã de Força de Mulher
Sirin é a grande vilã de Força de Mulher

Tanto Quando Chama o Coração quanto Força de Mulher foram usados pela Record como uma alternativa de programação. Afinal, a emissora possui duas faixas de novelas no horário nobre, mas não tem produções suficiente para preenchê-las.

Por isso, os horários estão sempre sujeitos a reprises. Atualmente, o canal reexibe Gênesis (2021) às 21h45, por exemplo. Várias outras produções bíblicas da emissora já foram reapresentadas, como Jesus (2018), exibida nada menos que três vezes em três anos.

Além de evitar reprises, as tramas importadas também mostram que o público da Record anseia por histórias inéditas e que não estejam atreladas à Bíblia. O ideal seria a emissora voltar a produzir novelas tradicionais, mas, ao menos, os enlatados evitam as cansativas reprises.

Recado do público

Mel Summers é a protagonista de A Caverna Encantada
Mel Summers é a protagonista de A Caverna Encantada

O sucesso inicial de Força de Mulher mostra que o público da Record aprova outros tipos de folhetins. Enquanto isso, na concorrência, o público também dá recados. O SBT amarga baixos índices de A Caverna Encantada, que estreou em julho.

Isso mostra que o público está cansado das novelas infantis do SBT. As tramas escritas por Íris Abravanel se mostram muito parecidas umas com as outras e já não encantam mais o público mirim como antes.

Ou seja, tanto a Record, com sua dramaturgia bíblica, quanto o SBT, com suas novelas infantis, passam por momentos de crise. O público pede mais variedade no horário nobre destas emissoras.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.