A GloboNews montou uma verdadeira operação de guerra para a sua cobertura da noite eleitoral nos Estados Unidos, que acontecerá nesta terça, 3. O canal de notícias planeja fazer uma edição histórica do Jornal das 10, que ficará no ar por mais de nove horas consecutivas — na eleição de 2016, o noticiário (então comandado por Dony de Nuccio) terminou pouco antes das 7h da manhã.

Neste ano, o principal telejornal da emissora vai começar às 21h, uma hora antes do seu horário normal, e deverá ser encerrado depois das 6h da manhã, quando já deverá existir um prognóstico mais preciso de quem irá governar os Estados Unidos a partir de 2021. A apresentação será de Heraldo Pereira, titular do J10 há dois anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos bastidores, porém, há o temor de que Pereira não tenha condições físicas para apresentar uma verdadeira maratona jornalística. Mesmo com o reforço de repórteres e comentaristas, uma ala de executivos teme que o jornalista não vá aguentar ficar tanto tempo no ar — ele completará 60 anos em setembro de 2021.

Diante disso, o canal também planejou uma programação alternativa para a noite eleitoral. Em um dos cenários, o Jornal das 10 será encerrado por volta das 0h30, abrindo espaço para o Edição da Meia-Noite. Na segunda possibilidade, Heraldo encerrará sua participação às 2h, sendo sucedido por um especial do Jornal GloboNews. Erick Bang será o apresentador que estará em stand-by.

Em qualquer cenário, a cobertura contará com a participação de nove correspondentes em locais decisivos para as eleições. Além disso, um âncora estará durante toda a noite nos estúdios da Globo em Nova York. O canal também fará uso de seus comentaristas, que se juntarão aos analistas e professores convidados para a ocasião.

A CNN Brasil, que contará com o apoio da matriz americana, irá apostar em um programa especial entre 22h30 e 2h30. O América Decide também deverá marcar a estreia oficial de Márcio Gomes no canal de notícias — a sua participação, porém, ainda não é uma certeza. Entre 2h30 e 6h, irá ao ar uma edição diferenciada do Agora: o telejornal de Muriel Porfiro será totalmente ao vivo e contará com a presença de analistas e comentaristas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O BandNews TV exibirá um programa especial a partir das 22h — e sem hora para acabar. Com a apresentação do jornalista Eduardo Castro, a emissora irá contar com comentaristas, analistas e repórteres dos Estados Unidos. O grande diferencial para as rivais é uma parceria com o jornal The New York Times para a divulgação de pesquisas em tempo real.

A Record News, único canal de notícias que está também na televisão aberta, também mudará a sua grade de programação para a cobertura do duelo definitivo entre Donald Trump e Joe Biden. A emissora terá repórteres ao vivo durante todo o dia, além de edições extras do Mundo Record News, noticiário destinado apenas para a editoria internacional.

Compartilhar.